Comunicação Síncrona: Entenda os detalhes desse tipo de comunicação!

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A Comunicação Síncrona tem sido cada vez mais utilizada nas estratégias de Marketing Digital. Afinal, é por meio dela que temos a experiência de um diálogo em tempo real. E em um mundo cada vez mais ágil, com demandas urgentes, é fundamental acertar no timing e na forma de comunicar, para não perder oportunidades.

Mas afinal, o que é a Comunicação Síncrona? Vem com a gente e vamos entender mais detalhes sobre ela, principalmente acerca de boas práticas e como superar desafios para potencializar suas estratégias.

O que é a Comunicação Síncrona

A Comunicação Síncrona é aquela que ocorre em tempo real entre todos os participantes, ou seja, todos estão ali presentes dialogando, sem precisar esperar muito tempo por uma resposta.

Ela está presente, por exemplo, em lives, chats, SACs de atendimento, entre outros tipos de ações nas quais uma pessoa de uma empresa ou marca interage em tempo real com a pessoa, ou com um público amplo.

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A Comunicação Síncrona é a interação em tempo real entre indivíduos. Fonte: Shutterstock.

Boas práticas de Comunicação Síncrona

Uma boa Comunicação Síncrona pode ser responsável pela satisfação de um potencial cliente ou, ainda, para fidelizá-lo, tornando-o praticamente um embaixador da marca.

Em tempos de viralização em redes sociais, esse cuidado pode auxiliar na projeção de uma empresa no mercado. Então, vem com a gente e vamos conhecer mais sobre as melhores práticas para garantir maior sucesso nesse tipo de ação.

Tenha uma escuta ativa e empática

Pense em uma conversa com um amigo em um jantar: se você está contando um problema e ele é ríspido ou desrespeitoso com você, parecendo que não se importa, o que você faria? Muito provavelmente, iria embora ou desistiria da comunicação, não é mesmo?

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É importante ter uma escuta ativa e empática. Fonte: Shutterstock.

Os clientes de uma empresa agem da mesma forma: se eles sentirem que não há uma escuta ativa e empática, buscarão outros negócios que poderão resolver as questões deles com maior cuidado.

Seja atencioso com temas sensíveis

Muitas vezes, uma pessoa está relatando uma dor sensível dela e é muito importante que a pessoa responsável pela Comunicação Síncrona seja capaz de identificar isso e ter maior atenção. Quer ver um exemplo?

Uma pessoa relata um caso de racismo ocorrido no atendimento realizado pelo negócio. Esse é um tema doloroso e que exige respeito por parte de quem está atendendo a pessoa. Se a vítima perceber que a empresa está agindo de forma indiferente em relação ao ocorrido, não só se afastará do negócio como, também, poderá tornar a questão pública.

Estabeleça um manual de conduta para Comunicação Síncrona

Um problema comum ocorrido nos processos de Comunicação Síncrona, principalmente, quando eles são realizados por mais de uma pessoa, é não ter uma padronização adequada de como proceder nesses casos.

Uma forma interessante para isso é ter um manual de conduta e linguagem da marca. Com isso, todos poderão seguir e evitar dissonâncias que poderão prejudicar a comunicação da empresa.

Erros a evitar na Comunicação Síncrona

Adotar boas práticas de Comunicação Síncrona não é o suficiente: você também precisa investir em evitar erros graves. Por isso, separamos a seguir as principais falhas que alguns profissionais de Marketing Digital cometem e são cruciais de serem evitadas no seu dia a dia como profissional nessa área.

Não humanizar o contato

Quem está do outro lado é uma pessoa, que pode estar interessada em um produto para ajudar em sua rotina, um serviço importante, quer tirar uma dúvida ou, ainda, pretende fazer uma reclamação sobre uma dor que está passando. Por isso, é fundamental humanizar o contato e ser atencioso no processo.

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Durante a comunicação síncrona, é fundamental humanizar o contato e ser atencioso no processo. Fonte: Shutterstock.

Não oferecer algum tipo de resolução para um problema apresentado

Mesmo que um problema não possa ser resolvido de imediato (por exemplo, precise de suporte técnico para retomar um serviço), é fundamental que a pessoa saia do contato síncrono com, pelo menos, alguma proposta de intervenção. Por exemplo, alguém do atendimento ao cliente pode entrar em contato após determinado período, para trazer novidades sobre a situação.

Não buscar estabelecer confiança no relacionamento

A Comunicação Síncrona é o momento mais oportuno para que os profissionais consigam estabelecer uma maior proximidade e proporcionar um relacionamento com o potencial cliente. Desperdiçar essa oportunidade pode gerar uma sensação de afastamento e a pessoa tornar-se mais resistente a isso no futuro.

Evitar o omnichannel

O omnichannel é o maior aliado da Comunicação Síncrona. Vamos supor que uma pessoa entre em contato nas redes sociais para relatar um problema. Com o omnichannel, é possível identificar todo o rastro de interação da pessoa com a empresa e já começar a conversa mostrando que sabe sobre o que ela está falando e realizar um atendimento personalizado.

Domine o Marketing Digital e as estratégias de Comunicação Síncrona com a Anhanguera!

A Comunicação Síncrona é uma das mais utilizadas hoje no contato com potenciais clientes, principalmente, em ambientes como redes sociais e chats. Então, não deixe de investir em uma formação atualizada e de confiança que o ajudará a dominar o assunto!

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