O que faz um Analista de Dados? Conheça 7 funções dessa profissão em alta!

mulher-graficos

Algumas profissões que já são importantes hoje são consideradas essenciais para o futuro. A de Analista de Dados é uma das mais importantes. Ela hoje já é crucial para muitos negócios e terá um destaque ainda maior nos próximos anos.

Isso acontece porque esse profissional possui muitas funções estratégicas e importantes para o cenário atual em diferentes áreas. E, também, é um especialista que está alinhado, inclusive, com diferentes locais de trabalho, não estando só alocado em empresas, sabia?

Então vem com a gente e vamos conhecer o que faz um Analista de Dados: saiba mais sobre as 7 principais funções que ele pode exercer.

1. Coleta de dados

Uma das primeiras funções que um Analista de Dados exerce é realizar a coleta dos dados que serão essenciais para suas atividades. Pode parecer uma questão básica, mas não é tão simples assim, sabia?

Pois é, uma coleta de dados equivocada pode estragar completamente a análise que será realizada depois. Por exemplo, se as fontes não são fidedignas, como que os resultados poderão levar a insights seguros?

Por isso, esse é um ponto básico, mas crucial. É um ponto que não pode ser negligenciado nos seus estudos quando estiver se preparando para essa área, ok?

2. Adoção de Business Intelligence

O Business Intelligence (ou, em português, “Inteligência de Mercado”) é uma estratégia que reúne um conjunto de ferramentas, atividades, análise de métricas que, por meio de dados, visa trazer tomadas de decisões estratégicas para as empresas.

E quem, muitas vezes, pode exercer essa função, é o Analista de Dados, sabia? Isso porque o cerne da sua atividade é, justamente, realizar a análise contínua das informações internas e externas que poderão influenciar nas estratégias do negócio.

Esse profissional pode, portanto, ser o responsável por implementar essa estratégia nos negócios, fazer o acompanhamento no dia a dia e proporcionar as readequações, quando necessário, para este fim.

3. Criação de soluções para análise de dados

Com o conhecimento também sobre desenvolvimento, é possível que o profissional crie, também, quando necessário, para gerar a análise dos dados em situações específicas. Por exemplo, para uma pesquisa específica, pode ser necessário pensar em uma solução para esse contexto.

Por exemplo, análise de dados para oferecimento de crédito em instituições financeiras pode demandar uma solução diferenciada, não sendo possível contar com aquelas que já estão disponíveis no mercado atualmente. Com isso, é possível direcionar os esforços de forma adequada.

Isso pode ser fundamental em muitos contextos nos quais é preciso ter uma análise diferenciada e direcionada, seja para a área como um todo ou para um problema específico. Então, mergulhe de cabeça nos estudos sobre desenvolvimento.

4. Atuação em conjunto com o compliance

O Analista de Dados tem um papel crucial para adoção de medidas de compliance em conjunto com especialistas que atuam nessa área. Isso vale, principalmente, para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Afinal, os profissionais especializados em Direito entendem as questões essenciais relacionadas às leis, mas os pormenores técnicos no que diz respeito à análise de dados ficará a encargo do especialista.

Por isso, eles atuam em conjunto e é preciso ter uma boa sinergia entre eles. Então, para ser um Analista de Dados competente, deverá não só ter dedicação aos estudos sobre questões técnicas, mas, também, estar atualizado sobre as legislações referentes a área tech e saber adequar suas atividades para isso.

Novas legislações e regulamentações são debatidas constantemente, de acordo com os avanços tecnológicos. Então, caso entre nessa área, pode ficar atento a isso, pois poderá interferir diretamente nas suas funções profissionais.

5. Realização de pesquisas acadêmicas

Uma área que está demandando bastante profissionais de Análise de Dados é a de pesquisa acadêmica. Isso porque muitas investigações hoje demandam tratar e verificar um alto volume de dados e, muitas vezes, os profissionais não conseguem realizar isso sem o apoio de um especialista.

Por isso, é muito comum que os pesquisadores contratem especialistas nessa área para dar suporte e realizar esse processo. E isso vale, também, para pesquisas realizadas fora do âmbito das universidades.

É muito comum, por exemplo, empresas do terceiro setor, organizações, entre outras, realizar pesquisas próprias para entendimento de mercado, possibilidade de proposição de políticas públicas, entre outras questões.

6. Análise de oportunidades para as empresas

As empresas estão sempre em busca de melhores oportunidades para investir no mercado, conhecer mais sobre o público-alvo, entender mais sobre questões essenciais que podem interferir sobre suas atividades (por exemplo, se há oportunidade para o lançamento de um determinado produto ou serviço).

 O Analista de Dados pode ter um papel crucial nisso. Ao analisar o cenário interno e externo, ele pode avaliar se aquela é uma boa opção ou se é melhor redirecionar rotas para outras questões.

Além disso, ele pode atuar de forma proativa para isso, ou seja, ele mesmo apresentar quais são as tendências, oportunidades, ameaças e auxiliar no direcionamento das estratégias da organização. Essa é, inclusive, uma das principais atribuições deste profissional.

7. Elaboração de relatórios

Além de realizar o monitoramento e a análise de dados, esses profissionais precisam apresentar os resultados obtidos para as lideranças. E isso é feito por meio de elaboração de relatórios e apresentações.

Elas podem acontecer tanto com texto corrido, apontando dados, insights e questões interessantes quanto, também, em forma gráfica. Cabe lembrar que o Analista de Dados, neste caso, precisa ter uma boa comunicação e saber como transmitir esses conteúdos na linguagem atrativa para a liderança que a receberá.

Aprenda mais sobre Análise de Dados: vem com a Academia Tech que é sucesso!

Saber o que faz a Análise de Dados ajuda você a entender melhor sobre como funciona essa área, suas demandas e o que você precisa saber para se tornar um especialista nessa área. E, claro, para isso, ter todas as informações sobre a área ajuda bastante.

A Academia Tech está ao seu lado neste momento. Descubra mais detalhes sobre o universo da Análise de Dados e, ainda, encontre os melhores cursos para sua formação aqui, na hub de tecnologia da Anhanguera.

Não perca mais tempo! Inscreva-se nos cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Como é a rotina de um Analista de Dados?

Um Analista de Dados cuida das questões relacionadas com coleta de dados, realiza o filtro e tratamento e aplica métodos estatísticos (com o auxílio de algoritmos feitos para esta finalidade, principalmente, com o Aprendizado de Máquina) para realizar a análise de dados.

Além disso, monitora as informações nos dashboard, sabendo identificar cenários de crise e como agir proativamente. Também realiza reuniões periódicas com as lideranças para apresentar os dados encontrados das análises.

O que é preciso para ser um Analista de Dados?

Um Analista de Dados precisa dominar questões relacionadas com conhecimento em estatística, linguagens de programação e em lógica, tanto de programação, quanto na articulação de ideias.

Além disso, deve saber como realizar coletas de dados eficientes, identificando questões relacionadas com fontes fidedignas, tratamento de dados, entre outras questões essenciais.

Quais as diferenças entre um Analista de Dados e um Cientista de Dados?

Essencialmente, esses profissionais realizam as mesmas funções no dia a dia. Contudo, o Cientista de Dados pode, muitas vezes, encontrar uma necessidade de dominar mais questões de estatística.

Mas, via de regra, ambos podem exercer as mesmas atividades e utilizam as mesmas competências no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima