Você já deve ter percebido, ao entrar em um site novo, que abre uma mensagem perguntando se você autoriza a coleta de cookies durante a navegação. Já se perguntou o que é isso? Pois é, muitas pessoas não sabem o que são eles, suas funcionalidades e como isso impacta na navegação na web.
Para quem quer saber mais sobre a área tech, esse conhecimento é muito importante. Para descobrir o que é cookie e como este é um recurso importante para a navegação web, continue lendo, pois vamos apresentar tudo que precisa saber sobre o tema.
O que são os cookies?
Cookies são arquivos pequenos de texto, que possuem uma identificação exclusiva. Quando você entra em um site, esse arquivo é salvo em seu dispositivo.
Nesse arquivo, você encontrará informações relacionadas com seu histórico de navegação, tais como as páginas que você visitou, dados pessoais que tenha digitado nas páginas, quais foram os termos que você buscou, a forma como navegou no site, entre outros pontos.
Há dois tipos de cookie:
- Cookies de sessão: são usados apenas durante sua navegação em um site e ficam apenas na memória RAM do seu dispositivo. Quando você termina a sessão, eles são eliminados;
- Cookies persistentes: são aqueles que ficam armazenados no dispositivo e só são removidos após uma data de expiração ou quando o usuário o deleta. Eles são utilizados tanto para autenticação de contas, lembrando dados de login quanto, também, para rastreamento do comportamento do usuário.
Quais as funcionalidades dos cookies?
Os cookies têm a funcionalidade de demonstrar o comportamento de um usuário durante a navegação e, por isso, são muito utilizados em estratégias de marketing para potencializar as chances de direcionar um anúncio da melhor forma possível.
Você já deve ter passado pela experiência de entrar em um site de e-commerce e pesquisar sobre um produto e, ao retornar para uma rede social, ver um anúncio sobre aquele item. Como isso foi possível? Graças aos cookies.
As informações deste arquivo de texto são compartilhadas com um servidor, que utiliza essa informação para uma estratégia chamada retarget. Ao identificar que você teve interesse, por exemplo, em um tênis, por ter visitado o anúncio no site, o sistema percebe que há uma forte chance de que você possa vir a efetivar a compra e mostra o anúncio, como forma de relembrá-lo do produto.
Outra funcionalidade é que, por meio dos cookies, é possível acessar sites com o login salvo, sem que você precise entrar com os dados toda vez. É o que acontece, por exemplo, quando você utiliza uma rede social em seu navegador web. Essas informações salvas fazem com que o login permaneça e não seja preciso inseri-los novamente.
Quais as polêmicas que envolvem o uso dos cookies?
Bom, apesar de serem vantajosos tanto para empresas quanto para usuários, os cookies estão envolvidos em discussões importantes sobre privacidade de dados. Afinal, se eles indicam o comportamento do usuário, as empresas poderiam saber muito sobre um usuário, sem o consentimento dele.
Um caso famoso é o da varejista Target. Com os padrões de dados de navegação de uma usuária, em 2012, a empresa conseguiu identificar a gravidez dela antes mesmo da própria família.
Isso porque perceberam que as usuárias pesquisavam por produtos sem cheiro, suplementos alimentares, entre outros produtos que compunham o que eles chamavam de “cesta voltada para mulheres grávidas”. E, com isso, conseguiam acertar, com precisão, se uma cliente era gestante ou não. A partir disso, as estratégias de retarget eram aplicadas, além de fornecer descontos para as futuras mamães.
A grande discussão sobre isso é que havia uma falta de transparência sobre o que as empresas sabiam sobre os usuários, bem como também não era possível, até então, evitar que a captura das informações acontecesse ou, então, que eles não ultrapassassem o limite daquilo que era necessário para a navegação.
Com as discussões sobre privacidade de dados e leis como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (no Brasil) e a General Data Protection Regulation (na União Europeia), passou-se a ser obrigatório o consentimento explícito do usuário para captura de dados por meio dos cookies. Então, é por isso que você recebe o aviso sobre a coleta de cookies e pode personalizar quais deles podem ser utilizados para melhorar a navegação.
Além disso, até pouco tempo, havia uma discussão sobre o uso de cookies de terceiros (também chamados de cookies third parties). Normalmente são aqueles gerados por páginas diferentes daquelas em que você estava navegando. Eles eram um problema, pois alguns deles eram chamados de “cookies zumbis”.
Sem data de expiração, eles eram instalados mesmo quando o usuário optava por não os baixar e reapareciam mesmo após a sua exclusão e eram utilizados para rastreio de comportamento.
Apesar das polêmicas, os cookies não facilitam a entrada de vírus ou malwares em sua máquina. O que pode acontecer é um ataque cibernético sequestrar os cookies e identificar seus padrões de navegação, para realizar ataques de engenharia social.
Por que às vezes preciso limpar os cookies nos dados de navegação?
Você já deve ter passado pelo momento de ter um serviço com problemas e alguém do suporte recomendar fazer a limpeza do histórico de navegação, não é mesmo? Isso acontece porque, muitas vezes, o volume de cookies e outros dados fica muito alto e começa a comprometer a velocidade de navegação.
Da mesma forma, se o seu dispositivo está com pouco espaço livre, essa também pode ser uma tática importante para conseguir um pouco mais de armazenamento. Dependendo do número de horas que você utiliza um dispositivo, os dados de navegação podem gerar mais de uma dezena de gigabytes de dados armazenados.
Contudo, vale lembrar: essa é uma medida paliativa. De acordo com sua navegação, esse volume será retomado. O ideal, nesse caso, é aumentar seu espaço de armazenamento.
Além disso, limpar os dados de navegação é, também, uma forma de proteger suas informações. Lembra-se que falamos sobre o armazenamento de dados pessoais?
Digamos que você faça login em um dispositivo público (como um computador para impressão de um documento). Se seus dados ficam armazenados ali, uma pessoa, de má fé, pode utilizá-los para hackear seus dados. Então, sempre que acessar alguma conta em um dispositivo desconhecido, ao final, sempre faça a limpeza desses dados direto no navegador.
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Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.