Saber o que é governança de dados é cada vez mais importante em um contexto no qual temos um maior uso deles como insumos nos ambientes internos das organizações. Esse é um conceito-chave na segurança da informação.
Ele é formado por pilares importantes que devem orientar os trabalhos dos profissionais que cuidam dessa área. Por isso, veja a seguir um conteúdo fundamental com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e que ajudarão a nortear sua carreira na área.
Confira a seguir.
O que é a governança de dados?
A governança de dados tem por objetivo trazer princípios de gestão que permitam gerenciar os dados das empresas em todo o ciclo de vida da informação.
Assim, ela traz protocolos e controles que permitem manter o acesso aos dados de forma segura, sem indisponibilidade, garantindo também sua integridade no dia a dia.
Quais são os pilares da governança de dados?
A governança de dados está amparada em três pilares importantes, como veremos a seguir:
- disponibilidade: os dados precisam estar disponíveis sempre que a empresa precisar de utilizá-los, para os mais diferentes fins, evitando que eles possam cair em inoperabilidade;
- integridade: os dados devem estar disponíveis de forma integral, sem alterações que possam violá-lo e, consequentemente, cair em indisponibilidade ou gerar fraude;
- confidencialidade: os dados não devem ser acessados por terceiros. A governança de dados, portanto, deve trazer segurança e proteção para as informações internas da empresa.
Qual a importância da governança de dados?
Saber o que é a governança de dados ajuda a compreender, também, sua importância para as empresas e, consequentemente, a responsabilidade do profissional nessa área.
Um primeiro ponto é que a governança de dados está alinhada com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que tem por objetivo proteger as informações pessoais de usuários e, assim, evitar o seu uso indevido e proporcionar segurança para os dados.
Outro ponto é que como os dados são utilizados em diferentes funções nas empresas, é fundamental que eles estejam sempre íntegros, disponíveis e seguros. Esse papel cabe, também, à governança de dados.
Com isso, é possível utilizá-los de forma estratégica e proporcionar melhores resultados.
Trabalhe com governança de dados, uma das áreas com maiores oportunidades no momento
Sabendo o que é governança de dados, você consegue preparar-se para um novo cenário, no qual há uma forte demanda por questões desta natureza. Por isso, você terá maiores chances de conseguir uma vaga que alavancará sua carreira.
A Academia Tech da Anhanguera pode trazer a formação necessária para atuar nessa área. Além de proporcionar toda a informação complementar para gerar maior especialização nas suas atividades.
E se ainda quer proporcionar maior diferencial, ainda pode contar com as trilhas de conhecimento. Com isso, você consegue se preparar para vagas mais exigentes e expandir suas possibilidades de atuação.
A governança de dados é uma demanda cada vez maior, principalmente, pelas legislações que exigem cuidados com as informações das empresas. Fique atento para essas questões e especialize-se! Aproveite e conheça os cursos disponíveis na Academia Tech e torne-se o melhor expert em TI.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.