Conheça tudo sobre o Curso de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área que está evoluindo muito nos últimos anos. Novas possibilidades de divulgação, redes sociais, plataformas e maior adesão do público às estratégias estão otimizando ainda mais os resultados. Isso tem chamando mais atenção de gestores, tornando-a uma das grandes carreiras do momento.

Está considerando entrar nessa área? Conhecer mais sobre como funciona a formação ajuda no seu processo de escolha.

Neste guia, vamos trazer tudo sobre Marketing Digital e seu curso. Vem com a gente e saiba mais a seguir.

O que é o Marketing Digital

O Marketing Digital é um termo que abriga o conjunto de estratégia e técnicas aplicadas para ações de marketing, adotadas em diferentes canais digitais, entre eles:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Motores de busca (como Google e Bing);
  • Redes sociais;
  • Plataformas de conteúdo (como YouTube);
  • Mídia paga, entre outras.

Essa é uma área dinâmica e essencial para o sucesso de empresas em um mundo cada vez mais digitalizado. Afinal, hoje as lideranças sabem que sem presença digital e trabalhar sua divulgação nesses espaços, a tendência é serem engolidos pelos concorrentes do mercado.

marketing digital
Marketing Digital é a estratégia de promover produtos ou serviços utilizando canais online e ferramentas digitais para atingir o público-alvo. Fonte: Shutterstock.

O profissional especializado em Marketing Digital pode atuar nos seguintes espaços:

  • Alocado internamente na empresa, com contato direto com a direção e colaboradores de outros times;
  • Para agências especializadas em marketing digital ou nas subáreas (por exemplo, em Inbound Marketing, Marketing de Influência, SEO, entre outras possibilidades);
  • Como autônomo, tendo seu próprio negócio, prestando serviço para as empresas.

Duração do curso

O Curso de Marketing Digital dura 3 semestres (1 ano e meio), ou seja, é uma formação bem intensiva, mas, acredite, é completa! Ao final, você sairá preparado para dominar os diferentes campos dentro dessa área!

O curso é mais rápido porque ele foca nas questões mais práticas e direciona para o mercado e, com isso, você consegue se inserir mais rapidamente nas melhores oportunidades de trabalho do momento.

Você, ao concluir o curso, terá a formação de tecnólogo em Marketing Digital e essa é uma modalidade, justamente, de curta duração, reduzida em comparação aos bacharelados tradicionais.

Mas não se preocupe: seu diploma tem validade como formação em ensino superior, tal como os presentes nos bacharelados tradicionais!

Grade curricular

Em um curso com pouco tempo de duração, conhecer a grade curricular é fundamental, para certificar-se que nenhum conteúdo essencial ficará excluído, não é mesmo? Por isso, separamos as principais disciplinas que fazem parte dessa formação.

Vale lembrar que nossa lista contempla uma grade completa, que deve ser considerada, inclusive, na hora de escolher a sua instituição de confiança para fazer a formação.

Venha conhecer a estrutura e principais disciplinas a seguir.

Principais disciplinas

Algumas das matérias que não podem faltar em uma boa grade de Marketing Digital são:

  • Ações de Engajamento do Consumidor;
  • Análise e Tendência de Mercado;
  • Branded Content;
  • Digital Branding;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Experiência do Usuário;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Indicadores e Métricas;
  • Mídia Online;
  • Mídia Paga;
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor;
  • Planejamento Estratégico Digital;
  • Projetos para Marketing Digital;
  • SEO e Redação para Web.

Estágio e TCC

Após mergulhar de cabeça no mundo do Marketing Digital, é a hora de ir para a prática e atuar ao lado de quem já é experiente na área. Por isso, o estágio é crucial para sua formação.

Nesse momento, você terá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na rotina de trabalho e com o suporte de um supervisor. Ele ajudará a tirar dúvidas, dar insights importantes e ajudarão a trazer maior confiança e experiência para quando conquistar seu primeiro emprego como especialista na área.

Ainda, é uma ótima oportunidade para dar o primeiro passo para algo importante nesse contexto: networking. Em muitas áreas isso ajuda bastante, mas no Marketing Digital, pode ser essencial para o seu sucesso!

Ter bons contatos ajuda a conseguir clientes no futuro (caso queira empreender), ter vagas interessantes nas melhores agências do mercado, conquistar freelas e muito mais!

Já o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tão falado e temido, é a oportunidade de você mostrar que aprendeu tudo que era necessário para ser um expert na área. Isso pode ser feito fazendo uma pesquisa na área ou, então, fazendo um projeto experimental.

Projetos

Bons currículos trazem, também, a possibilidade de realizar projetos integrados ao longo dos semestres, para poder estimular sua criatividade e testar seus conhecimentos.

