O que é ITSM? Entenda esse conceito!

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Saber o que é ITSM é uma dúvida comum de algumas pessoas que estão em busca de saber mais sobre processos de gerenciamento em Tecnologia da Informação.

Isso porque no dia a dia, é preciso ter processos organizados, para garantir entregas mais ágeis para os clientes, seja de forma direta ou indireta. E o ITSM pode ser um grande aliado nisso.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre esse conceito e tire suas dúvidas!

O que é ITSM?

ITSM é a sigla para Information Technology Service Management que, em português, significa “Gerenciamento de Serviços de TI”. Ou seja, trata-se de um conjunto de diretrizes que ajudam no ciclo de vida de serviços em TI.

Ok, mas o que são serviços de TI? Entender isso é importante: são os processos que geram uma relação entre uma empresa como um todo e o setor de TI, especificamente.

Por exemplo, um serviço de TI pode ser o fornecimento e gestão de uma solução utilizada pelo negócio para gerenciamento de outros setores (como financeiro, contabilidade, entre outros).

O profissional de ITSM deve desenvolver soluções e estar em constante comunicação com profissionais de outras áreas da empresa. Fonte: Shutterstock.

Como o ITSM é utilizado em TI?

O ITSM é utilizado com base em uma biblioteca de boas práticas muito importante e muito adotada também em TI: o ITIL. Esse último é um conjunto de livros que os profissionais utilizam para trazer medidas importantes para suas atividades.

Ele pode ser adotado por meio de uma ferramenta baseada nessas práticas, que ajuda os profissionais a conseguirem fazer um gerenciamento integrado, baseado em melhoria contínua e alinhar as necessidades do setor com as demandas da empresa.

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O ITSM é baseado no sistema de melhoria contínua, ou seja, tem como objetivo otimizar e melhorar processos. Fonte: Shutterstock.

Quais os benefícios de utilizar o ITSM para gerenciamento de TI?

O ITSM é fundamental para o setor de TI, principalmente, pelos diversos benefícios que ele proporciona. São alguns dos principais deles:

  • ajuda a visualizar com maior clareza os pontos de melhoria em TI;
  • aumenta a satisfação do usuário;
  • reduz falhas que podem acontecer nos processos de TI;
  • permite correções rápidas de problemas;
  • reduz custos nos processos;
  • agiliza entregas sem perder qualidade;
  • garante maior transparência nos processos de TI.
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As vantagens de fazer o uso do ITSM são a otimização dos processos e a rápida correção de falhas. Fonte: Shutterstock.

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Os conhecimentos sobre o que é ITSM vão ajudar você a ter todos os benefícios que citamos nas práticas de gerenciamento nessa área. Por isso, não deixe de buscar uma boa formação em TI.

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Perguntas Frequentes

Quais as diferenças entre ITSM e ITIL?

ITSM e ITIL estão relacionados, mas não são sinônimos. O ITIL orienta as boas práticas que serão adotadas no gerenciamento de TI para os profissionais.

O ITIL é uma das estruturas que pode dar base para o ITIL. Mas não é a única. O profissional pode escolher qual faz mais sentido para a gestão no negócio.

Quais são os processos de ITSM?

O ITSM passa pelo gerenciamento de todos os processos realizados em TI, de forma que esse setor opere como um fornecedor de serviço.

Assim, o ITSM gerencia a criação do projeto, desenvolvimento, entrega e suporte de TI após a concretização, baseado sempre em melhoria contínua.

Quais são as principais métricas medidas em ITSM?

As principais métricas que os profissionais podem utilizar em ITSM são: satisfação do cliente, custo por ticket, tempo médio de resolução, resolução no primeiro contato.

As métricas cumprem uma função importante de acompanhar se o gerenciamento em TI está sendo feito de forma adequada. É importante escolher as mais adequadas para suas rotinas. 

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