Se você é um entusiasta da área de tecnologia, ou está começando seus estudos nessa área, já deve ter visto uma sigla que aparece até com bastante frequência: BI. Quanto mais o uso de dados avança, mais ela aparece, inclusive, como uma área com contratações constantes para TI.
Mas afinal, o que é essa sigla? Por que ela é tão frequente? E como são as rotinas dos profissionais que trabalham nessa área? Tudo isso ajudará você a entender se essa é uma boa opção para sua entrada no mercado.
Entenda o que é BI e sua importância para a nova era dos dados!
O que é BI?
BI é a sigla para Business Intelligence, um termo que, em português, poderia ser traduzido para “Inteligência de Negócios”. É uma área que abrange as estratégias de uso de análise de dados para promover tomadas de decisões mais inteligentes e que sejam capazes de proporcionar mudanças significativas nas empresas.
Ele alinha o uso de diversas ferramentas, como mineração de dados, big data, ciência de dados, visualização de dados, entre outras, para promover uma análise de negócios mais inteligente e ajudar em tomadas de decisões mais eficientes.
Qual a importância do BI no momento atual?
O BI está cada vez mais em alta, justamente, pelos diversos benefícios que ele pode proporcionar. Estão entre eles:
- Promover tomadas de decisões mais eficientes e embasada em dados, evitando erros cometidos por intuições e achismos;
- Ajuda a encontrar oportunidades que estão presentes de forma mais ágil, antes que outros concorrentes do mercado identifiquem;
- Permite um planejamento futuro consistente e eficiente e com maior previsibilidade;
- Minimiza perdas, prejuízos e problemas que possam gerar danos para os negócios;
- Identifica desafios a serem superados e quais são os pontos mais estratégicos que podem ser abordados para resolver a questão.
Como são as rotinas dos profissionais de Business Intelligence?
Muitas pessoas que não conhecem bem a área de dados acreditam que os profissionais de Business Intelligence atuam apenas com a elaboração de relatórios a partir das análises realizadas no dia a dia. Mas não é bem assim.
Este profissional também está intimamente ligado, por exemplo, a mudanças importantes na cultura interna do negócio, apontando quais são as mudanças que contribuiriam para melhorias na empresa e, também, deverá monitorar e avaliar essas questões a partir de indicadores fornecidos pela análise de dados.
Mas como é o dia a dia dos profissionais de Business Intelligence? Vamos conhecer mais sobre isso a seguir.
Coleta de dados
O Business Intelligence opera com análise de dados. Portanto, um passo inicial é, justamente, obter as informações que serão fundamentais para suas atividades.
Essa é uma etapa que merece muita atenção, pois é preciso fazer uma seleção adequada das informações que serão utilizadas. Se você coleta dados que não tenham relação direta com a análise a ser realizada, os resultados poderão ser equivocados.
Esse processo é feito de forma automatizada, por meio de softwares (como o Power BI) e plataformas para este fim. Mas é preciso saber selecionar quais são as informações que eles devem obter.
Organização e análise
Aqui temos uma parte importante do trabalho do profissional de Business Intelligence: o tratamento das informações. Mesmo que a seleção tenha sido feita de forma correta previamente, é necessário filtrar o que cabe e o que não cabe na estratégia do momento.
Essa também é uma etapa que conta com ferramentas que ajudam nessa atividade, mas sempre com supervisão humana para garantir que está tudo certo. Apenas a partir disso que a análise pode ser realizada.
Nesse momento, o profissional seleciona os indicadores que serão analisados ou, ainda, pode desenvolver uma solução para análise para um objetivo específico.
Hoje temos muitas ferramentas de Business Intelligence que oferecem formas gráficas e facilitadas de visualização e ajudando nas estratégias no dia a dia. E, inclusive, permitem ao profissional customizar o dashboard de acordo com suas necessidades.
Monitoramento dos dados
Uma das tarefas mais importantes e que exige mais atenção por parte dos profissionais de Business Intelligence é realizar o acompanhamento constante dos resultados. Isso vale tanto para indicadores que exigem monitoramento constante quanto, também, para aqueles estratégicos que deverão ser sinalizados em um relatório no final de um período.
Por exemplo, um profissional de Business Intelligence que atua no monitoramento de cenários de crise precisa estar atento a todo o momento para identificar se há algum tipo de mudança que sinalize a necessidade de fazer intervenção imediata.
Da mesma forma, a longo prazo, ele pode apontar estratégias importantes que precisam ser realizadas com mais tempo e, portanto, necessitarão de um relatório mais elaborado e propositivo.
Compartilhamento dos resultados
A partir das análises, o profissional de Business Intelligence deve preparar formas de comunicar os resultados da sua análise para quem é de interesse (por exemplo, lideranças de determinados times ou, ainda, para os gestores do negócio como um todo.
Isso pode ser feito com relatórios escritos ou, ainda, de forma gráfica. Em alguns casos, pode unir ambos. Tudo dependerá do objetivo da análise e do que está sendo avaliado.
Acompanhamento de mudanças
Quando há mudanças feitas pelas proposições que o profissional de BI trouxe, é necessário que ele acompanhe o processo. Em primeiro lugar, isso pode interferir nas formas pelas quais ele fará a análise dos dados posteriormente.
Além disso, toda mudança traz a necessidade de avaliar possibilidades de falhas e necessidade de recalibrar questões para que as alterações sejam bem-sucedidas. Por isso, o profissional de BI também deve fazer parte dos times que cuidam dessas alterações.
Saiba tudo sobre o mundo dos dados com a Academia Tech
Gostou de saber mais sobre o que é BI e quer entender mais sobre esse universo dos dados? Então não deixe de mergulhar em tudo que a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera, oferece para você.
Aqui você encontra os melhores conteúdos sobre o assunto, entende mais sobre as profissões relacionadas com a área e ainda encontra tudo que precisa saber sobre os cursos para tornar-se um expert no mundo dos dados.
Já pensou em ter uma formação tech? Conheça a gama completa de cursos de tecnologia que a Anhanguera oferece!
Perguntas Frequentes
O Business Intelligence pode ser aplicado para monitorar engajamento tanto do público externo quanto interno. Pode, também, ser utilizado para monitoramento de comportamento dos clientes e enxergar oportunidades interessantes que podem ser aproveitadas.
Também pode ser utilizado para monitorar interesses do público, encontrar formas de reduzir custos e identificar a performance dos times internos.
O Business Intelligence deve ser devidamente planejado para ser implementado, identificando quais são as condições atuais. A partir disso, o especialista em BI define quais serão as ferramentas utilizadas e como pode implementá-las no negócio.
Além disso, define quais serão as métricas a serem monitoradas, métodos de organização de dados e treina os times que atuarão com o especialista para proporcionar maior eficiência nas atividades diárias.
Estão entre as principais ferramenta de Business Intelligence o Power BI, Google Data Studio, IBM Watson Analytics, Project BI, Qlikview e Tableau.
Para escolher entre elas, é preciso considerar os custos e benefícios, demandas da empresa e a familiaridade do especialista com cada uma das ferramentas que poderão ser implementadas. Todas essas são úteis para as rotinas de BI.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.