Conheça os diferentes tipos de API, e para o que cada uma serve!

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API é a sigla para Application Programming Interface e é um daqueles termos que são muito conhecidos pelos profissionais da área de Tecnologia da Informação, justamente por facilitar os processos no dia a dia.

Ele é responsável por facilitar as trocas de comunicação e informações entre diferentes soluções diferente. Isso ajuda para que seja possível utilizar funcionalidades de uma solução em outra, ajudando no processo de integração.

Por exemplo, quando um aplicativo mobile precisa contar com um mapa interno, ele pode utilizar a API do Google Maps para isso. Por isso, é muito importante conhecer mais sobre os tipos de API e como eles serão utilizados no dia a dia.

Saiba mais a seguir!

API Pública ou Aberta

A API Pública ou Aberta é aquela que está aberta para que programadores de outras empresas possam utilizar para ser incorporada em uma nova aplicação. Em alguns casos, podem ter restrições mínimas, mas que não inviabilizam essa integração.

Por exemplo, uma API pública do Google Maps é o que permite que seu recurso possa ser utilizado no uso de um app mobile para delivery de restaurantes. Ela fica disponível de forma acessível para outros profissionais de TI.

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API Pública: Aberta a programadores externos para integração em novas aplicações. Fonte: Shutterstock.

API Privada ou Interna

A API Privada ou Interna é aquela que só fica disponível para o ambiente interno de uma empresa, ou seja, desenvolvedores externos não terão acesso a ela. Por exemplo, a API de uma solução interna de uma empresa pode ajudar para que outros profissionais de TI desenvolvam softwares que ajudam a otimizar a comunicação interna.

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API Privada ou Interna é uma interface que restringe o acesso apenas aos sistemas e aplicativos internos de uma organização. Fonte: Shutterstock.

Com isso, os especialistas não precisam começar essa integração do zero, agilizando a produção de soluções que ajudarão no negócio.

API de parceiros de negócios

É muito comum, no ambiente de TI, que empresas trabalhem de forma parceira e desenvolvam plataformas e soluções, permitindo maior integração entre as partes. Ou seja, ela faz parte de um acordo comercial entre eles.

Com isso, as trocas de informações entre as partes são facilitadas, o que pode ser fundamental, dependendo da área de atuação. Isso costuma ser muito comum na área industrial, mas pode abranger diversas relações entre negócios.

Isso permite, por exemplo, que as informações possam ser transmitidas entre negócios com maior segurança e minimizar eventuais problemas com vazamento ou contato dos dados por quem não deva ter acesso a elas.

API composta

Neste tipo de API, é possível utilizar não só uma, mas diferentes APIs de serviços, sistemas e dados para geração de comunicação entre as partes. Normalmente os especialistas utilizam quando há uma arquitetura focada em microsserviços, ou seja, é preciso ter dados de múltiplas fontes para conseguir executar um serviço.

API de dados     

Outro tipo é a API de dados. Ela está relacionada com a troca de informações para bancos de dados e soluções SaaS (Software as a Service). Isso pode ser fundamental, por exemplo, quando há a necessidade de comunicação entre uma solução e um database para o seu funcionamento adequado.

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API de dados é uma interface que permite o acesso e troca de informações entre diferentes sistemas e aplicativos de forma estruturada. Fonte: Shutterstock.

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Perguntas Frequentes

Qual a importância da API em TI?

A API deve proporcionar uma comunicação  efetiva entre sistemas, agilizando as trocas de informações e sem necessidade de precisar realizar o processo de integração do zero. Além disso, promove a modernização de processos organizacionais, facilita a execução de tarefas e favorece a eficiência no uso de soluções.

O que uma API deve ter?

Uma API deve proporcionar uma interface uniforme e didática, facilitando as trocas de informação entre usuário e software. Além disso, deve ser uma solução consistente, que permita facilitar tarefas simples e agilize processos de desenvolvimento e uso de dados. Também permite automação de processos e proporciona o funcionamento de determinados tipos de soluções, como o chatbot.

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