No auge dos anos 90, Karlheinz Brandenburg, um inovador alemão, foi fundamental na transformação da indústria musical através do desenvolvimento do formato MP3. Agora, quase trinta anos mais tarde, em uma era dominada pelos serviços de streaming, Brandenburg continua dedicado à criação de experiências de áudio inovadoras e pretende revolucionar o cenário novamente.
Como fundador da Brandenburg Labs, ele se prepara para revelar sua mais recente inovação na CES 2024, a principal feira de eletrônicos do mundo, que começa hoje, 9, em Las Vegas, EUA.
Em uma entrevista exclusiva antes do evento, Brandenburg compartilhou insights sobre sua nova direção: unir sons reais e virtuais, aproveitando os avanços em realidade aumentada e inteligência artificial. “Nosso objetivo é criar experiências de áudio que sejam indistinguíveis da realidade”, disse ele.
Com o foco em tecnologias de áudio espacial, 3D e audição imersiva, Brandenburg vê um futuro onde os fones de ouvido não apenas reproduzem, mas também adaptam-se ao ambiente do usuário. “Estamos explorando como o cérebro processa sons para desenvolver uma realidade aumentada personalizada”, explicou.
A tecnologia em desenvolvimento na Brandenburg Labs, em colaboração com a Technische Universität Ilmenau e o Fraunhofer Institute for Digital Media Technology, promete uma experiência auditiva tão realista que os usuários não diferenciarão sons virtuais de reais. “Imaginem uma chamada telefônica onde a pessoa parece estar fisicamente ao seu lado ou uma conferência onde você pode localizar cada voz no espaço ao seu redor”, ilustrou Brandenburg.
A inteligência artificial desempenhará um papel crucial nesse avanço, permitindo que os fones de ouvido respondam dinamicamente ao ambiente do usuário. “Nossa visão é que os fones equipados com IA e sensores possam ajustar a experiência de áudio com base no que está acontecendo ao redor do usuário”, acrescentou Brandenburg.
Apesar de ainda estar nos estágios iniciais, o interesse na nova tecnologia de áudio já é alto. Nossa jornada para criar uma ilusão acústica plausível já começou, e estamos ansiosos para ver onde isso nos levará”, concluiu ele.
Com informações de Pequenas Empresas & Grandes Negócios | Foto: Imagem gerada por IA | Midjourney
💻Leia também:
- Busca do Google inicia testes com respostas geradas por Inteligência Artificial (IA)
- CES 2024: o maior evento de tecnologia de Las Vegas
- Meta lança recursos de IA para edição de vídeos no Instagram e Facebook
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.