Por exemplo, que tal testar se está indo bem criando uma campanha para redes sociais? Essa é uma das possibilidades que podem ser testadas nas disciplinas de projetos.

Com elas, você terá seu trabalho avaliado, semestre a semestre, recebendo a avaliação dos professores e orientações que poderão ser muito úteis para o seu futuro. Além disso, já vai trabalhando suas técnicas, inspirações e criatividade para colocar em prática no futuro.

Presencial ou EaD?

Na Anhanguera, você encontra duas opções para poder realizar o curso de Marketing Digital: 100% remoto ou modalidade híbrida (semipresencial).

Ambas possuem diversas vantagens. Se você quiser fazer sua formação EaD (Ensino à Distância), os benefícios são:

  • Assista suas aulas em casa, no momento que for mais confortável para sua rotina e use o tempo extra para aperfeiçoar seu aprendizado;
  • Permite que você trabalhe ou faça estágio em horários que não impactem a sua formação;
  • Consegue estudar nos horários em que for mais produtivo para você;
  • Maior flexibilidade para sua rotina.

A modalidade híbrida conta, também, com benefícios que podem ser interessantes para sua rotina, entre eles:

  • Unir um certo grau de flexibilidade e, ao mesmo tempo, manter uma certa disciplina quando frequentar as disciplinas presenciais;
  • Ter o contato pessoal pode ser uma oportunidade interessante para estreitar laços com colegas, que poderão ser, futuramente, sócios em uma agência que desejem abrir, por exemplo;
  • Também ajuda a ter uma maior proximidade com os professores, que poderão ser aliados para ajudar em indicações interessantes para o mercado de trabalho.

Atuação profissional

Além do curso, para saber tudo sobre Marketing Digital, é bom conhecer mais sobre as possibilidades de atuação profissional. Uma das grandes vantagens dessa área é, justamente, o alto número de carreiras que podem ser seguidas ao entrar no marketing.

Há espaço para quem tem um viés mais artístico, para quem gosta de escrever, para os apaixonados por redes sociais, os analíticos amantes de métricas. Ou seja, com certeza você encontrará o seu espaço dentro desse campo.

Vamos conhecer as principais que podem ser exercidas a partir da sua formação a seguir.

Especialista em SEO

Uma das áreas mais estratégicas no Marketing Digital é o gerenciamento de Search Engine Optimization (SEO). O especialista é responsável por trazer as ações e estratégias para melhorar o posicionamento do site da empresa na busca orgânica nos principais motores (Google e Bing atualmente).

Afinal, sabemos que isso pode ser determinante para muitas pessoas decidirem por uma compra ou contratar um serviço: elas analisam as principais opções que encontram no começo da busca. Então, quanto melhor a posição, maior a chance de ser visto.

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Uma das áreas mais estratégicas no Marketing Digital é o gerenciamento de Search Engine Optimization (SEO). Fonte: Shutterstock.

Quem é responsável por melhorar esse posicionamento e melhorar a visibilidade da empresa é o especialista em SEO. Ele atua tanto articulando mudanças técnicas quanto, também, trabalhar estratégias de conteúdo que ajudem a potencializar a avaliação e o ranqueamento nos motores de busca.

Designer

As redes sociais que priorizam os conteúdos visuais trouxeram uma maior importância para o profissional de Design. Ele é responsável pela elaboração de peças gráficas que serão veiculadas pela empresa nos ambientes digitais e captar a atenção do cliente.

E não só isso: ele também é responsável pela definição da identidade visual da marca, fazendo com que ela seja facilmente reconhecida pelo seu público. E esse é um ponto fundamental em um momento no qual há um alto volume de publicações veiculadas, disputando a atenção do público.

Você já deve ter notado que, quando passa por uma publicação com um conjunto de cores e fontes em uma rede social, sabe rapidamente qual marca é aquela, não é mesmo? Esse é o resultado de um bom trabalho de identidade visual, feito por esse especialista.

Editor de vídeos

Da mesma forma, os vídeos também estão ganhando uma forte importância, principalmente, com a visibilidade aumentada que plataformas como YouTube, TikTok e Instagram estão oferecendo a eles.

O editor de vídeo é o profissional responsável por dar vida, neste caso, ao conteúdo audiovisual. Algumas de suas atribuições são:

  • Unir fragmentos de vídeos para criar uma coesão entre eles;
  • Garantir que o conteúdo tenha o tempo limite que pode ser postado naquela plataforma;
  • Inserir legendas e textos nos conteúdos;
  • Criar transições harmônicas e tranquilas entre cada fase do vídeo;
  • Garantir qualidade sonora, entre outras possibilidades.

