O marketing é uma das áreas mais importantes e com maior crescimento no mundo atual. Afinal, com o aumento de canais de divulgação (como redes sociais, plataformas de vídeo, sites destinados ao envio de newsletter, possibilidade de produzir cursos, entre outros), muitas empresas querem aproveitar a oportunidade para conseguir captar a atenção do seu público em potencial.
Por isso, se você quer entrar nessa área tão promissora, é fundamental conhecer o que faz um profissional de Marketing Digital. É o momento perfeito para saber se essa área é para você e chegar mais seguro para tornar-se um expert nessa área!
Vem com a gente e descubra as principais funções desse especialista.
1. Análise de mercado
Independentemente da área em que ele se especialize, um bom profissional de marketing faz uma função essencial: compreender o mercado em que o cliente ou empresa para qual trabalha está inserido. Afinal, boa parte das decisões a serem tomadas posteriormente dependem dessa informação.
A análise de mercado permite identificar pontos fortes e fracos tanto externos quanto internos e proporciona ao especialista a perceber oportunidades favoráveis para destacar a marca no mercado, bem como também descobrir pontos que podem representar riscos.
Por exemplo, a análise de mercado permite conhecer temas sensíveis e, assim, evitar algum tipo de deslize que possa atrapalhar a imagem do negócio no mercado. Por exemplo, fazer um post com um timing inadequado nas redes sociais do cliente.
2. Detalhamento do público-alvo
Outra função importante do profissional de Marketing Digital é destrinchar bem quem é o público-alvo da marca. Isso pode ser feito tanto por meio de análise externa quanto, também, para identificar dados que a empresa já tenha (por exemplo, perfil do comprador ou visitante das redes por meio do Analytics ou Insights).
Afinal, uma das grandes vantagens do Marketing Digital é, justamente, otimizar a divulgação, para que ela atinja quem realmente tem interesse no produto ou serviço da marca. Mas isso só é possível se o especialista realiza essa atribuição de forma adequada.
Essas informações serão cruciais para as próximas etapas. Afinal, se a linguagem não estiver bem alinhada com o público-alvo, por exemplo, o efeito poderá ser muito mais desastroso do que positivo.
3. Planejamento de marketing
Outro ponto importante que é atribuição do profissional de marketing é definir o planejamento de marketing. Ele é o mapa que ajudará tanto suas atribuições quanto a dos times que ele poderá liderar quanto, também, deixar tudo claro para o gestor da empresa.
Afinal, toda divulgação e ação precisa passar pela aprovação dos responsáveis para garantir que estará alinhado, também, com a visão e os princípios do negócio. Então é importante ter tudo registrado para garantir um maior alinhamento de todos os envolvidos.
Vale lembrar que o planejamento não é uma camisa de força! O profissional de marketing tem toda a liberdade de, quando for necessário, realizar alterações para adequar o que foi pensado anteriormente, a fim de promover melhores resultados.
4. Definição de canais de atuação
Essa é uma parte ligada com a etapa de planejamento, mas vale a pena deixar um tópico separado para essa função, pois ela é estratégica nas atividades de um profissional de Marketing Digital. A definição de em quais canais a marca estará presente pode representar sucesso ou falha nas atividades.
Por exemplo, marcas que tenham público-alvo jovem (geração Z) e evitem estar no TikTok no momento podem perder um grande espaço de divulgação que os concorrentes dela ocuparão. E isso prejudicará as estratégias de marketing do negócio.
A definição dos canais de divulgação passa não só por escolher quais são os sites, plataformas e redes sociais, mas, também, qual será a linha editorial, frequência de conteúdo e a periodicidade na qual ocorrerão as revisões das estratégias.
Por exemplo, é possível que, ao longo do tempo, um determinado espaço não faça mais sentido para a empresa, trazendo pouco retorno em comparação ao investimento realizado. Neste caso, estratégias novas podem ser desenhadas, redirecionar rotas ou, até mesmo, parar a presença naquele espaço.
5. Execução de estratégias
Após a definição de todos os pontos anteriores, o profissional de Marketing Digital poderá ter a função de executar as estratégias definidas no documento de planejamento. Para isso, ele pode atuar sozinho ou com um time que respalde suas ações ou, ainda, contratar profissionais terceirizados que farão determinadas funções.
Por exemplo, uma das estratégias pode ser a gravação de uma peça audiovisual para passar como anúncio em plataformas de vídeo e, para esse projeto específico, ser necessário ter o respaldo de profissionais especializados neste tipo de gravação.
É papel do especialista em Marketing Digital realizar esses contatos, supervisionar a produção e verificar se ela está alinhada com a proposta inicial e, caso contrário, pedir as revisões necessárias.
Essa é uma etapa importante, pois falhas aqui podem comprometer os resultados como um todo. Então é uma função que exige responsabilidade e, também, bom senso para identificar o momento no qual possa ser necessário um ajuste imediato.
Por exemplo, o planejamento pode constar um tipo de publicação que, devido a algum acontecimento externo, não seja de bom tom naquele momento (por exemplo, algum tipo de tragédia que tenha ocorrido e o post se relacionar com o tema). Sendo assim, é função do especialista acompanhar tudo que está acontecendo e tomar decisões proativas neste tipo de circunstância.
6. Acompanhamento de métricas
Após todas as etapas de execução, é função do profissional de Marketing Digital avaliar se, de fato, elas estão gerando os resultados esperados e, se não, propor as mudanças adequadas para este fim.
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é, justamente, a possibilidade de acompanhar os resultados por meio das métricas e a facilidade em obtê-las. Contudo, um bom profissional sabe analisá-las de forma estratégica e identificar quando é necessário fazer algum tipo de adequação o quanto antes.
Por exemplo, um expert na área sabe identificar uma queda abrupta de alcance em uma rede social e verificar se há algo errado. Se sim, realizar todas as medidas para contornar a questão o quanto antes.
7. Elaboração de relatórios
Por fim, também é função do profissional de Marketing Digital elaborar relatórios para que os envolvidos possam identificar como as estratégias proporcionaram os resultados esperados e, se não, quais são os pontos que merecem atenção.
Essa é uma forma de mostrar para os gestores de que seus investimentos estão trazendo retorno e, também, ajudar a nortear as próximas ações e estratégias. Afinal, muitas vezes, algumas estratégias e ações dependem de ir “pavimentando o caminho” para acontecerem.
Por exemplo, uma ação promocional pode depender, em primeiro lugar, de aumentar o awareness da marca, para evitar que a ação “flope”. Com o relatório, é possível mostrar que esse resultado foi obtido e traçar os rumos para a nova etapa de divulgação.
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Para ser o melhor profissional de Marketing Digital, uma boa formação será fundamental para isso. E a Faculdade Anhanguera está aqui para ser a sua parceira nisso.
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Perguntas Frequentes
O profissional de Marketing Digital deve estar sempre atualizado com o que é tendência no momento, entender a linguagem do público-alvo, estar por dentro dos principais memes atuais e ter paixão pelo que faz.
Além disso, deve ser proativo, se orientar por dados, ter boa capacidade de comunicação e ter um pensamento criativo, analítico e estratégico.
Para sair da caixinha e criar campanhas incríveis, um profissional de Marketing Digital deve acompanhar outros conteúdos que estão em alta. Deve acompanhar tanto o que é produzido no Brasil quanto, também, fora do país.
Ele deve, também, estar imerso em outros tipos de conteúdos para inspirá-lo: livros, séries, filmes, desenhos, quadrinhos, entre outros, poderão ajudar a ter ideias mais criativas.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.