Afinal, o que é Inteligência Artificial? Entenda de maneira simples e rápida o assunto do momento!

ai

A Inteligência Artificial está em tudo no momento: nas discussões em redes sociais, na mídia, declarações dos CEO das principais big techs, nas produções cinematográficas e na literatura. E, claro, também está em evidência para quem quer entrar na área de Tecnologia da Informação.

A questão é: o que é, de fato, a Inteligência Artificial na prática? Afinal, será que muito do que temos em nosso imaginário realmente está alinhado com o conceito real? Confira tudo que você precisa saber sobre o tema a seguir.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é considerada um termo guarda-chuva, ou seja, que abarca diversos outros conceitos debaixo dele. Criado ainda em meados do século XX, diz respeito às tecnologias, ferramentas, máquinas e sistemas que, em alguma medida, conseguem mimetizar a inteligência humana.

cerebro
Inteligência Artificial é a capacidade das máquinas de imitar a inteligência humana. Fonte: Shutterstock.

Elas permitem realizar diversas funções seguindo uma lógica parecida com a forma como nosso cérebro compreende o mundo, analisa informações e resolve problemas.

Por isso, é uma área multidisciplinar, envolvendo as seguintes áreas:

  • Computação;
  • Estatística e análise de dados;
  • Engenharia de computação;
  • Engenharia de hardware;
  • Neurociência;
  • Logística;
  • Psicologia, entre outras.

O que está embaixo do guarda-chuva “Inteligência Artificial”?

Como você viu, Inteligência Artificial pode trazer consigo diversos modelos de soluções e ferramentas. Muitos deles, inclusive, já fazem parte de nossa rotina. Vamos conhecer a seguir o que está debaixo desse guarda-chuva do conceito de Inteligência Artificial.

Machine Learning

O Machine Learning, conhecido também como Aprendizado de Máquina, é uma das subáreas da Inteligência Artificial. Nesse caso, o sistema algorítmico aprende com o alto volume de dados de treinamento e vai refinando as atividades ao longo do tempo.

robo
Machine Learning é uma abordagem da Inteligência Artificial em que as máquinas são capazes de aprender e melhorar seu desempenho a partir de dados. Fonte: Shutterstock.

Isso porque, de acordo com os dados que vão entrando, o sistema consegue identificar melhor padrões existentes e consegue oferecer respostas mais eficientes. Um exemplo de aplicação do Machine Learning são as recomendações de filmes e séries nas plataformas de streaming.

Deep Learning

O Deep Learning também é conhecido como Aprendizagem Profunda. Ele é um avanço no Machine Learning, proporcionando que as máquinas aprendam de uma forma mais natural do que o seu antecessor.

Com isso, a resposta tende a aparecer de forma mais natural, proporcionando uma melhor experiência para o usuário, além de ter uma maior proximidade com a forma como nós aprendemos. Uma das ferramentas que adota o Deep Learning são as ferramentas de reconhecimento facial para liberação do seu aplicativo ou smartphone.

Redes neurais

As Redes Neurais visam proporcionar um processo de aprendizado ainda mais parecido com o humano, simulando as formas como os neurônios atuam em nosso sistema nervoso. Esse não é um modelo novo, sabia? A primeira rede neural artificial foi criada em 1958: o Perceptron.

No modelo de Redes Neurais, há nós (que simulam o neurônio), que possui uma camada de entrada, camadas ocultas internas e uma camada de saída. Esses nós se conectam a outros nós que, quando ativados, transmitem os dados entre esses nós.

Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural é uma das subáreas da Inteligência Artificial cujo objetivo é conseguir compreender, gerar e utilizar a linguagem humana, da mesma forma com a qual nós fazemos isso, utilizando as Redes Neurais para isso.

Ela é a tecnologia presente nos assistentes por voz que já fazem parte da nossa rotina, como a Siri, Cortana e Alexa. Por isso, elas conseguem entender nossas perguntas e devolver a resposta esperada.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Agora é o momento de dar mais um passo: vamos conhecer mais sobre os tipos de Inteligência Artificial. Alguns deles ainda não existem, na prática, mas indicam as tendências que veremos para as pesquisas futuras – as quais você pode, inclusive, fazer parte, caso decida entrar para essa área!

Vamos conhecer mais sobre a Inteligência Artificial Estreita, Geral e SuperInteligência.

Inteligência Artificial Estreita (Artificial Narrow Intelligence)

Também chamada de Inteligência Artificial Limitada, ela é considerada o patamar mais difundido atualmente. Ainda que possam promover muitas possibilidades interessantes, elas são relativamente simples e focadas para apenas um objetivo específico.

Por exemplo, por mais surpreendente que o ChatGPT seja, ele ainda é considerado uma Inteligência Artificial Estreita. Isso porque ele só pode oferecer as respostas diante do prompt gerado, não podendo ir além.

E, por isso, ainda estaria longe, do que é a mente humana, que consegue realizar diversas funções diferentes. Mas vamos entender mais sobre as demais possibilidades a seguir.

Inteligência Artificial Geral (Artificial General Intelligence)

No caso da Inteligência Artificial Geral, seria possível que os sistemas fossem além de aprender a prever padrões e oferecer respostas para um objetivo específico. Ele poderia, por exemplo, realizar mais de uma função.

Por exemplo, um ser humano consegue resolver um mesmo problema de diversas formas, com habilidades e competências diversas, e não com um único caminho. A Inteligência Artificial Geral conseguiria fazer isso também.

Ainda não temos soluções que podem ser consideradas nesse campo, então não conseguimos trazer exemplos práticos em nosso dia a dia.

Superinteligência (Artificial Super Intellligence)

E se a Inteligência Artificial Geral ainda não está presente em nossa rotina, a Superinteligência é uma realidade ainda mais distante, mas já é considerada como uma hipótese possível. Neste caso, a Inteligência Artificial daria um passo além e superaria a humana.

Quais os exemplos de aplicação de Inteligência Artificial atualmente?

Além de entender os conceitos sobre o que é a Inteligência Artificial, compreender de que forma ela está presente em nosso mundo hoje, seja nas empresas, na indústria ou em nosso dia a dia, também ajuda a melhorar a compreensão do que é a IA.

Alguns exemplos presentes em nossa rotina são:

  • Uso de assistentes por voz, como Siri, Cortana ou Alexa;
  • Internet das Coisas;
  • Sistemas de recomendação de conteúdo em plataformas de streaming;
  • Organização do feed em redes sociais;
  • ChatGPT e outros sites de Inteligência Artificial Generativa;
  • Casas Inteligentes;
  • Chatbot de atendimento em empresas;
  • Diagnóstico de doenças na área médica;
  • Análise de dados para pesquisa;
  • Automação de atividades na indústria, entre outras possibilidades.
chat gpt
Assistentes virtuais, carros autônomos, detecção de fraudes e recomendação de produtos são alguns exemplos de aplicação de Inteligência Artificial atualmente. Fonte: Shutterstock.

Mergulhe no mundo da Inteligência Artificial e tecnologia com a Anhanguera

Saber o que é a Inteligência Artificial mostra o quanto ela estará cada vez mais presente no futuro e, consequentemente, mais vagas para especialistas nessa área serão abertas nos próximos anos. Hoje, inclusive, temos déficit de profissionais capazes de atuar com desenvolvimento de IA.

Quer aproveitar esse momento? Conte com a Faculdade Anhanguera! Faça sua formação com o melhor corpo docente e infraestrutura e esteja ao lado dos maiores experts para a evolução da Inteligência Artificial.

Conheça todos os cursos de tecnologia que a Anhanguera pode te oferecer!

Perguntas Frequentes

Quais os principais objetivos da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial pretende proporcionar que dispositivos e máquinas possam ter capacidade cognitiva semelhante à dos seres humanos, podendo realizar tarefas que nós realizamos, resolver problemas, encontrar respostas para soluções importantes, responder questões que sejam importantes para a pessoa, automatizar processos, entre outros.

Quais as vantagens do uso da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial permite automatizar tarefas, agilizar processos, facilitar tomadas de decisões, otimizar recomendações para os usuários, proporcionar atividades autônomas (como veículos autônomos). Com isso, é possível ter maior eficiência em diferentes atividades do dia a dia, sejam elas produtivas, sejam elas rotineiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima