Regex é a sigla para o termo em inglês Regular Expressions e você pode encontrar ela, ainda em português, como “expressões regulares”. Ele é uma forma mais simples de permitir a um programador a trocar algum elemento em um código fonte.
Desenvolver códigos-fonte pode ser desafiador, por isso, é fundamental saber como otimizar esse processo e o Regex pode ser o responsável por essa facilitação. Mas como ele pode ser adotado?
Confira a seguir alguns exemplos de aplicação do Regex e tire suas dúvidas a seguir.
Extração de informações em um documento
O Regex pode ser utilizado para conseguir realizar a extração de informações de um texto ou documento. A partir dele é possível, por exemplo, identificar e extrair URLs que estejam presentes em um arquivo, o que pode ser importante para determinadas funções
Validação de dados
Além de extrair informações de um documento, o Regex pode ser utilizado, por exemplo, para identificar se um dado solicitado em um formulário, de fato, está dentro dos padrões esperados. Isso pode ser importante, por exemplo, para identificar uma tentativa de fraude em um formulário.
Regex pode ser utilizado, por exemplo, para analisar se um dado oferecido em um formulário realmente, bate com o padrão de CPF e, caso contrário, sinalizar de que, provavelmente, ocorreu um erro de digitação e a necessidade de conferir o conteúdo.
Isso acontece, justamente, porque ele consegue identificar padrões de caracteres dentro do conteúdo. O mesmo vale, também, para padronizar a forma de registro. Afinal, é para ser escrito no formulário com o uso de ponto e hífen ou não? O Regex pode ser utilizado para este fim.
Substituições de conteúdo no documento
Outro exemplo de uso do Regex nas rotinas de desenvolvimento é quando há a necessidade de substituir determinado padrão de texto por outro. Isso facilita, por exemplo, o processo de substituição em massa em um arquivo extenso.
Isso é feito por meio da função de “replace” para substituir determinado termo ou expressão por outro ao longo de todo o documento. Com isso, é possível adaptar mais facilmente um código para outros projetos, quando necessário.
Verificação de senhas
Outro exemplo no uso do Regex é para constituir os padrões de validação em relação às senhas, quando há requisitos mínimos para este fim. Por exemplo, você já deve ter notado que, ao tentar cadastrar uma senha em alguns sites, ele orienta algumas exigências, entre elas:
- Número mínimo de caracteres;
- Necessidade de caracteres especiais;
- Não poder utilizar determinados caracteres;
- Exigência de números;
- Exigência do mínimo de caracteres especiais e números.
Extração de informações de um arquivo de log
É comum que os profissionais precisem extrair alguns dados importantes de log. Para isso, as expressões regulares podem ser utilizadas para este fim. Estão entre elas:
- Endereço IP;
- Datas do log;
- Eventuais mensagens de erro, entre outros.
Benefícios do Regex
O Regex pode trazer diversos benefícios para a criação de uma solução, entre elas:
- Trazer maior eficiência em diversas atividades (como processamento de texto em bots);
- Proporciona maior flexibilidade nos processos;
- Proporciona maior agilidade em determinadas funções, entre outros.
Domine a área tech com a Anhanguera
Conhecer alguns dos principais exemplos de aplicação do Regex é fundamental para proporcionar uma carreira de sucesso na área de TI e estar atento para o aprendizado sobre o uso das expressões regulares.
Para facilitar isso, ter uma formação de sucesso poderá fazer toda a diferença neste momento. E a Anhanguera é a melhor opção para a formação de uma carreira de sucesso!
Os nossos cursos de tecnologia possuem currículos atualizados, professores experientes na área e uma infraestrutura incrível e que ajuda você a sair a frente no mercado.
Inscreva-se agora e conquiste seu sucesso com a Anhanguera!
Perguntas Frequentes
O Regex é formado por três pontos fortes: possibilidade de buscas de padrões dentro de sequências de caracteres; realização de validações de informações (como e-mail, senha, telefone, CPF) e substituições de conteúdos em um texto.
As expressões regulares dependem do conhecimento de alguns conceitos importantes para que seja adotado de forma eficiente. Estão entre eles a ideia de classe, âncoras, modos e buscas por múltiplos padrões dentro de um texto. Eles ajudam a encontrar padrões mais rapidamente no conteúdo (como um código-fonte).
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.