As Fintechs são a sensação do momento! Inclusive, muitas delas são consideradas startups unicórnios (ou seja, aquelas que ultrapassam o valor de US$ 1 bilhão de mercado), um ponto almejado por muitos empreendedores!
Afinal, o mundo mudou e os modelos tradicionais de instituições bancárias não dão mais conta das demandas de um novo público. Ele exige praticidade, inovação e personalização dos serviços. Por isso, investir nesse modelo pode ser uma ótima oportunidade de investimento, sabia?
Venha com a Academia Tech e aprenda tudo sobre o que são as Fintechs e descubra uma ótima oportunidade de empreendimento na área de tecnologia!
O que são Fintechs?
O termo Fintech é a junção dos termos “Financial” e “Technology”. São empresas focadas na área de tecnologia que prestam serviços financeiros diversos ao público.
As Fintechs possuem um modelo centrado em tecnologia, permitindo maior comodidade para os clientes. Por exemplo, todas as funções podem ser feitas diretamente em um aplicativo mobile, sem a necessidade de ir a uma agência física – uma das grandes reclamações de muitos clientes.
Como surgem as Fintechs?
Elas surgiram, como um contraponto às instituições financeiras tradicionais, que possuíam um modelo engessado e pouco atrativo para uma geração que demandava agilidade, personalização e serviços diferenciados.
Inclusive, muitas delas começaram a se modernizar a partir do sucesso das Fintechs. Afinal, perceberam que esse mercado está em alta e é preciso se adaptar a esse novo cenário, tentando não perder clientes.
As Fintechs não se restringem apenas aos serviços bancários! Elas podem atuar com fornecimento de crédito pessoal, gestão de investimentos, controle financeiro do cliente, entre outros.
Por que as Fintechs são a sensação do momento?
Já são mais de 5 mil Fintechs abertas em todo o mundo. Existem muitas razões pelas quais elas ganharam o coração e os investimentos dos brasileiros! Muitas dessas empresas, inclusive, se transformaram rapidamente em startups unicórnio e elevaram rapidamente o seu valor de mercado.
Alguns dos motivos que tornam esse modelo de negócios tão atrativo para clientes e investidores são:
- Praticidade, já que os clientes podem resolver todos os seus problemas diretamente no smartphone, sem precisar comparecer à agência física;
- Cartela diferenciada de serviços, como gestão de investimentos, uso de inteligência artificial na composição da carteira de investimento, facilidade na avaliação de crédito entre outros;
- Serviços gratuitos para o cliente que está fugindo das taxas altas dos bancos (por exemplo, uso de cartões de crédito sem anuidade);
- Adesão de tecnologias importantes mais rapidamente, por já nascerem em um ambiente voltado à inovação.
Além de tudo isso, elas também geram confiança dos clientes, por serem regulamentadas pelo Banco Central. Ou seja, todas as transações são protegidas pelas regras nacionais, o que dão maior respaldo para o cliente em caso de problema. As Fintechs precisam seguir uma série de protocolos rígidos, protegendo o dinheiro dos clientes.
Quais são as Fintechs que estão ganhando o mercado atualmente?
E que tal se inspirar nas Fintechs que estão se destacando no mercado? Confira a seguir algumas que estão fazendo história e conquistando a confiança dos brasileiros. Muitas delas, inclusive, estão ganhando espaço em outros países.
Conheça mais sobre as maiores do mercado brasileiro a seguir.
Nubank
O Nubank, criado em 2013, é uma fintech unicórnio, tornando esse modelo fortemente conhecido no Brasil. Destacou-se pelo fornecimento de cartão de crédito sem anuidade e com limite de crédito maior do que o concedido pelos bancos tradicionais.
Além disso, também inovou com programa de recompensa, uso de serviço de conta-corrente sem taxas, rendimento no valor aplicado na conta e atendimento diferenciado ao cliente.
C6 Bank
Outra fintech de serviços bancários destaque no cenário brasileiro foi o C6 Bank. Para além da área bancária, a empresa foi uma das primeiras empresas nesse modelo a oferecer uma maquininha de cartão própria, facilitando o uso por pessoas jurídicas.
Creditas
A Creditas é uma das fintechs mais conhecidas de fornecimento de crédito pessoal. Sua vantagem é fornecer taxas de juros mais atrativas e prazos de pagamento melhores do que as fornecidas pelos bancos tradicionais, devido à redução dos custos operacionais.
Toro Investimentos
Voltado para investimentos, a Toro foi a primeira fintech do Brasil que era uma corretora de investimentos desvinculada dos bancos tradicionais — e isso lá em 2010. Ela também atua como uma consultoria sobre educação financeira.
ThinkSeg
A ThinkSeg é uma empresa dentro do campo de seguros que utiliza o modelo “Pay Per Use”, ou seja, o cliente paga por aquilo que usa, tornando o serviço muito mais barato do que os modelos tradicionais. É uma opção mais interessante para quem roda menos com o veículo e não tem demanda de serviços com valor mais elevado.
Por que vale a pena investir na área de Fintechs?
Como você viu, muitas Fintechs estão ganhando espaço no mercado e muitas delas surgiram no modelo de startup, formadas por equipes que dominavam o setor de tecnologia e queriam empreender em inovação.
Já pensou em ser responsável pela próxima empresa a alcançar US$ 1 bilhão em valor? Muitas brechas ainda podem ser cobertas e você fazer parte da história do mercado financeiro solucionando esses problemas!
Então, um bom primeiro passo é investir na formação na área de tecnologia. Isso poderá dar a base para gerar insights que poderão criar um produto único, inovador e que conquiste a atenção dos usuários e, claro, dos investidores, a fim de viabilizar o projeto!
Mergulhe na área de tecnologia e crie a sua própria Fintech!
Já considerou entrar no mundo tech e ter todo o domínio técnico para empreender e ser o próximo bilionário com um negócio de sucesso, como uma Fintech? O primeiro passo é com a gente: aprenda com os melhores docentes nos cursos da Anhanguera!
Com uma grade atualizada, trilhas de conhecimento para complementar seu conhecimento, entre outros diferenciais, você terá expertise para criar um produto que encante investidores e ter a sua própria startup unicórnio — e, quem sabe, conhecer seus futuros parceiros no curso?
Faça sua inscrição em um de nossos cursos agora e não perca tempo!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.