Conhecer as principais tendências da área de tecnologia permite que você se especialize para atuar em campos que estejam demandando mais profissionais. A automação de processos de comunicação é uma das mais importantes atualmente. Mas você sabe o que é chatbot?
Com mais empresas entrando para o mercado digital, a necessidade de proporcionar um atendimento de excelência para os clientes aumenta. Por isso, veja o que é chatbot e acompanhe como essa pode ser uma boa oportunidade pra sua carreira.
O que é chatbot?
O chatbot é uso de uma solução automatizada (bot), que funciona como uma espécie de robô, que responde, por meio de machine learning e frases pré-programadas, proporcionar uma interação sem intervenção humana com usuários.
Isso é feito por linguagem natural e pode ser implementado em aplicativos de mensagem, sites e outros softwares. Cada vez ele tem sido mais demandado pelas empresas e, portanto, há necessidade de mais profissionais que trabalhem com essa possibilidade.
Como o chatbot funciona?
O chatbot é estruturado em 3 elementos fundamentais para sua composição e que devem ser levados em consideração na hora de desenvolver essas soluções. São eles:
- canal: o ambiente no qual o chatbot será inserido (site, Whatsapp, Instagram, Facebook Messenger, entre outros);
- conteúdo: o que será respondido para a pessoa com o reconhecimento de determinadas palavras-chave e expressões;
- software: o desenvolvimento da solução, baseada em machine learning, que entenda o que está sendo dito e ofereça a resposta para a questão da pessoa.
Assim, é possível proporcionar interação com os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana para resolver as questões do cliente.
Qual a importância de saber trabalhar com chatbot?
Como o chatbot proporciona maior facilidade para resolução de problemas e gerar um melhor atendimento ao cliente, há necessidade de desenvolver soluções focadas em atender as demandas desses negócios.
Mas, além disso, há também a necessidade de criar soluções especializadas para demandas específicas do negócio. Para isso, os negócios escolhem, muitas vezes, desenvolver soluções específicas para sua empresa. E com isso, há mais oportunidades para especialistas.
Com isso, você consegue proporcionar soluções especializadas para os clientes e ser, inclusive, indicado para outras empresas.
Desenvolva soluções de chatbot: saiba como com a Academia Tech da Anhanguera
Agora que você sabe o que é chatbot e como ele tem sido cada vez mais demandado no mercado, é hora de começar a aprender as principais informações para criar essas soluções e proporcionar uma carreira de sucesso.
A Academia Tech da Anhanguera tem todos os cursos que você precisa para entrar neste mercado. Desde os cursos de formação, complementares e trilhas de aprendizado, você sairá um profissional completo e preparado para os desafios de tecnologia.
Além disso, você terá todo o aprendizado com os melhores profissionais, que estão alocados em grandes empresas de tecnologia. Imagine poder aprender com os experts da Meta, LinkedIn, entre outras. Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Academia Tech e comece já a construir uma carreira de excelência em TI!
Perguntas Frequentes
O chatbot é bastante utilizado no atendimento de e-commerce, principalmente, para resolução de problemas, além, também, da atuação na área de serviços, auxiliando a oferecer um bom suporte para o cliente.
Ele também pode ser utilizado nas redes sociais de qualquer segmento, para ajudar a aumentar as interações com os usuários e responder dúvidas comuns deles.
Os chatbots são muitos solicitados para os profissionais de TI, justamente, por trazer muitas vantagens para as empresas de modo geral. Ele permite a personalização do contato com o usuário, agilizar atendimento, obter dados importantes de análise sobre os clientes.
Para além disso, permite que o negócio possa atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana e aumentar a fidelização de clientes na empresa.
Os profissionais de TI podem elaborar diversos tipos de chatbots. Entre os principais estão aqueles focados para atendimento, prestando serviço de SAC e tirando dúvidas.
Outro está destinado a buscar interações personalizadas com o usuário, conduzindo-o até o momento da compra. Outro tipo são os de otimização de serviços, ajudando a orientar o usuário sobre como ele pode ter toda a potencialidade do serviço contratado.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.