O Crowdsourcing tem sido muito utilizado como uma alternativa interessante de viabilizar projetos interessantes, principalmente nos casos em que é necessário um investimento inicial para que ele saia do papel.
Se você tem uma ideia incrível e não sabe como colocá-la no mundo, essa pode ser uma opção interessante, sabia? Se você ainda não conhece mais sobre as famosas vaquinhas virtuais, vem com a gente!
Neste artigo, falaremos mais sobre o que é Crowdsourcing e trazer mais detalhes sobre essa prática que está cada vez mais sendo utilizada em diferentes áreas! Boa leitura.
O que é Crowdsourcing?
O Crowdsourcing é um método de financiamento de projetos, no qual o público doa um valor (que pode ser preestabelecido ou livre), visando alcançar uma meta mínima, que permitirá um projeto a ser realizado.
Ele é conhecido, também, como “vaquinha virtual”, justamente, pela ideia de um valor de financiamento dividido entre diversos membros e, assim, torna viável a todos: o criador consegue atingir a meta mais rapidamente e não pesa para quem quer contribuir.
Como funciona um Crowdsourcing?
O Crowdsourcing pode ser feito de diversas formas, mas vamos trazer a seguir a forma mais comum na qual ele se apresenta. Em primeiro lugar, o criador de um projeto levanta o orçamento necessário para que ele saia do papel, colocando todos os investimentos necessários na ponta do lápis.
A partir disso, ele entra em uma plataforma voltada a este fim e define qual a meta mínima necessária. Ele pode definir faixas de valores ou, então, deixar a contribuição livre para quem desejar, por exemplo, doar acima do limite estabelecido.
Ele cadastra o valor (já considerando as taxas de serviço do site) e divulga para pessoas que possam ter interesse em auxiliar no projeto. Como uma forma de incentivo, o criador pode oferecer recompensas de acordo com os valores doados. Quanto mais o público doar, mais atrativos serão os brindes.
Ao bater a meta, o criador deverá cumprir o estabelecido, enviando as recompensas a quem contribuiu e poderá ter acesso ao valor diretamente com a plataforma. Interessante, não é mesmo?
Exemplo de uma estrutura de Crowdsourcing
Para entender melhor como uma campanha de Crowdsourcing funciona, vamos a um exemplo. Pense, por exemplo, em um quadrinista, que está criando um projeto considerando viabilizar a impressão de um livro novo.
Ele levanta todos os valores para impressão de uma tiragem, trabalho de revisão, custos logísticos de entrega, entre outros pontos. Calcula, também, a taxa da plataforma escolhida.
Após informar o valor total, ele definirá as faixas de valores que podem ser doados e os brindes para cada uma delas, como o modelo a seguir:
- Valores abaixo de R$ 50: menção de agradecimento no livro;
- R$ 50: recebe uma cópia do livro que está contribuindo e menção de agradecimento;
- R$ 100: recebe uma cópia do livro, menção de agradecimento e um kit de adesivos;
- R$ 200: recebe uma cópia do livro, menção de agradecimento, um kit de adesivos e uma caneca com uma ilustração exclusiva;
- R$ 300: recebe uma cópia do livro, menção de agradecimento, um kit de adesivos, uma caneca com uma ilustração exclusiva e uma camisa também com uma ilustração exclusiva.
A campanha deverá ter um tempo de duração (por exemplo, 30 dias). A partir disso, o quadrinista compartilhará a campanha em suas redes sociais e quem tem interesse em ajudar e, também, em ter a obra, participará do processo de financiamento.
Quais são os princípios que orientam o Crowdsourcing?
O Crowdsourcing surgiu, justamente, em um contexto no qual há o incentivo de uma cultura colaborativa, no qual as pessoas se sintam mais motivadas a engajar em projetos que acreditam, viabilizando projetos que dependam de um grande volume de investimento.
Não é à toa que ele é utilizado, também, para campanhas com objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade ou doença.
Por isso, alguns de seus princípios são:
- Colaboração;
- Criatividade;
- Incentivo à inovação;
- Apoio a projetos que gosta;
- Focar em uma economia que fortaleça comunidade local (já que você poderá auxiliar pessoas da região a viabilizar ideias que ajudarão na carreira dela).
Quais projetos podem ser financiados por Crowdsourcing?
A resposta é: praticamente tudo! Algumas ideias que podem ser financiadas por Crowdsourcing são:
- Elaboração de podcasts e canais de conteúdo;
- Produção e impressão de livros;
- Criação de jogos (como boardgames e RPG);
- Criação de aplicativos;
- Investimento para lançamento de álbuns;
- Viabilizar cirurgias e procedimentos de saúde;
- Projetos pessoais;
- Viabilizar presentes de casamento (por exemplo, convidados pagam uma cota da viagem de lua de mel do casal), entre outros.
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Agora que você sabe o que é Crowdsourcing, sabe também o quanto ele pode ajudar, até mesmo, a tirar projetos de TI do papel, como criação de aplicativos. Mas, para dar esse passo, é importante dominar a área, não é mesmo?
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Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.