Você sabe a diferença entre Comutação de Pacotes e Comutação de Circuitos? A forma como as comunicações são transmitidas em diferentes modelos pode influenciar, inclusive, na qualidade de como as informações são enviadas e recebidas.
Se você não sabe bem sobre esse assunto, mas tem interesse no assunto, continue lendo! Separamos as principais informações. Ao final, sairá dominando o tema! Saiba mais a seguir. Boa leitura.
Qual é a diferença entre Comutação de Pacotes e Comutação de Circuitos
A principal diferença entre Comutação de Pacotes e Comutação de Circuitos está no tipo de tráfego para o qual são utilizados. A Comutação de Circuitos é, tradicionalmente, utilizada no tráfego de voz. Enquanto isso, a Comutação de Pacotes é utilizada no tráfego de dados.
Ou seja, a Comutação de Circuitos é voltada ao uso da telefonia tradicional. Já a Comutação de Pacotes é a utilizada para o uso da internet e, também, quando há o envio de dados de voz sobre IP (VoIP).
O que é Comutação de Circuitos
A Comutação de Circuitos é a utilizada no formato de telefonia tradicional. Isso porque as chamadas deste tipo são feitas por um caminho físico do dispositivo de quem está ligado até o aparelho de quem está recebendo a chamada.
Ela é formada por três fases:
- Geração do circuito, no qual há a reserva (ou seja, consumo da largura de banda) para que a comunicação possa ocorrer. Essa é uma fase que ocorre antes da conexão entre os dois aparelhos de telefonia;
- Transferência de voz: quando a banda já foi separada para este fim, há a transmissão de voz entre os dispositivos, permitindo que as pessoas possam se comunicar tranquilamente;
- Desconexão do circuito: com a finalização da chamada, é encerrada a reserva de banda e ela é liberada em todos os dispositivos de comutação.
Um ponto importante é que na Comutação de Circuitos, o caminho todo precisa ser traçado e reservado antes que a voz possa ser transmitida de ponto a outro. E você já deve ter notado isso, sabia?
Quando você disca um número ao ligar para alguém, na telefonia tradicional, já deve ter notado que há um delay, mesmo que pequeno, entre o momento no qual você termina de digitar o número e começar a tocar a chamada. Pois é, esse é o tempo no qual há esse traçado de caminho.
A dedicação exclusiva de banda pode proporcionar uma maior qualidade da ligação em comparação com o outro modelo. Contudo, se a outra pessoa não atender a chamada, ou ficar em silêncio, há desperdício do recurso.
O que é Comutação de Pacotes
A Comutação de Pacotes é uma técnica que viabiliza a forma como trocamos dados na internet, sabia? As informações que serão transmitidas são quebradas em pequenos pedaços – os pacotes.
Diferentemente também da Comutação de Circuitos, não é preciso ter uma banda exclusiva para a transmissão de informação entre dois pontos. Os dados dos pacotes podem percorrer caminhos diferentes até chegar ao receptor e serem reintegrados. Inclusive, eles, muitas vezes, são enviados fora de ordem!
Ou seja, não é feita uma reserva de banda: os dados percorrem o caminho mais rápido possível. Com isso, a banda é oferecida sob demanda e evita-se eventuais desperdícios.
Muitas vezes, os pacotes vão parando em intermediários até chegar no próximo destino. Neste caso, ele segue o princípio de store-and-forward: todos os pacotes são recebidos e reintegrados e, posteriormente, quebrados novamente e enviados até o próximo ponto.
Ou seja, a comunicação é feita nó a nó. Diferentemente do modelo de Comutação por Circuito, no qual a transmissão é feita de ponta a ponta, sem intermediário.
Aplicação das Comutações
As Comutações são princípios importantes aplicados nos processos de envio de informações pelo setor de telefonia e de provedor de internet (que, muitas vezes, operam em conjunto no Brasil).
Por isso, profissionais do setor de telecomunicações devem conhecer bem esse conceito, pois poderá fazer parte do seu dia a dia, por exemplo, no trabalho em um ISP (Internet Service Provider ou, em português, Provedor de Serviços de Internet).
Aprenda tudo sobre Comutação com a melhor faculdade de cursos de tecnologia do país
E então, o que achou sobre entender as diferenças entre Comutação por Circuito e Comutação por Pacote? Essas são curiosidades legais e que farão parte do seu dia a dia na área de telecomunicações e podem ajudar a decidir se essa é uma área interessante.
Acha que essa é uma boa perspectiva? Então conte com a Anhanguera! Ajudamos na sua preparação para esse mercado! Temos diversos cursos voltados, inclusive, à infraestrutura de comunicação e que permitirão a você a buscar vagas nessa área.
Aprenda com os melhores professores, conquiste sua primeira vaga com o Canal Conecta e saia preparado para dominar o cenário atual de telecomunicações.
Faça sua inscrição em um de nossos cursos agora!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.