Especialista em Analytics

Aqui é a área dos profissionais que possuem perfil mais analítico e gostam de lidar com gráficos, métricas e relatórios. Os especialistas em Analytics são responsáveis por analisar indicadores importantes e extrair insights importantes deles.

Por exemplo, aqueles que trabalham com Google Analytics verificam os dados relacionados com números de visitas, tempo em que permanecem na página, fontes das visitas, entre outros pontos.

Com esses dados em mãos, os demais profissionais podem decidir, em conjunto, quais estratégias podem ser adotadas para otimizar resultados e, com isso, proporcionar resultados mais significativos ou corrigir falhas que podem prejudicar a performance do site.

Gestor de redes sociais

Outra profissão dentro da área de Marketing Digital é a de gestão de redes sociais. Esse profissional é o responsável por definir as estratégias e articular as campanhas que serão veiculadas nesses ambientes.

Ele pode definir, por exemplo:

  • Quais canais podem ser aproveitados e quais não fazem sentido para o público-alvo da marca;
  • Cronograma de publicações;
  • Manual da marca, definindo um padrão de tom de voz e linguagem para interação com o público;
  • Pensar em estratégias em conjunto com influencers relevantes para o segmento;
  • Analisar resultados em tempo real e atualizar as estratégias para que elas possam ser mais bem-sucedidas ao longo do tempo.
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Na área de Marketing Digital, gestores de redes sociais definem estratégias e coordenam campanhas online. Fonte: Shutterstock.

Salário médio do profissional

Uma das informações de milhões que muitos estudantes ou profissionais que estão em busca de reposicionamento no mercado querem saber é: afinal, qual o salário médio que um especialista em Marketing Digital recebe ao longo da sua carreira?

Separamos as principais informações segundo as atuações que listamos acima:

  • Especialista em SEO: R$ 5.378*;
  • Designer: R$ 6.014 *;
  • Editor de vídeos: R$ 4.030*;
  • Especialista em Analytics: R$ 7.536*;
  • Gestor de redes sociais: R$ 3.871*.

Escolhendo um Curso de Marketing Digital

Até aqui você descobriu tudo sobre Marketing Digital. Agora é o momento de saber escolher a melhor instituição para fazer sua formação e chegar arrasando em um dos mercados mais aquecidos do momento!

Mas o que observar e tomar a melhor decisão? Relaxe que separamos os principais pontos que você deve observar a seguir! Boa leitura.

Corpo docente

Quem tem experiência no mercado consegue ensinar muito para os alunos. Afinal, são pessoas que, além de conhecer bastante das estratégias e principais técnicas, sabem como são as rotinas de trabalho nessa área.

Por isso, busque pesquisar como é composto o corpo docente da instituição que está prospectando. Veja a qualificação e experiência profissional deles e confira se eles podem proporcionar o melhor aprendizado possível em sua jornada.

Currículo do curso

Lembra-se que listamos anteriormente quais são as principais disciplinas que não podem faltar na sua formação, para que ela seja completa? Veja se a instituição as contempla (ou, então, pelo menos traz a maioria delas).

Afinal, mesmo que o tecnólogo seja um curso intensivo, ele consegue proporcionar uma formação completa para que você possa começar sua trajetória no mercado de trabalho. Mas, para isso, a instituição precisa ter uma grade curricular completa, atualizada e voltada para o cenário atual.

Formação continuada

Veja se a instituição promove a possibilidade de que você possa ir testando seus conhecimentos passo a passo em sua jornada. Isso pode ser feito de diversas formas. Uma delas é por meio de trilhas de aprendizagem, que potencializam sua experiência e permitem expandir seu conhecimento.

Outra possibilidade é a partir das disciplinas de projeto experimental. Nelas, você testa de forma semelhante a como faria no mercado de trabalho e poderá fazer isso em conjunto com os colegas, tal como as equipes fazem em agências. Isso ajuda a dar uma dimensão de como será o processo na prática mesmo.

A Anhanguera estará ao seu lado na formação em Marketing Digital

Agora que você conhece tudo sobre o Marketing Digital, desde a formação ao mercado de trabalho, é o momento de investir na melhor formação: faça seu curso de tecnólogo em Marketing Digital na Anhanguera!

Escolha entre a modalidade 100% EaD ou híbrido, conte com professores super experientes na área e todo o apoio de nosso time de especialistas para tirar suas dúvidas quando necessário!

Faça sua inscrição e dê o primeiro passo para se tornar um expert em Marketing Digital!* Fonte: Glassdoor. Os valores podem mudar ao longo do tempo.

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