Os ativos digitais geraram uma nova era na possibilidade de criar investimentos e aumentar o seu patrimônio. Afinal, se nossas vidas estão cada vez mais digitais, nada mais esperado que, também, muitas questões da área financeira também comecem a surgir nesse ambiente.
Com eles, é possível aumentar seus rendimentos, ter maior sucesso e investir em patrimônios que possuem uma forte tendência de valorização futura. Ótimo, não é mesmo?
Venha com a gente entender mais sobre o que são ativos digitais e entenda como funciona esse novo tipo de patrimônio!
O que são ativos digitais?
Ativos digitais são todo bem em formato digital que pode ser transformado, futuramente, em valor financeiro para o seu detentor, seja ele um indivíduo (Pessoa Física) ou uma empresa (Pessoa Jurídica).
Como funcionam os ativos digitais?
Os ativos digitais são itens que estão disponíveis no ambiente eletrônico, possuem um dono específico e podem ter um valor atribuído a eles. Por exemplo, uma conta de rede social com um alto número de seguidores, atualmente, é um ativo digital.
Afinal, por meio dela, é possível proporcionar maior rentabilidade para uma marca, maior engajamento, entre outras questões. Em tempos nos quais a influência digital é fundamental nas estratégias de marketing, esse é um ativo valoroso.
Os ativos digitais podem funcionar, portanto, como um investimento financeiro. Da mesma forma que muitas pessoas compram imóveis como uma forma de ter um aumento de patrimônio financeiro ao longo do tempo pela valorização, o mesmo pode ocorrer com os ativos digitais.
Quais cuidados devem ser tomados com os ativos digitais?
Pense em uma analogia com os ativos físicos: um item com um alto valor agregado, como um carro, é muito visado por criminosos, que pretendem obter vantagens financeiras com a venda das peças, por exemplo.
Ou, então, com um imóvel: um golpe pode fazer com que a propriedade seja transferida a um terceiro e você perca um ativo de alto valor. O que esses dois exemplos nos dizem? É preciso ter cuidado com a segurança do seu ativo.
E quando falamos sobre ativos digitais, eles são visados, justamente, por cibercriminosos. E como são bens intangíveis, muitas pessoas não têm dimensão dos cuidados de segurança que devem ser tomados.
Por exemplo, criminosos do ambiente digital virtual visam hackear carteiras de criptomoedas ou obter credenciais por meio de golpes como o sim swap (quando há uma fraude na portabilidade do número de vítima para as mãos dos criminosos e ela perde o acesso ao número de celular dela), obtendo, por meio da recuperação via SMS, as contas de redes sociais de alguém.
Se é um perfil com alto número de seguidores, até que o golpe seja descoberto, pode-se gerar um bom valor indevido: basta que algumas pessoas emprestem dinheiro ou caiam na ação do investimento do PIX.
Por isso, é muito importante prezar pela segurança de todas as contas. E isso vale tanto para as pessoas físicas (ou seja, usuários comuns) quanto, também, pessoas jurídicas (empresas).
Quais são os principais exemplos de ativos digitais
Ok, mas se esse é um tema novo para você, muito provavelmente ainda não conhece bem quais são as possibilidades de ativos digitais. Pensando em ajudá-lo, separamos alguns exemplos.
NFT
Os Non-Fungible Tokens (NFTs) se tornaram muito famosos com a possibilidade de ter obras de arte únicas digitais. Você talvez se lembre do buzz que foi com as obras do The Bored Ape Yacht Club (as imagens de macacos geradas por algoritmos). Esse foi um exemplo de como uma obra nesse formato pode valer bastante.
Ainda que as peças tenham se desvalorizado posteriormente, muitas peças de NFT são leiloadas com altos valores. E até mesmo fraudes já estão sendo realizadas neste campo – por exemplo, em 2021, o falso NFT do artista Banksy foi vendido por R$ 1,7 milhão em leilão;
Criptomoedas
Este é o ativo digital mais conhecido, principalmente, pela sua rápida valorização. Em um espaço de 9 anos (entre 2014 e 2023), o Bitcoin (BTC), a criptomoeda mais utilizada no mundo, valorizou 7.880%, com uma média anual de 59,9% em crescimento – mesmo durante os três períodos de crise, em 2014, 2018 e 2022, respectivamente.
Contas de rede sociais
Já pensou em como as contas de redes sociais valem bastante no cenário atual? Uma grande audiência, que engaje nas publicações, pode ser uma ótima possibilidade de retorno para empresas que façam publis em uma conta. É por isso que os influenciadores têm seus principais ativos, os seus perfis nesses ambientes.
Domine a área de tecnologia com a melhor faculdade do país
Os ativos digitais são uma ótima possibilidade de investimento! E quem é da área tech sai à frente, sabendo o momento certo e como investir nessas áreas.
Então venha com a Anhanguera, a melhor faculdade do país. Faça um de nossos cursos na área de tecnologia e saia preparado para os desafios desse setor. Faça sua inscrição em nosso site!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.