Você sabe o que faz um CMO? Essa é a sigla para Chief Marketing Officer, ou seja, o cargo de maior nível na área de Marketing, fazendo parte do que chamamos de “C level”, ou seja, os “chefões” de um determinado setor em empresas.
UM CMO tem um papel fundamental e, é claro, é o sonho de muitos chegar no topo da carreira, não é mesmo? Mas por que esse profissional tem tanta importância?
Confira a seguir 6 funções desse cargo e saiba quais poderão ser suas atribuições ao chegar nesse nível profissional.
Descubra as 6 principais funções do CMO
O CMO está entre os cargos C-level de uma empresa e, portanto, possui um forte perfil estratégico e de liderança. Em suas rotinas, ele realiza diversas funções essenciais para boas práticas do marketing. Conheça as 6 principais a seguir.
1. Prepara o plano de marketing da empresa
O CMO é o principal responsável por realizar o plano de marketing de uma empresa ou marca. Mesmo que as lideranças subordinadas a ele estejam envolvidas nos processos, será esse profissional que baterá o martelo para decidir o que será feito e o que poderá ficar de fora do planejamento.
Para isso, ele poderá se valer de pesquisas de mercado, análises de tendências, verificação de novas ferramentas e estratégias, estudos sobre perfil do público e muito mais. Da mesma forma, ele também é o responsável por readequações do plano, caso comece a perceber que os resultados pretendidos não estão sendo obtidos.
2. Pesquisa e incorpora inovações importantes do mercado
Uma das áreas mais inovadoras hoje do mercado é o marketing. Pense em quantas mudanças tivemos só nos últimos 3 anos nessa área, desde novas plataformas para produção de conteúdo, mudanças em algoritmos, novas ferramentas de automação, entre outras possibilidades.
É papel do CMO pesquisar e identificar quais são as inovações que podem ser adotadas na empresa e que estejam alinhadas com os objetivos propostos no plano de marketing. Por exemplo, a presença em uma rede social específica pode ser dispensada, se o público-alvo não estiver lá — mesmo que ela seja o hype do momento.
3. Estima e mensura os objetivos de curto, médio e longo prazo
Esse é um ponto presente dentro do planejamento de marketing, mas vale a pena dar um destaque: é o CMO o responsável por definir os objetivos de curto, médio e longo prazo, bem como também define as métricas que serão utilizadas para avaliar os resultados.
Ele deve acompanhar esses dados periodicamente (trimestralmente, semestralmente e/ou anualmente) e redefinir as estratégias se for preciso. Isso porque ele é o responsável pelos resultados e responderá quanto a isso se cobrado pelas altas lideranças.
4. É responsável pelo gerenciamento dos times de marketing
Em empresas com uma estrutura maior de marketing, há diversos níveis de lideranças, sendo o CMO o mais alto. Abaixo dele, pode ter, por exemplo:
- Gestor de redes sociais;
- Gestor de branding;
- Gestor de mídias;
- Gestor de marketing offline, entre outros.
O CMO será responsável por gerenciar esses líderes, garantindo que ocorra uma maior sinergia entre eles, para alcançar os resultados esperados. Da mesma forma, caso ocorram divergências e conflitos, a liderança estará ao lado do setor de RH para mediar a situação.
5. Gerencia e busca verbas para as atividades do setor
Outra atuação do CMO diz respeito às atividades de obtenção de verbas para as atividades propostas no plano de marketing. Ele deverá justificar, com dados e de forma persuasiva, os motivos pelos quais se torna importante contar com os valores investidos e o retorno que trará para a empresa.
Por isso, não basta apenas estar bem-embasado, é preciso, também, dominar técnicas de negociação e persuasão, para conseguir os valores necessários para a realização das estratégias necessárias para alavancar o marketing de um negócio ou marca.
6. Articula os objetivos de marketing com os demais da empresa
Todo time de marketing trabalha com um propósito principal: ajudar a alavancar os resultados gerais de uma empresa. Se, por exemplo, o negócio quer expandir a sua área de atuação regional para nacional, as ações desse setor serão fundamentais para isso.
Por isso, um bom CMO tem uma visão ampla da sua função em uma organização e atua em sinergia com os demais times (vendas, tecnologia, financeiro) para que o negócio como um todo cresça. Para ser um bom C-level, é preciso saber jogar em equipe.
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Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.