O que é Python e para que serve? Entenda rapidamente com exemplos!

python

Cada linguagem de programação tem sua funcionalidade, benefícios e aplicações nas rotinas de desenvolvimento e programação, entre outros. Por isso, é importante saber o que é Python e o papel dele no dia a dia em tecnologia.

Neste artigo vamos mostrar todos os pontos desta que é a segunda linguagem de programação mais popular no mundo. Isso mostra a importância dela nos tempos atuais.

Veja a seguir os principais pontos sobre o assunto e saiba tudo que precisa saber sobre o tema.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação de alto nível (ou seja, que elas são mais próximas da linguagem humana do que aquelas de baixo nível). Ela foi criada para ajudar as pessoas que desenvolvem a poderem realizar suas atividades reduzindo o número de linhas de código utilizadas.

É uma linguagem muito utilizada em sistemas que precisam de maior estabilidade e controle nos códigos, bem como também para ter um melhor gerenciamento de projetos de grandes proporções.

mulher-programando
Python é uma linguagem de programação mais avançada. Fonte: Shutterstock.

Para o que serve a linguagem Python?

Python é uma linguagem de programação que possui muitas aplicabilidades no dia a dia dos profissionais de TI. Ela hoje, por exemplo, é muito utilizada para análises de dados, sendo uma das mais utilizadas para soluções para cientistas de dados.

E, também, ela tem sido uma das principais escolhas na construção de soluções de Inteligência Artificial (como Machine Learning).

Ela funciona, também, de forma versátil e flexível, por ser multiparadigmática. Ou seja, o desenvolvedor pode utilizar para programação orientada a objetos, programação funcional, entre outras possibilidades que você poderá descobrir ao estudar mais sobre o assunto.

É, também, uma linguagem que pode ser utilizada para soluções para diferentes sistemas operacionais, tanto para desktop (Windows, Linux, macOS) quanto para smartphones (iOS, Android e Windows Phone).

Por que aprender Python?

Um dos primeiros pontos que indicam a importância de aprender Python é ela ser uma linguagem de programação bem simples de ser aprendida, mesmo que demande uma boa dedicação para se tornar um expert. E, também, é uma linguagem open source (não é propriedade de ninguém) e gratuita.

Para você ter dimensão do quão simples é aprender Python e sua versatilidade, atualmente muitos pesquisadores de áreas que não estão ligadas com tecnologia utilizam ela para facilitar o seu trabalho no dia a dia.

Outro ponto positivo no uso de Python é que, por ter um bom número de pessoas se especializando nela, é possível encontrar uma comunidade forte de desenvolvedores que podem dar todo o suporte em caso de dúvidas. E, também, possui uma biblioteca extensa que também ajuda em suas atividades usando a linguagem de programação.

Ela é uma linguagem flexível e multiplataforma. Por isso, os profissionais de programação possuem maior flexibilidade em seu uso. E, também, é possível levá-lo, até mesmo, em distribuições portáteis! Com um pen drive, você consegue levar a distribuição para qualquer lugar.

E, por fim, outro motivo interessante para isso, é que essa é uma linguagem de programação coringa, que funciona bem para os mais diferentes projetos.

programacao-notebook-
A Python é uma linguagem versável e fácil de ser aprendida. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, com esse conhecimento, você consegue fazer parte de diversos projetos e ter maiores chances de conseguir um emprego ou participar de um projeto incrível.

E ressaltamos novamente: é uma linguagem que tem sido muito utilizada em Data Science e, portanto, você poderá aproveitar as chances de encontrar oportunidades incríveis de trabalho.

Quais empresas utilizam Python?

Devido às suas vantagens, Python é uma linguagem bastante utilizada, principalmente, pelas maiores empresas do mercado de tecnologia. Estão entre elas:

  • Dropbox;
  • Spotify;
  • Airbnb;
  • Uber;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Pinterest.

Além disso, outros entes e órgãos importantes utilizam Python pela flexibilidade e versatilidade em seu uso. Por exemplo, a NASA conta com soluções que utilizam essa linguagem.

Ela pode ser utilizada em projetos em diferentes escalas. Até mesmo para uso pessoal, como pesquisas, também é útil e eficiente.

Quais os principais exemplos de aplicação de Python?

Além de conhecer todos os pontos que listamos até aqui, é importante ter uma melhor compreensão de como o Python pode ser aplicado. Vamos trazer alguns exemplos que podem ajudar você a entender melhor.

Automatização de tarefas

Um dos primeiros exemplos de aplicação de Python é para automatização de tarefas, desde questões simples a até automações mais complexas.

É por isso que essa é uma das principais linguagens utilizadas para Machine Learning, sendo a tendência mais utilizada de inteligência artificial no momento.

computador-tech
Essa linguagem de programação é bastante utilizada para Machine Learning. Fonte: Shutterstock.

Sorteios aleatórios

Para quem está começando a aprender Python, uma possibilidade interessante de testar seus conhecimentos é utilizar a linguagem para realizar sorteios aleatórios.

Por exemplo, você pode criar um algoritmo simples para realizar um sorteio de cara e coroa. Com poucas linhas, é possível criar essa solução e adaptá-la para sorteios com resultados aleatórios.

Desenvolvimento web

Outro exemplo é na criação, por exemplo, de páginas para ações de marketing. O desenvolvedor web pode utilizar o Python para este tipo de projeto.

Uma das vantagens do Python para isso é, justamente, por um maior volume de frameworks, que permite utilizar aqueles que estiverem mais alinhados com suas necessidades e demandas.

Análise de dados

Outro exemplo de uso do Python é para construção de algoritmos que permitam aos pesquisadores e profissionais para análise de grandes volumes de dados. Por isso, vemos muitos pesquisadores de Ciências Sociais Aplicadas aprendendo a linguagem.

Por isso, ele está muito alinhado com Big Data e é a linguagem favorita dos profissionais de Data Science atualmente. Isso porque ele permite criação de scripts de forma mais fácil.

Aprenda sobre Python e outras linguagens de programação com a Academia Tech

Python é uma linguagem simples e fácil de aprender, mas é preciso que seu aprendizado seja completo neste quesito. Para isso, conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera.

Aqui você aprende sobre Python e outras linguagens de programação importantes para trabalhar na área de tecnologia, com profissionais especializados e apoio para inserção na área de trabalho.

Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera e comece sua trajetória profissional!

Perguntas Frequentes

O que é melhor: Java ou Python?

Java é uma linguagem de script, também amplamente utilizada. Mas também é utilizada em outras situações diferentes do Python. Por exemplo, Java é utilizado, majoritariamente, em aplicações mobile e web.

Já Python é utilizado prioritariamente para análises de dados, sendo a linguagem mais utilizada para Data Science e Machine Learning.

Onde praticar Python?

Você pode compartilhar códigos e projetos em Python no GitHub, para que outros colegas possam avaliar e oferecer dicas importantes para quem está começando.

É possível encontrar comunidades focadas em treinamento de Python para ajudar a aprimorar as técnicas dos programadores. E, também, os cursos da Anhanguera possuem possibilidade de aproveitar momentos práticos para treinar seu conhecimento.

O que aprender além de Python?

Python é uma linguagem simples e fácil de aprender e, também, abre portas para que você possa aprender outras linguagens importantes, que ficarão mais fáceis a partir do conhecimento dessa linguagem.

Para além do Python, você pode aprender Haskell, descobrir como implementar módulos com C/C++, Ruby/PHP, SQL, Javascript, CSS e HTML. São linguagens que podem ter um aprendizado mais complexo, mas mais facilitado a partir do seu conhecimento prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima