O que faz um Analista de Sistemas? Conheça 7 funções desse profissional!

Analista de sistemas trabalhando em frente ao computador

Você sabe o que um Analista de Sistema faz? Seu objetivo é permitir que qualquer sistema fique de pé, operando de modo eficiente. Isso o transforma numa peça valiosa de uma empresa.

Entretanto, um analista de sistema se encarrega de vários trabalhos. Neste texto, separamos 7 funções desse profissional para que você conheça. Continue a leitura!

1. Fazer a manutenção dos softwares do sistema

Lembra da máquina de datilografar? Ela foi um sucesso. Porém, com o tempo, deixou a desejar para muitas pessoas e tornou-se obsoleta. Daí, montaram uma força tarefa para inovar. Hoje, temos tecnologias muito mais poderosas.

A analogia serve para explicar essa função de um analista de sistemas. A manutenção de software tem como objetivo melhorá-lo, para não ficar ultrapassado. É um processo tão importante, que faz parte do ciclo de vida de qualquer desenvolvimento de software. 

Como é de esperar, na hora da manutenção, problemas de vários tipos podem aparecer. Eles exigem soluções diferenciadas. Por causa disso, há 4 tipos de manutenção. O analista, com base no que avalia, escolhe o melhor. São eles:

  • manutenção corretiva;
  • manutenção preventiva;
  • manutenção performativa;
  • manutenção adaptativa.

2. Comunicar-se com os usuários do sistema

Você sabe que todo sistema nasceu para oferecer uma solução a alguém. Quando ele deixa de executar esta função, como dissemos anteriormente, é quase certo cair no desuso. 

Há algumas maneiras de saber se um sistema precisa de ajustes ou não. Uma delas é manter uma comunicação efetiva com os usuários. Eles são fontes confiáveis quando o assunto é problema.  

Um caso bem comum é do Ubuntu, uma distribuição Linux. Quando um problema ocorre, automaticamente uma mensagem surge na tela do usuário. Ela avisa do problema e pergunta se ele deseja reportar o problema. Feedback dado, maior facilidade de resolver o que precisa.

Capacidade de comunicação é uma característica chave

3. Ter habilidades para solução de problemas

Ainda que seja um requisito para qualquer área de tecnologia, muitas empresas pedem essa função na hora da contratação. Você já entendeu um pouco do motivo para isso. No trabalho de um analista de sistemas o que não faltam são problemas. 

Sendo assim, há algumas observações que precisam ser consideradas na hora de solucionar problemas. Elas podem acelerar o processo e torná-lo (até) menos custoso. Alguns são:

  • ter uma boa inteligência emocional;
  • gerenciar times para resolver problemas;
  • verificar as funções das pessoas do time e ajustá-las, se necessário;
  • ter em mente o controle de qualidade;
  • avaliar se os sistemas estão em bom estado de funcionamento.

Além disso, é importante pensar que um problema não pode ser resolvido na “força bruta”. É necessário uma avaliação de modo inteligente. Para isso, é possível aplicar algumas ações, como por exemplo:

  • análise das causas do problema;
  • avaliação da situação atual;
  • criação de soluções possíveis;
  • implementação da melhor solução;
  • criação de um plano de ação.

4. Operar testes de sistema

Imagine a situação: você escreve um código durante 3 horas. Cansado, você decide salvar para continuar no outro dia. Só que, após clicar no botão, sua tela começa a ficar escura e seu computador não liga mais. Isso deixaria você assustado?

Quando um analista de softwares cuida de um sistema, precisa saber se tudo está cumprindo o que deve. A melhor maneira de fazer isso é por meio de testes de sistema. Estes processos possuem alguns passos:

  • análise das exigências;
  • configuração do teste de sistema;
  • criação do caso-teste;
  • criação dos dados do teste;
  • execução do caso-teste;
  • análise de resultados.

Além disso, há muitos tipos de testes. Alguns são:

  • regressão;
  • carregamento;
  • funcional;
  • recuperação;
  • usabilidade.

5. Cuidar da segurança do sistema

A média mundial por violação de dados atingiu a marca de 4.35 milhões de dólares. Tamanho prejuízo faz com que as empresas se tornem cada vez mais alertas. Esta é uma função importante para um analista de dados

O profissional deve saber que há várias maneiras de se atacar um sistema. Para isso, ele precisa estar preparado para combatê-las. De antemão, há 4 formas de fazer segurança quanto à:

  • própria rede da empresa;
  • comunicação entre os endpoints;
  • internet e os usos que são feitos nela;
  • nuvem e o armazenamento.
cadeado sobre tecaldo
Cuidar da segurança dos sistemas: Uma atribuição fundamental

6. Investir em documentação de processos

Muitas vezes, um problema pode ser recorrente ao ponto de ser previsível. Quando isso ocorre, o mais sábio a se fazer é documentar. O que, expressamente? Tudo. 

Lembra do exemplo do botão que ao invés de salvar, deletava o S.O.? Um analista de sistemas observa tal comportamento e busca resolver. Porém, ele sabe que um erro assim não pode deixar de ser registrado. Então, ele documenta.

Com isso, se um problema parecido ocorrer novamente, ficará mais fácil de solucionar. A documentação serve também para guiar novas pessoas que entram na equipe, além de esclarecer o trabalho do profissional.

7. Ter papel de líder

Um analista de sistemas, além do bem-estar técnico, precisa se atentar ao lado humano. Como ele trabalha com uma equipe, uma série de atividades precisam de sua supervisão. E por quê? Porque ele deve contar com a ajuda para o trabalho

Se, por exemplo, um profissional de nível mais baixo possui algum problema, um analista o ajuda. Se há algo fora de ordem em alguma parte do sistema, ele movimenta pessoas para descobrir as falhas

Em suma, ele não é a pessoa que tece críticas ferrenhas. Seu papel é de ajudar outros do seu time a executar o que deve ser feito. E, não menos importante, ele não é um chefe, mas um funcionário.

Líder de tecnologia motivando sua equipe
Liderança: Característica fundamental para um profissional de sucesso!

O próximo passo é seu!

Neste texto, você teve contato com uma profissão desafiadora. Talvez você já saiba que como elas há várias outras. 

O que você provavelmente não sabe é que você pode alterar o rumo da sua vida. Como? Por meio do Academia Tech. A Faculdade Anhanguera criou um portal voltado somente para quem é amante de tecnologia, como você.  

Lá você tem acesso a todo tipo de conteúdo que pode manter você mais próximo da profissão que sempre sonhou. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Como saber se o sistema está obsoleto?

Há duas indicações de que um sistema está obsoleto: o tempo para execução e as falhas recorrentes. Apesar de ser arriscado ter sistemas assim, várias empresas ainda fazem uso deles. 

A melhor solução é buscar corrigir o mais rápido possível, tendo em mente as duas causas principais já citadas. Isso pode evitar uma série de problemas graves.

O que são testes de sistema?

Um teste de sistema serve para dizer se o sistema está indo bem ou não. Ele aponta problemas a serem resolvidos e auxilia na prevenção. 

Testes de sistema são fundamentais para profissões como analistas de sistemas, porque oferecem uma espécie de controle do que se deve fazer. Atualmente, é uma habilidade necessária e exigida em muitas empresas de tecnologia.

O que é controle de qualidade?

Controle de qualidade é um processo. Empresas usam dele para conversar ou aprimorar o produto que possuem. 

Um cliente, por exemplo, quando usa determinado sistema, espera que ele performe bem. No momento em que os problemas surgem, a experiência do cliente pode ficar comprometida. Para evitar isso, é necessário sempre analisar o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima