Você sabe o que são Wearables? Esse termo ficou popular em 2014, com a criação do Google Glass. Embora ele não ter emplacado, a ideia de dispositivos vestíveis continuou em alta e hoje é difícil não conhecer alguém que faça uso deles.
Afinal, as possibilidades hoje são diversas e eles desempenham papéis importantes em nossas rotinas. Quer saber mais sobre os Wearables? Vem com a gente e vamos ajudá-lo a entender mais sobre esses dispositivos que estão tão presentes em nossas vidas atualmente.
O que são os Wearables?
Os Wearables são os dispositivos vestíveis, ou seja, equipamentos digitais com formatos de acessórios e podem realizar funcionalidades tais como as que um smartphone ou tablet realizam.
Podem ser óculos, relógios, pulseiras, peças de roupas, entre outros. E, também, podem ajudar no acompanhamento de indicadores de saúde, mostrar notificações de contas pessoais, coletar dados que serão utilizados para finalidades específicas, entre outros.
Como funcionam os Wearables?
Os Wearables funcionam com uma tecnologia semelhante à dos smartphones, contudo, condensados em um aparelho com dimensões muito menores e com formato de acessórios ou vestuários que já fazem parte do nosso dia a dia.
Por exemplo, um smartwatch, o Wereable mais popular que temos no momento, possui uma tela pequena, como a de um relógio digital. Contudo, ele é dotado de sistema operacional, processamento, conexão à rede e hardware que permite ao equipamento a realizar algumas tarefas simples, mas que podem ser interessantes para o usuário. Estão entre elas:
- Acompanhar batimentos cardíacos, pressão e saturação de oxigênio no sangue;
- Visualizar notificações sem precisar utilizar o celular para isso;
- Gerenciar o uso do seu aplicativo de streaming de música preferido, escolhendo playlists, passando e voltando músicas, entre outros;
- Funcionar como despertador no horário escolhido;
- Enviar as informações para um aplicativo, que será o responsável pelo processamento e análise dos dados;
- Controle de qualidade do sono;
- Faz controle dos seus passos, para identificar sua movimentação no dia a dia, entre outros.
Como os Wearables estão sendo utilizados atualmente?
Os Wearables se tornaram mais populares, principalmente, porque avançaram em suas funcionalidades e garantem maior agilidade em muitas tarefas em nosso dia a dia. Mas não é apenas para o usuário médio que eles têm sido tão importantes, sabia?
Vamos conhecer a seguir as principais aplicações dos Wearables.
Otimização de rotina e segurança
Imagine poder acompanhar as principais notificações das suas contas (como smartphones, e-mails, ligações, SMS, entre outros) sem precisar pegar seu telefone o tempo todo? Isso pode ser interessante, até mesmo, pela sua segurança.
Por exemplo, está na rua e recebeu uma notificação? Você não precisa se expor a um risco de roubo ou furto: basta conferir a notificação em seu smartwatch e analisar se é algo urgente (e, portanto, se direcionar para um espaço seguro para resolver) ou se pode esperar estar tranquilo para isso.
Isso também evita desconfortos que podem afetar, por exemplo, seu trabalho. Por exemplo, ficar verificando o celular durante uma reunião pode chamar a atenção e ser visto como um desinteresse pelos seus superiores. Com um dispositivo vestível, basta olhar rapidamente a tela, discretamente, sem chamar atenção para si.
Acompanhamento de saúde no dia a dia
Outro uso bastante recorrente dos dispositivos vestíveis é para monitoramento de saúde. Por exemplo, quem deseja realizar atividades físicas para queima de calorias, pode acompanhar, por meio dos programas específicos presentes em um smartwatch ou pulseira inteligente, o quanto uma atividade aeróbica gastou.
Mas não é só para questões de rotina que ele pode ser utilizado. Os dispositivos vestíveis têm sido muito utilizados, por exemplo, para acompanhamento, por meio da telemedicina, de pacientes em tratamento ou, até mesmo, para facilitar diagnósticos.
Por exemplo, um relógio de acompanhamento de pressão arterial permite ter um diagnóstico mais preciso de quadros de hipertensão arterial. Isso porque a pessoa pode utilizar o equipamento 24 horas por dia e é possível avaliar se alguma alteração aconteceu devido à movimentação (por exemplo, devido à prática de atividades físicas).
Outro tipo de equipamento utilizado na área são os monitores de glicose. A partir da verificação de que a pessoa está com o indicador acima do que deveria, a dose adequada de insulina é liberada na corrente sanguínea, ajudando a manter o controle adequado.
Monitoramento de pessoas com necessidades especiais de acompanhamento
Pessoas que possuem necessidades especiais ou tenham maior risco de sofrerem com acidentes domésticos (como idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, entre outros) podem contar com os Wearables para fazer o monitoramento da sua situação de saúde e, em caso de problemas, entrar em contato com a emergência.
Alguns smartwatches, por exemplo, identificam quando uma pessoa está em posição horizontal de forma abrupta e não se levanta (o que pode ser um indicativo de queda) e aciona o serviço de urgência da região de forma automatizada, bem como notifica os contatos de emergência da pessoa.
Saiba mais sobre as tecnologias que fazem parte da nossa rotina com a Anhanguera
Agora você sabe o que são os Wearables e como eles fazem parte do dia a dia, vale pensar em uma questão importante: quanto mais eles evoluem e novas funcionalidades são criadas, mais profissionais de tecnologia precisam trabalhar com criação de soluções para isso.
Ou seja, é um ótimo momento para entrar no mercado de desenvolvimento de apps voltados para os dispositivos vestíveis. E, para isso, faça sua formação na melhor faculdade para a área de tecnologia: a Anhanguera!
Conte com um corpo docente experiente, infraestrutura de ponta e um currículo atualizado com todas as informações que você precisa para dominar o mercado!Faça sua inscrição e comece já a investir em uma carreira de sucesso!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.