Conheça tudo sobre a Faculdade de Ciência de Dados!

aula dados

Em algum momento você já esbarrou com a frase “dados são o novo petróleo” ou, então, viu alguma matéria jornalística falando sobre como eles têm se tornado centrais para muitas empresas e impactado em nosso dia a dia.

Isso acontece porque, com o aumento no volume de dados gerados, hoje é possível utilizá-los para identificação de tendências, padrões e, até mesmo, para predições. Ou seja, tem um papel estratégico para os negócios.

Quer trabalhar nessa área? Então conheça tudo sobre a Faculdade de Ciência de Dados e descubra como entrar em uma das áreas mais promissoras do momento!

Conheça tudo sobre Ciência de Dados

Você pode conhecer essa área tanto como Ciência de Dados, seu nome em português, quanto também encontrará a definição de Data Science (termo em inglês). Essa é a área que trabalha com uma abordagem interdisciplinar entre estatística, ciência da computação e epistemologia científica.

A ideia é que, por meio de métodos estatísticos, seja possível fazer investigações para pesquisas científicas e, também, utilizar essas questões para gerar insights importantes para os negócios.

banco de dados
Ciência de dados é o estudo e a análise de grandes conjuntos de dados para obter insights e tomar decisões informadas. Fonte: Shutterstock.

Algumas das principais ferramentas que fazem parte das rotinas dessa área são:

O aumento na geração de dados proporcionou que essa área pudesse ganhar essa importância tão fundamental no momento atual. Afinal, o número de dispositivos móveis cresce exponencialmente, já superando a população mundial.

Além disso, quanto mais ações são realizadas no ambiente digital, mais rastros de dados são gerados. E com a transformação digital, isso tem sido bastante potencializado.

Quando eles são devidamente tratados e analisados, permite que padrões sejam encontrados e ações estratégicas possam ser definidas a partir disso. Quer ver um exemplo?

Uma empresa está em busca de identificar se um determinado produto lançado teve uma boa aceitação no mercado e qual está sendo o público-alvo. Com a análise de dados adequada, é possível fazer essa verificação e ter, até mesmo, uma projeção dos resultados a médio e longo prazo, de acordo com as tendências de comportamento do público.

O papel do cientista de dados aqui é crucial. Isso porque ele é o responsável por gerenciar todas essas etapas. Ele realiza:

  • A identificação dos espaços em que a coleta de dados deve ser realizada;
  • Organização dos bancos de dados em que as informações estarão armazenadas, garantindo a proteção dos dados;
  • Tratamento das informações coletadas;
  • Identificação das métricas que deverão ser analisadas de acordo com o objetivo da análise;
  • Verificação se a coleta, armazenamento e tratamento estão de acordo com a legislação vigente;
  • Implementar as medidas necessárias para garantir a proteção das informações de forma adequada;
  • Produção de relatórios e gráficos que ajudarão as lideranças e gestores a entenderem os resultados para além dos termos técnicos que fazem parte das rotinas de TI.

E o nome “Ciência de Dados” não é a toa: ela, realmente, atua dentro de parâmetros lógicos bem delimitados para conduzir as atividades no dia a dia. Essa fase se chama “modelagem de dados”.

Ou seja, o Cientista de Dados deverá projetar um modelo de análise dos dados, pensando no perfil das análises, os dados que vão ser testados, os objetivos da análise, entre outras possibilidades.

O projeto de modelagem passa pelas seguintes etapas:

  • Planejamento do modelo;
  • Produção do modelo de dados;
  • Avaliação do modelo;
  • Implementação;
  • Monitoramento;
  • Testagem do modelo.

Duração do curso

Agora que você já sabe tudo sobre Ciência de Dados e provavelmente está mais curioso sobre como entrar nessa área, vem com a gente! Vamos começar a trazer as principais informações sobre essa faculdade.

Em primeiro lugar, vamos conhecer o tempo que o curso dura. O modelo da Faculdade é o Tecnólogo, ou seja, um curso de menor duração e mais direto e voltado para sua atuação no mercado.

Neste caso, você já sairá com um diploma após 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio). E uma informação muito importante: o diploma de Tecnólogo tem a mesma validade do que o de Bacharelado tradicional (que possui, em média, 8 semestres de duração).

A única diferença é o direcionamento: você terá uma formação mais voltada para o mercado de trabalho. Ou seja, não perderá nada em conteúdo para sua formação profissional!

homem ti
O Tecnólogo em Ciência de Dados dura 5 semestres (ou seja, 2 anos e meio). Fonte: Shutterstock.

Grade curricular

Uma dúvida muito comum que recebemos é sobre os detalhes da grade curricular da Faculdade de Ciência de Dados. Afinal, isso pode ser um dos pontos levados em consideração para sua escolha.

E claro que vamos ajudar você aqui também. Conheça a seguir mais sobre a estrutura e as disciplinas deste curso.

Base do curso

Mesmo em um curso de curta duração, fato é que você terá um momento no qual aprenderá as questões iniciais do mundo da programação. Afinal, é preciso ter um conhecimento inicial em questões da área de tecnologia, para não ficar tão perdido.

Essa fase é crucial! Se você sair daqui com dúvidas, poderá chegar em disciplinas específicas sem a base necessária para entender as técnicas que serão ensinadas e farão parte da sua rotina como cientista de dados.

Por exemplo, se não conseguir dominar bem o que são algoritmos e como é sua lógica de operação, como conseguirá criar aqueles que serão utilizados em modelagem de dados no futuro?

programacao
As disciplinas de programação estão presentes na grade curricular da Faculdade de Ciência de Dados. Fonte: Shutterstock.

Em Ciência de Dados, por ser uma área interdisciplinar e bastante baseada em estatística, você precisará aprender bastante sobre questões relacionadas com lógica e matemática. Mesmo que seja desafiador, dedique-se a elas. Isso dará uma boa base para sua formação!

Algumas das principais disciplinas que fazem parte deste momento inicial e ajudarão você a mergulhar no mundo da tecnologia são:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Bancos de Dados em Nuvem;
  • Cálculo Diferencial E Integral;
  • Cálculo Diferencial E Integral II;
  •  Equações Diferenciais;
  • Estrutura De Dados;
  • Geometria Analítica;
  • Lógica Computacional;
  • Otimização E Pesquisa Operacional;
  • Segurança de Dados.

Conhecimentos específicos

Passando pela primeira fase e aprendendo mais sobre as bases da Tecnologia da Programação e, também, da Ciência de Dados, você estará melhor preparado para entrar em uma nova fase no curso, ou seja, o ciclo de conhecimentos específicos.

Aqui, a base que você formou antes será fundamental. Por exemplo, uma disciplina fundamental do curso é “Probabilidade E Estatística Para Análise De Dados”.

Sem entender as bases de matemática e cálculo, será bem mais difícil entender como esses temas dialogam com a análise de dados.

Algumas das disciplinas que compõem essa parte da formação são:

  • Análise Exploratória De Dados – Eda;
  • Data Mining;
  • Machine Learning;
  • Modelagem de Dados;
  • Processamento De Linguagem Natural – NIP;
  • Programação Orientada A Objetos Para Dados;
  • Programação E Desenvolvimento De Banco De Dados;
  • Redes Neurais E Deep Learning;
  • Técnicas de Inteligência Artificial.

Estágio e trabalho de conclusão de curso

Além das disciplinas, você também será incentivado a dar um passo a mais e colocar seus conhecimentos em prática: é a oportunidade do estágio. Com a possibilidade de supervisão, você aprenderá tudo sobre Ciência de Dados, agora na prática.

Esse é um momento importante, principalmente, porque permite a você a ganhar maior confiança profissional, além de começar um bom networking, o que será fundamental para seu futuro na área.

E, ao final, deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso – o famoso TCC. Nele, será preciso abordar um dos temas do curso e mostrar que realmente domina o assunto.

Projetos

Bons cursos de Ciência de Dados permitirão que você possa testar seus conhecimentos ao final de cada etapa, para não deixar qualquer pendência para trás. E isso é contemplado nas disciplinas de Projetos.

Quando eles são realizados a cada semestre, você consegue identificar quais são os pontos que realmente estão trazendo dúvidas e conversar com os monitores sobre o assunto.

Quando as pendências acumulam-se para o final do curso, é comum que você tenha maior dificuldade em identificar o que, realmente, precisa ser revisto. Por exemplo, será que a sua dificuldade em fazer uma modelagem de dados não está lá nos conhecimentos sobre estatística, em uma etapa anterior?

Mercado de Ciência de Dados

E, claro, você quer entrar em uma área que tenha ótimas oportunidades de trabalho. Então, não poderíamos deixar de falar sobre dados atuais e tendências sobre o mercado de Ciência de Dados, para ajudar você nessa escolha.

Para começar, vamos citar o Gartner, uma das maiores autoridades da área de tecnologia e que realiza diversas pesquisas sobre o assunto. Sobre Ciência de Dados, o instituto realizou uma pesquisa com mais de 3 mil CIOs.

Nela, a maioria das lideranças afirmaram que o Business Intelligence, um dos braços da Ciência de Dados, fará parte das estratégias do setor. Inclusive, essa é uma ótima área para você começar a atuar.

Outra pesquisa importante e que ressalta o quanto essa área é promissora é o relatório Future of Jobs, de 2020. Nela, as carreiras de Analista de Dados e Ciência de Dados estão no topo das profissões que estarão em alta nos próximos anos.

Veja também: Se você está gostando do post sobre o curso de Ciência de Dados, assista também ao vídeo que preparamos com todas as informações desse curso na Anhanguera. Não deixe de conferir!

Salário Médio do profissional formado na Faculdade de Ciência de Dados

E outra informação essencial sobre a área e que será importantíssima para sua decisão, claro, diz respeito ao salário médio que um profissional formado em Ciência de Dados pode receber em sua carreira.

Segundo o site Salário, a média de remuneração no Brasil é de R$ 8.394,62 para 41 horas semanais. E no topo da carreira, você poderá receber até R$ 17.761,81.

Cabe ressaltar que esses valores podem mudar ao longo do tempo e por região. E, também, que são as médias dos salários praticados no Brasil. Elas podem ser ainda mais atrativas se você conseguir vagas no exterior.

Escolhendo um curso de Ciência de Dados

Agora você sabe tudo sobre Ciência de Dados e, também, sobre o curso que poderá colocá-lo nas melhores vagas para uma área com salários muito atrativos. Mas para isso, é crucial que a escolha sobre a faculdade seja acertada.

Afinal, com uma boa formação, é possível conquistar vagas com valores de remuneração acima da média e garantir o seu sucesso profissional. Mas o que deve ser avaliado nessa escolha? Confira alguns pontos que devem ter sua atenção a seguir.

Disciplinas de Projeto ao longo de todo o curso

A área de tecnologia pode ser desafiadora para quem ainda não tem tanta afinidade com o assunto. E em Ciência de Dados, isso pode ser ainda mais forte, justamente, pela forte presença de matemática e estatística no curso.

As disciplinas de Projeto, quando feitas ao longo de todo o curso, vão proporcionar maior segurança e experiência para conhecer mais detalhes sobre como aplicar a Ciência de Dados de forma prática. Então analise se há essa possibilidade no currículo da instituição.

Programas de estágio e emprego

Outro ponto importante de escolha é ver se a faculdade possui programas fortes de estágio e emprego. Afinal, você não quer ter dificuldades para conseguir sua primeira oportunidade, não é mesmo?

A Anhanguera, por exemplo, possui o Canal Conecta. Nele, você terá acesso a um portal com mais de 400 mil oportunidades, tanto de emprego quanto, também, de estágio. Incrível, não é mesmo?

Programa de monitoria

Uma boa faculdade oferece todo o suporte para que você possa tirar suas dúvidas e sair preparado para atuar no mercado. E os monitores têm um papel essencial nisso.

Afinal, nem sempre você terá contato direto com os professores para isso. Os monitores darão aquela ajuda incrível e, até mesmo, oferecer alguns insights bem legais para resolver problemas.

Venha para o futuro da TI: conheça tudo sobre a Faculdade de Ciência de Dados com a Academia Tech

Quer saber tudo sobre Ciências de Dados e os cursos para sua formação? Conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera! Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre essa área.

Trazemos os melhores conteúdos sobre salários, formação, tendências, mercado de trabalho tech, além de ajudar você a encontrar qual a área que é mais a sua cara com nosso teste vocacional.

E isso tudo com a qualidade de uma das maiores e melhores instituições de ensino do país! Ou seja, só sucesso, não é?

De o primeiro passo em uma carreira de sucesso! Inscreva-se agora mesmo no vestibular online para Ciência de Dados!

Perguntas Frequentes

Quais habilidades um Cientista de Dados deve ter?

Como o próprio nome sugere, um bom Cientista de Dados precisa ter um perfil muito semelhante ao de um pesquisador. Precisa ser objetivo e deixar suas emoções e crenças de lado. Deve sempre analisar objetivamente os dados a sua frente e saber propor hipóteses consistentes.

Além disso, deve ser capaz de propor um modelo lógico de investigação para encontrar os resultados de acordo com as perguntas feitas previamente. Deve, também, dominar as principais linguagens de programação utilizadas na área.

Quais linguagens de programação um Cientista de Dados deve dominar?

Faz parte da rotina de um Cientista de Dados o uso das linguagens de programação R, Python, Scala e Java. Elas são as mais predominantes hoje nas ferramentas utilizadas para Data Science.

Além das linguagens de programação, há diversas ferramentas que também fazem parte da rotina desses profissionais, mas isso dependerá dos objetivos e demandas no dia a dia.

Qual a importância do profissional de Ciência de Dados?

O Cientista de Dados consegue trazer, com dados empíricos, quais são as demandas, oportunidades, eventuais crises e questões estratégicas. Por isso, são especialistas com um papel estratégico nos negócios.

Além disso, este profissional tem dado suporte para pesquisas científicas, ajudando no avanço científico tanto do Brasil quanto, também, participando de pesquisas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima