Você sabe o que é Pentest? Com o aumento dos problemas de cibersegurança e o aumento no número de ataques cibernéticos no Brasil e em todo o mundo, é preciso potencializar as medidas de proteção.
E para quem vai trabalhar tanto com desenvolvimento quanto com segurança, é preciso entender para o que serve o Pentest e como ele está presente nas rotinas dos profissionais de tecnologia. Boa leitura.
O que é Pentest?
Pentest é o teste de intrusão e é um mecanismo importante utilizado para analisar um projeto (seja software, aplicação, sistema entre outros) em alguns parâmetros de segurança.
Para o que serve o Pentest?
O Pentest serve para identificar vulnerabilidades que podem proporcionar a ação de cibercriminosos e expor os usuários daquele sistema a problemas (ou a empresa que será detentora da solução).
A ideia é, assim, fazer um teste de penetração no sistema. Serão simuladas todas as ações de tentativas de invasão que um cibercriminoso possa utilizar para obter vantagens, de forma controlada.
Com isso, a ideia é identificar quais são os problemas apresentados e resolvê-los antes que a solução fique disponível para o amplo público.
Qual a importância do Pentest?
O Pentest é fundamental para evitar que usuários e empresas sejam pegos de surpresa em um eventual ataque hacker. Com isso, é possível identificar os pontos fracos e resolvê-los antes da conclusão do projeto.
Por exemplo, um ponto fraco que permita a um cibercriminoso ter dados pessoais de usuários cadastrados pode facilitar ações de fraude, além de causar problemas relacionados à LGPD (por negligência nos cuidados com cibersegurança).
Quanto mais você conseguir identificar esses pontos falhos, melhores e mais ágeis serão as correções e é possível traçar um plano de correção de excelência.
Conheça exemplos de adoção do Pentest
Conheça alguns exemplos de adoção do Pentest conhecendo os principais tipos realizados. Veja a seguir:
- White Box: o profissional (Pentester) conhece já o que será testado e já conhece os detalhes. Ou seja, com informações privilegiadas, não é uma simulação real de ataque, então não costuma ser tão solicitado;
- Black Box: é feito como uma espécie de teste cego. O Pentester não conhece nada do sistema e simula o ataque tal como se espera que um hacker faça. De acordo com a resposta do sistema, ele vai modulando as tentativas, tal como um cibercriminoso faria, buscando outras brechas;
- Gray Box: é a mistura dos dois processos anteriores. O Pentester recebe informações do sistema, mas de forma reduzida, então há ainda alguns elementos surpresas que ele encontra no meio do trajeto.
A Anhanguera prepara você para atuar com tecnologia
Saber o que é Pentest e para o que serve é fundamental para quem está em busca de começar a atuar como profissional de tecnologia. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas!
Quer entrar na área de tecnologia e preparar-se para o sucesso profissional, a Academia Tech da Anhanguera conta com cursos modernos, atualizados e que capacitarão você para um mercado em forte expansão. Alguns dos principais diferenciais são:
- ter cursos presenciais e EAD: você escolhe o que é melhor para sua rotina;
- tenha facilidade para encontrar vagas no portal de empregabilidade
- estar atualizado com os melhores conhecimentos do mercado.
Perguntas Frequentes
O Pentest deve ser feito em diversos momentos do ciclo de vida dos serviços. Por exemplo, ele pode ser feito na ocorrência de uma auditoria interna de segurança da informação.
Outro momento muito comum é após a finalização do projeto, mas antes que ele seja entegue para o cliente. Dependendo do resultado do teste, é possível realizar as mudanças necessárias antes de sua apresentação.
Para se tornar um Pentester, você precisa ser um profissional que tenha um bom conhecimento em programação, sistemas operacionais, proteção de rede e infraestrutura e segurança da informação.
Seu objetivo é, justamente, testar as falhas ocorridas nessas questões, para identificar quando brechas permitem ações de intrusão.
A análise de vulnerabilidade é, normalmente, uma ação interna realizada por um profissional que já conhece a solução e identifica pontos que podem ser utilizados por hackers.
Já o Pentest tem a ideia de simular um ataque de intrusão em sua essência. Por isso, normalmente, o Pentester é uma pessoa que não conhece a solução e que vai mudando suas ações de acordo com as respostas do teste.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.