Quais são os tipos de inteligência artificial? Confira exemplos!

cabeca-humana-e-ia

O termo “Inteligência Artificial” é hoje considerado um termo “guarda-chuva”, ou seja, abriga uma série de ferramentas e conceitos utilizados para sistemas ou máquinas que, em alguma medida, mimetizam a inteligência humana.

Assim, é preciso conhecer os diferentes tipos de IA que temos desenvolvidas hoje e que boa parte delas já se faz presente em nosso dia a dia, sabia disso? Principalmente para quem deseja entrar na área de tecnologia, esse é o futuro da TI e quanto mais você souber sobre o assunto, melhor preparado estará para entrar nesse mercado.

Você conhece quais são os tipos de inteligência artificial? Separamos as principais informações sobre o assunto e não deixe de conferir! Isso poderá ajudar você na sua trajetória profissional em TI.

Inteligência Artificial Limita (ANI)

Esse é um tipo de inteligência artificial que, para os padrões atuais, é considerada limitada. Por isso, algumas pessoas, inclusive, a chamam de “inteligência fraca”. Isso porque ela é voltada para um único fim, para cumprir uma tarefa específica.

Hoje é o modelo que mais temos contato. Ela é focada em processar um alto volume de dados e realizar tarefas complexas, seja modelos preditivos (ou seja, prever uma tendência de acordo com os dados passados) ou automatizar tarefas.

Um exemplo disso são os sistemas para apresentar recomendações de filmes e séries quando você abre o seu serviço de streaming preferido.

Por exemplo, se você tende a gostar de sitcom, verá que as recomendações que a plataforma apresentará serão de séries com o mesmo formato e com temáticas semelhantes às suas favoritas.

Isso acontece porque os dados que você gerou (o conteúdo que assistiu) mostraram uma tendência para o algoritmo de inteligência artificial e gerou como resposta que você tem uma tendência a gostar deste tipo de conteúdo.

controle-tv
A recomendação de filmes e séries nos serviços de streaming é um exemplo de IA Limita. Fonte: Shutterstock.

Para dados estatísticos, ele é altamente preciso, mas é limitado à função para qual foi criado. No exemplo que você acabou de ver, o algoritmo está limitado a recomendações de conteúdos e não pode ir além disso.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

Este tipo de inteligência artificial é considerada mais robusta e, por isso, é chamada de “IA forte”. Ela está muito mais próxima do nosso modelo de inteligência e consegue realizar tarefas mais complexas do que as realizadas pelas soluções baseadas na Inteligência Artificial Limita.

Neste caso, as máquinas possuem uma melhor compreensão dos estímulos externos. Temos duas divisões: as máquinas cientes (que compreendem o mundo e processam as informações que ele está percebendo) e as máquinas conscientes (são aquelas que possuem consciência de si e do mundo e reagem de forma semelhante a nós humanos aos estímulos).

Ela pode, por exemplo, interpretar e compreender sentimentos, tal como nós fazemos e oferecer uma resposta a essa situação.

Superinteligência (ASI)

Entre os tipos de Inteligência Artificial, a superinteligência é aquela que você deve ficar atento para o futuro, pois está em desenvolvimento neste momento. As pesquisas estão avançando para que ela possa, até mesmo, superar a inteligência humana e ser mais abrangente do que as possibilidades que temos hoje.

Como ela ainda está avançando nas pesquisas científicas, não temos como dar exemplos, pois ainda é uma hipótese. Mas se você gosta dessa área, pode até mesmo traçar sua carreira para contribuir no avanço científico nessa questão.

maquina-controlando-computador
A superinteligência é uma promessa para o futuro da IA em que a máquina conseguirá superar a inteligência do humano. Fonte: Shutterstock.

Tipos de Inteligência Artificial segundo seu método

Você pode encontrar, também, alguns especialistas que vão diferenciar os tipos de inteligência artificial segundo o método utilizado para fazer suas análises. Também é uma forma de considerar essa separação e, por isso, decidimos separar um espaço para falar sobre essa segunda possibilidade.

Confira a seguir.

Machine Learning

O Machine Learning é um dos exemplos de Inteligência Artificial que são mais conhecidos no momento. A tradução para a expressão é “ aprendizado de máquina ”.

Nesse modelo de Inteligência Artificial, os algoritmos são treinados para aprenderem com o alto volume de dados que entram no sistema e vai se refinando ao longo do tempo.

Um exemplo prático de Machine Learning que você já encontra no dia a dia são os algoritmos de recomendação de filmes e séries em streamings, de acordo com as suas tendências de gostos.

Deep Learning

Deep Learning (em português é conhecido como “aprendizagem profunda”) e é um passo além do Machine Learning. Ela tem por objetivo ajudar que os algoritmos ensinem as máquinas a interpretar os dados de forma mais natural.

Por exemplo, a forma de melhorar as formas de tradução em ferramentas como o Google Translate, que vai se refinando na forma de apresentar seus resultados de acordo com o uso e feedback dos usuários.

Redes Neurais

As Redes Neurais são um exemplo de Inteligência Artificial que visa articular ideias e raciocínios de forma semelhante a como os neurônios realizam seus processos em nosso sistema nervoso.

Ele é um tipo específico de Machine Learning e já é bastante utilizado, por exemplo, nos softwares de reconhecimento de voz, identificando a quem aquela frequência de som pertence.

cerebro-digital
Esse método visa imitar o funcionamento do cérebro humano, criando conexões para aprendizados. Fonte: Shutterstock.

Você deve ter percebido que essa segunda classificação está muito relacionada com a primeira. Pois é! Por exemplo, a atuação do Machine Learning ajuda nos cálculos estatísticos da Inteligência Artificial Limita.

Da mesma forma, as Redes Neurais conseguem ajudar em tarefas mais complexas, que estão presentes na Inteligência Artificial Geral. Então fique atento para essas relações! Isso pode ajudar você a compreender ainda melhor como funciona o desenvolvimento de IA.

Comece já sua carreira para desenvolvimento da inteligência artificial com a Academia Tech

A Inteligência Artificial é o futuro da tecnologia. Segundo o Gartner, uma das maiores autoridades em tecnologia, os investimentos nessa área devem aumentar consideravelmente nos próximos anos e vão demandar profissionais especializados para isso.

Conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera. Você encontrará os cursos atualizados, com um corpo docente fera na área de tecnologia e que ajudará a direcionar sua carreira para trabalhar com e desenvolver soluções para IA e destacar-se no mercado. O momento de começar a estudar IA e tecnologia é agora!

Conheça a Academia Tech e invista no seu futuro!

Perguntas Frequentes

Qual é a função da inteligência artificial?

A inteligência artificial tem a função de proporcionar tecnologias que estejam alinhadas com a forma de inteligência humana para resolução de questões, tomadas de decisões e identificação de cenários.

Em outras palavras, ele permite simular tanto ações humanas quanto replicar a sua lógica, com a vantagem de que ele é pautado por análises racionais e estatísticas e, portanto, diferentemente do “instinto”, que as vezes temos, as máquinas se orientam por dados e, assim, os índices de erro são baixíssimos.

Quais são os principais benefícios da inteligência artificial?

A inteligência artificial ajuda em diversas áreas da vida. Na área empresarial e industrial, ajuda a trazer processos de automação, redução de custos, ajuda em tomadas de decisões mais eficientes, melhora o relacionamento com o cliente, entre outros benefícios.

Já para a vida cotidiana, ajuda a facilitar o cotidiano, reduz o tempo de tarefas que podem comprometer bem nossa rotina (por exemplo, imagine não precisar ir ao mercado ou entrar no e-commerce para repor sua geladeira, pois ela já fez o pedido automaticamente), ajuda no monitoramento de saúde, entre outros benefícios.

Como a inteligência artificial ajuda os seres humanos?

A inteligência artificial permite ter maior precisão em tarefas importantes para os seres humanos tanto no ambiente empresarial quanto industrial e, até mesmo, em nosso dia a dia em questões realmente essenciais.

Ela pode ajudar, por exemplo, desde a otimizar uma linha de produção a, até mesmo, permitir que uma pessoa possa fazer uma cirurgia por telemedicina com um especialista que está distante do local em que ela está.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima