DaaS: Entenda essa ferramenta na nuvem e para que serve!

daas

Os serviços em nuvem, como Infrastructure as a Serve (IaaS), Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS) se popularizaram e muitas empresas hoje orientam suas atividades para o uso dessas possibilidades. E, com isso, novas possibilidades surgem constantemente.

Uma delas é o DaaS. Mas o que significa essa sigla? Como funciona essa ferramenta na nuvem e para o que ele é utilizado?

Venha com a gente e conheça mais sobre o que é DaaS e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é DaaS

DaaS é a sigla para Desktop as a Service. A partir dele, é possível oferecer o serviço de uso de um desktop completo virtual para o usuário, por meio da conexão de rede.

Um serviço provedor permite o acesso remoto a um ambiente gerenciado por ela, garantindo que o usuário possa ter acesso a todas as funcionalidades que um desktop físico pode permitir, mas, sem a necessidade de investir em um equipamento físico.

nuvem
DaaS, ou Data as a Service, é um serviço de computação em nuvem que fornece acesso a dados de forma remota. Fonte: Shutterstock.

Tipos de Desktop as a Service

Temos dois tipos de Desktop as a Service (DaaS) hoje no mercado:

  • Desktop persistente: o usuário pode personalizar um desktop remoto, como se fosse um espaço de serviço próprio. Toda vez que fizer login, será recuperado todo o processo que havia sido realizado anteriormente. E, portanto, a empresa fornecedora do serviço precisa ter uma maior capacidade de armazenamento dessas informações;
  • Desktop não-persistente: toda vez em que há um logout, há o encerramento e apagamento dos dados ali presentes, sendo algo mais temporário para utilizar serviços compartilhados em cloud.

Como funciona o DaaS

O Desktop as a Service é hospedado em um serviço de nuvem fornecido por um provedor, no qual ele oferece para o contratante toda a infraestrutura idêntica à encontrada nos desktops físicos. O acesso à versão virtual é feito por meio do navegador ou sistema próprio para este fim.

notebook
O DaaS permite o acesso e gerenciamento de dados através da nuvem, sem a necessidade de infraestrutura local. Fonte: Shutterstock.

Para acessá-la, será preciso ter as máquinas disponíveis. O profissional faz o login no sistema em nuvem de DaaS. Nesse momento, se tiver alguma atualização nas configurações, ela já será implementada automaticamente. Ele utiliza todos os recursos fornecidos remotamente e, ao final, realizará o logout.

Se o tipo de uso for persistente, tudo que foi realizado ficará salvo e estará disponível no próximo login, incluindo as configurações realizadas, o que já deixará pronto para o próximo uso, sem precisar reconfigurar posteriormente. Já no caso de uso não persistente, o serviço de desktop é totalmente apagado após o término do uso.

Benefícios no uso do DaaS

O Desktop as a Service tem sido adotado, principalmente, por ser capaz de proporcionar diversos benefícios em seu uso. Quem deseja tornar-se especialista na área precisa estar atento para isso. Confira a seguir algumas das principais vantagens do DaaS.

  • A configuração toda é realizada pela empresa fornecedora do serviço, não sendo necessário que os profissionais internos cuidem disso;
  • Economia de tempo e dinheiro com compra de dispositivos e recursos;
  • Não passa por desafios e dificuldades gerados, por exemplo, pela alta demanda de disponibilidade de armazenamento gerada por algumas soluções. Com o DaaS, o armazenamento utilizado é fornecido pela fornecedora de cloud;
  • Redução de tempo de inatividade, já que boa parte das empresas que trabalham com DaaS fornecem suporte remoto 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo rapidamente a incidentes;
  • Agilidade em atualização de sistemas. Não será preciso fazer os processos manuais em cada uma das máquinas, já que o serviço de DaaS trará as atualizações necessárias a casa uso; 
  • Economia com compras de equipamentos robustos, já que todos os recursos de processamento são oferecidos remotamente pela empresa provedora do serviço. Além disso, os equipamentos que rodam por DaaS possuem valor menor e gastam menos energia;
  • Flexibilidade. Em um mesmo dispositivo, rapidamente, é possível ter um desktop com sistema operacional Windows e mudar para Linux;
  • Maior segurança no uso de BYOD (Bring Your Own Device – ou, em português, “traga seu próprio dispositivo”). Afinal, é possível utilizar o ambiente de DaaS para o uso corporativo, evitando que o uso pessoal possa prejudicar a segurança dos dados da empresa;
  • Segurança nos dados. As informações ficam armazenadas nos servidores em nuvem, reduzindo os riscos de violações de segurança. Por exemplo, um dispositivo roubado não é um problema: basta fazer a desconexão remota dele. As empresas possuem protocolos de segurança robustos e profissionais que atuam em esquema de plantão, identificando eventuais riscos e atuando rapidamente em caso de problemas.
celular
Os benefícios do DaaS incluem escalabilidade, acessibilidade e redução de custos. Fonte: Shutterstock.

Domine o cenário de cloud e tecnologia com a Anhanguera

A computação em nuvem permitiu que diversas ferramentas e serviços começassem a surgir, e poderão ser utilizadas na área de TI, bem como também precisar de especialistas em cloud para sua implementação.

Comece já a dominar o cenário de cloud computing para cuidar dessas questões: faça sua formação nos cursos tech da Anhanguera! Estude com a melhor infraestrutura, currículo atualizado e docentes incríveis.Faça sua inscrição em um de nossos cursos e comece já a sua jornada no mundo da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima