O que é chatbot? Entenda como funciona essa tecnologia!

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Conhecer as principais tendências da área de tecnologia permite que você se especialize para atuar em campos que estejam demandando mais profissionais. A automação de processos de comunicação é uma das mais importantes atualmente. Mas você sabe o que é chatbot?

Com mais empresas entrando para o mercado digital, a necessidade de proporcionar um atendimento de excelência para os clientes aumenta. Por isso, veja o que é chatbot e acompanhe como essa pode ser uma boa oportunidade pra sua carreira.

O que é chatbot?

O chatbot é uso de uma solução automatizada (bot), que funciona como uma espécie de robô, que responde, por meio de machine learning e frases pré-programadas, proporcionar uma interação sem intervenção humana com usuários.

Isso é feito por linguagem natural e pode ser implementado em aplicativos de mensagem, sites e outros softwares. Cada vez ele tem sido mais demandado pelas empresas e, portanto, há necessidade de mais profissionais que trabalhem com essa possibilidade.

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O Chatbot é uma solução que está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Fonte: Shutterstock.

Como o chatbot funciona?

O chatbot é estruturado em 3 elementos fundamentais para sua composição e que devem ser levados em consideração na hora de desenvolver essas soluções. São eles:

  • canal: o ambiente no qual o chatbot será inserido (site, Whatsapp, Instagram, Facebook Messenger, entre outros);
  • conteúdo: o que será respondido para a pessoa com o reconhecimento de determinadas palavras-chave e expressões;
  • software: o desenvolvimento da solução, baseada em machine learning, que entenda o que está sendo dito e ofereça a resposta para a questão da pessoa.
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O Chatbot otimiza o atendimento e diminui o tempo de espera dos usuários. Fonte: Shutterstock.

Assim, é possível proporcionar interação com os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana para resolver as questões do cliente.

Qual a importância de saber trabalhar com chatbot?

Como o chatbot proporciona maior facilidade para resolução de problemas e gerar um melhor atendimento ao cliente, há necessidade de desenvolver soluções focadas em atender as demandas desses negócios.

Mas, além disso, há também a necessidade de criar soluções especializadas para demandas específicas do negócio. Para isso, os negócios escolhem, muitas vezes, desenvolver soluções específicas para sua empresa. E com isso, há mais oportunidades para especialistas.

Com isso, você consegue proporcionar soluções especializadas para os clientes e ser, inclusive, indicado para outras empresas.

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Os profissionais que trabalham com o Chatbot devem desenvolver soluções a fim de estar sempre aprimorando esse serviço. Fonte: Shutterstock.

Desenvolva soluções de chatbot: saiba como com a Academia Tech da Anhanguera

Agora que você sabe o que é chatbot e como ele tem sido cada vez mais demandado no mercado, é hora de começar a aprender as principais informações para criar essas soluções e proporcionar uma carreira de sucesso.

A Academia Tech da Anhanguera tem todos os cursos que você precisa para entrar neste mercado. Desde os cursos de formação, complementares e trilhas de aprendizado, você sairá um profissional completo e preparado para os desafios de tecnologia.

Além disso, você terá todo o aprendizado com os melhores profissionais, que estão alocados em grandes empresas de tecnologia. Imagine poder aprender com os experts da Meta, LinkedIn, entre outras. Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Academia Tech e comece já a construir uma carreira de excelência em TI!

Perguntas Frequentes

Em quais segmentos o chatbot pode ser aplicado?

O chatbot é bastante utilizado no atendimento de e-commerce, principalmente, para resolução de problemas, além, também, da atuação na área de serviços, auxiliando a oferecer um bom suporte para o cliente.

Ele também pode ser utilizado nas redes sociais de qualquer segmento, para ajudar a aumentar as interações com os usuários e responder dúvidas comuns deles.

Quais as vantagens do uso do chatbot?

Os chatbots são muitos solicitados para os profissionais de TI, justamente, por trazer muitas vantagens para as empresas de modo geral. Ele permite a personalização do contato com o usuário, agilizar atendimento, obter dados importantes de análise sobre os clientes.

Para além disso, permite que o negócio possa atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana e aumentar a fidelização de clientes na empresa.

Quais os tipos de chatbot?

Os profissionais de TI podem elaborar diversos tipos de chatbots. Entre os principais estão aqueles focados para atendimento, prestando serviço de SAC e tirando dúvidas.

Outro está destinado a buscar interações personalizadas com o usuário, conduzindo-o até o momento da compra. Outro tipo são os de otimização de serviços, ajudando a orientar o usuário sobre como ele pode ter toda a potencialidade do serviço contratado.

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