O Google anunciou uma nova atualização aguardada para todas as versões do Google Drive, plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados da empresa. A principal novidade está na forma como o serviço lida com vídeos.
A partir de agora, a reprodução de vídeos no Google Drive fica consideravelmente melhor e mais dinâmica. Isso se deve à adoção do padrão Dynamic Adaptive Streaming via HTTP, também conhecido como transmissão dinâmica adaptativa.
Essa nova tecnologia permite que a reprodução de vídeos esteja diretamente relacionada com a qualidade da conexão. Se a velocidade da internet estiver baixa, o vídeo não será pausado para carregar, mas sim terá a resolução ou a taxa de quadros por segundo reduzida para evitar travamentos. Além disso, o Google promete uma diminuição do atraso entre o clique em um vídeo e o início da reprodução.
Essa atualização no streaming de vídeos via Google Drive é válida para todas as plataformas. No entanto, apenas novos vídeos armazenados serão atualizados para esse novo esquema de reprodução, enquanto os vídeos já salvos receberão a melhoria ao longo dos próximos meses.
Além do aprimoramento na reprodução de vídeos, o Google Drive também recebeu um novo visual para o recurso de busca, inicialmente disponível apenas no iOS, mas em breve também nos dispositivos Android.
A atualização já começou a ser disponibilizada para todos os usuários do Google Drive, incluindo contas do Google Workspace e aqueles que não são assinantes de nenhum plano de benefícios da empresa.
Vale lembrar que as atualizações costumam ser implementadas gradualmente e separadas por região, então alguns usuários podem levar alguns dias para receber as melhorias no Google Drive.
_Com informações de TecMundo | Foto: Shutterstock _
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.