Aprenda de forma simples o que é JSON, e para que serve essa formatação!

json

O JSON surgiu por volta dos anos 2000 e é uma formatação importante que faz parte de uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo: o JavaScript. Para quem deseja entrar na área de desenvolvimento web e de app mobile, esse é um conhecimento importante.

Tem interesse no assunto? Então vem com a gente e saiba mais sobre o que é JSON e sua importância para a área de desenvolvimento. Boa leitura.

O que é JSON?

O JSON é uma formatação ligada com JavaScript. Seu nome é a sigla para “JavaScript Object Notation”. Ela é utilizada tanto para armazenamento quanto para transmissão de informações estruturadas que sejam realizadas entre sistemas diferentes.

Por exemplo, ela pode ser utilizada para a transmissão de dados entre aplicativos móveis, quando necessário. É bastante utilizado, justamente, por ser leve e facilitar esse processo de troca.

json programacao
JSON é um formato leve de troca de dados usado para organizar e armazenar informações de maneira estruturada e legível por humanos e máquinas. Fonte: Shutterstock.

A formatação JSON é formada por dois elementos:

  • Chave: é a parte que está relacionada com o identificador do conteúdo;
  • Valor: é o conteúdo em si.

Algumas de suas principais características são:

  • Ser uma linguagem independente, que pode ser utilizado em qualquer linguagem de programação;
  • Os dados armazenados devem seguir uma notação específica para que possam ser lidos adequadamente;
  • É uma formatação que suporta diferentes tipos de dados (string, números, arrays, objetos, booleanos e valores nulos).

Para o que serve o JSON?

O JSON é utilizado, por exemplo, quando há a troca de informações entre aplicações por meio de API (Application Programming Inteface). Ele permite que as trocas de dados ocorram de forma eficiente, de forma que sejam legíveis tanto para os profissionais quanto, também, para as máquinas.

Ele funciona como um padrão que permite a todos se entenderem. Imagine, por exemplo, que você está trocando mensagens com uma pessoa que fala uma outra língua. É preciso estabelecer uma forma de comunicação em que todos consigam se entender.

No caso do JSON, essa formatação é o “elo comum”, permitindo que diferentes sistemas possam trocar informações de forma segura e eficiente e comunicarem entre si, independentemente da linguagem de programação em que foram escritos.

desenvolvedor
JSON é usado para transmitir e armazenar dados de forma organizada em aplicações web e móveis, facilitando a troca de informações entre diferentes sistemas. Fonte: Shutterstock.

Quando o JSON é utilizado?

Ele é bastante utilizado por programadores para trabalhar com AJAX (Asynchronous JavaScript and XML). O uso combinado dos dois formatos pode ser interessante, por exemplo, para facilitar o carregamento assíncrono de dados. Ok, mas o que isso significa na prática?

Sabe quando você está em uma página e o conteúdo novo é carregado, sem que você precise atualizar? Pois é, isso acontece devido a junção do JSON e AJAX.

Ele é utilizado, também, quando está sendo desenvolvida uma solução que se comunica, em alguma medida, com um aplicativo móvel ou navegador.

Por que o JSON é uma formatação vantajosa?

O JSON é cada vez mais utilizado para trocas de informações, justamente, por ter algumas vantagens em comparação com outras opções na área atualmente. Estão entre elas:

  • Permite o carregamento de informações de forma assíncrona. Isso pode ser um importante diferencial, principalmente, para soluções que tenham um alto fluxo de informações em tempo real (por exemplo, sites de notícias e feed de redes sociais);
  • Permite o cruzamento de dados quando há problemas de registro de domínio web;
  • É mais leve do que outras opções que são utilizadas para as mesmas funções (como o XML);
  • É um modo mais descomplicado para usar a Programação Orientada a Objetos (POO);
  • Permite tratar dados de forma mais simples e leve;
  • Permite uma maior independência no tipo de linguagem que será utilizada.
desenvolvedor celular
JSON é vantajoso devido à sua simplicidade e legibilidade, o que o torna eficiente para transmitir dados entre sistemas. Fonte: Shutterstock.

Domine JSON e outras formatações com os cursos na área de Tecnologia da Anhanguera!

Para quem está começando no mundo da programação, saber o que é JSON pode ajudar a tirar algumas dúvidas e tornar o aprendizado mais fácil. Mas se você quer mesmo dominar tudo sobre o tema, conte com a melhor formação com a Anhanguera.

Seja com uma graduação tradicional ou tecnólogo, você encontra diversas possibilidades de cursos de acordo com a carreira escolhida. E, claro, contar com um corpo docente de excelência, uma infraestrutura de ponta e, ainda, maior facilidade para conquistar seu primeiro emprego, com o Canal Conecta.

Faça sua inscrição em um de nossos cursos e domine a área Tech!

Perguntas Frequentes

Qual a função do AJAX?

O AJAX é um conjunto de técnicas que, quando aplicado, permite que uma aplicação possa atuar de forma assíncrona, ou seja, ela pode realizar a atualização e inserção em segundo plano de novos conteúdos, sem que o usuário precise solicitar o refresh da página.

Para quais situações o JSON pode ser uma alternativa?

O JSON pode ser uma alternativa mais leve e eficiente para transferência de dados entre sistemas ou entre servidor e cliente em comparação com o XML. Ambos possuem funções bem similares, contudo, o primeiro é mais leve e é independente de qualquer linguagem de programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima