O que faz um designer de animação? Entenda essa posição promissora no mercado digital!

designer-animacao

O mundo atual é visual. Podemos ver isso na popularização do streaming, nos vídeos produzidos para plataformas, nas redes sociais que valorizam conteúdos em vídeo (como Tik Tok e Instagram). E a sofisticação dos conteúdos tem aumentado consideravelmente.

Por exemplo, temos certeza de que você já esbarrou em diversos conteúdos animados nessas plataformas. Muitos deles feitos para campanhas de marketing e tantos outros como conteúdo próprio para canais e redes sociais, programas televisivos, design de jogos, entre outros.

Mas quais são as funções que este profissional costuma ter em seu dia a dia? Vamos entender mais sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é o designer de animação?

Para entender as funções, vamos começar falando sobre o que é o design de animação. Essa é uma área focada para produção de efeitos visuais, tanto para modalidades 2D quanto para 3D.

mulher-animacao-
O designer de animação é um profissional que trabalha na criação e produção de animações para diversos tipos de mídia. Fonte: Shutterstock.

Você pode encontrar essa profissão também com o nome de “animation designer” e é uma das áreas mais promissoras para o futuro. E que possui diversas responsabilidades, como verá no próximo tópico.

Funções do designer de animação

Para saber mais sobre a profissão, vamos entender quais são as principais funções que ele pode assumir no dia a dia.

Realização de brainstormings de projeto

Um primeiro ponto que faz parte da rotina do designer de animação está ligado, justamente, com a parte de planejamento do projeto. E uma das etapas iniciais é a realização do brainstorming.

Esse profissional estará em conjunto com outros especialistas na área (por exemplo, especialista em storytelling, profissionais de marketing, editores, entre outros) para definirem quais são os objetivos do projeto, o que precisa ser feito, entre outros pontos.

O brainstorming é, também, o momento no qual há a concepção criativa do que será produzido. Por isso, é muito importante que o designer esteja presente, justamente, para que ele participe e esteja ciente de tudo que for decidido para este momento.

Realização de storyboard

O storyboard é um documento que deverá ser feito pelo designer de animação, como uma espécie de “mapa” ou “roteiro” do produto final. Ele vai listar, cena a cena, os elementos gráficos que deverão estar presentes na produção.

Essa é uma etapa importante de planejamento e concepção, pois é possível visualizar tudo como vai ficar antes de que a animação comece a ser produzida, de fato. Mas por que é preciso essa etapa em vez de ir direto para a próxima?

Isso acontece porque a etapa de animação em si é trabalhosa. Quando os responsáveis acompanham o storyboard, é possível ter uma ideia mais clara e, caso seja preciso fazer algum tipo de correção, que aconteça antes de ir para a produção.

Por exemplo, se for preciso corrigir alguma concepção de um dos personagens, mudar algo do cenário, alterar um corte, tudo isso será muito mais fácil quando estamos na etapa do storyboard. Além de ser um ótimo documento para orientar as ações do designer.

Em outras palavras, aqui é uma espécie de rascunho da animação. Então, é o melhor momento para fazer alterações que sejam necessárias para dar o pontapé inicial no projeto, após a aprovação.

desenho-storyboard
O storyboard é importante para visualizar como o projeto vai ficar antes de que a animação comece a ser produzida. Fonte: Shutterstock.

Produção da animação

Outra função importante e, aqui, talvez uma das mais conhecidas, é quando o designer vai, de fato, animar uma imagem estática. O passo a passo será feito de acordo com as referências do storyboard e que foi definida, anteriormente, em reunião de brainstorming e criação do briefing.

O designer que trabalha hoje com produção digital utiliza, para isso, softwares especializados, que permitem a realização da atividade. Por exemplo, hoje um dos mais utilizados no mercado é o Adobe After Effects, mas há diversos outros para este fim.

homem-animacao
A produção da animação é quando o designer vai, de fato, animar uma imagem estática. Fonte: Shutterstock.

Por isso, o profissional deve ter domínio técnico sobre o uso dessas soluções, para aproveitar ao máximo todas as potencialidades e criar uma animação única e de qualidade, que encante o espectador, bem como também cumpra com seu objetivo.

Edição da animação

Normalmente a edição é feita por uma outra equipe de profissionais (composta por editores de animação, que pode incluir especialistas em áudio, legenda, vídeo, montagem, entre outros), mas o designer de animação pode fazer parte deste momento.

Da mesma forma, em times mais enxutos, pode ser atribuição dele também gerenciar essa parte. Por isso, esse é um ponto que todo designer deve estar atento. Isso porque pode ser necessário que ele, eventualmente, realize essa função.

Nessa etapa, é quando são acrescentadas à animação os elementos que ajudarão a compor a narrativa, entre eles:

  • trilha sonora;
  • legendas;
  • transições entre cenas;
  • locução;
  • gráficos, entre outros.

O designer de animação pode acompanhar o processo, inclusive, para garantir que as atividades realizadas estão de acordo com o estabelecido no briefing e storyboard.

Como se tornar um designer de animação

Para se tornar um design de animação, você deve fazer uma formação para a área. Pode ser um curso específico de Design de Animação, no qual você aprenderá todas as técnicas para a produção de animações, sejam elas em 3D ou 2D.

Conheça sobre design de animação e outras carreiras importantes na área de tecnologia com a Academia Tech

Trabalhar como Designer de Animação pode ser uma ótima oportunidade para você que ama essa área, é criativo, gosta de inovação e quer ter a oportunidade de criar coisas incríveis que poderão surpreender e encantar os espectadores.

Por ser uma área que anda de mãos dadas com o digital, muitos profissionais dessa área possuem formação tanto em design quanto em áreas de tecnologia. E se você quer encontrar o curso certo para entrar nessa área, a Academia Tech ajuda você nessa trajetória.

Encontre os melhores cursos da área de tecnologia, conheça as trilhas de aprendizado, faça um teste para saber quais deles são mais o seu perfil. Aqui você encontra tudo que precisa para conhecer mais sobre as possibilidades de atuação nesse setor.

Não perca mais tempo e inicie sua carreira como designer! Inscreva-se no vestibular online de Design e Animação da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais as habilidades que um designer de animação deve ter?

O designer de animação deve ser uma pessoa criativa, mas, ao mesmo tempo, que também atuem buscando referências de animação para proporcionar produções mais eficientes. Além disso, deve ser uma pessoa organizada e que está sempre atenta para as tendências nessa área.

Também deve ser uma pessoa com boa capacidade de comunicação e saber trabalhar em equipe, já que suas atividades dependem do contato com outros profissionais. Ele deve saber trabalhar com os melhores softwares do mercado dedicados para essa atividade.

Com o que um designer de animação pode trabalhar?

O designer de animação pode ter diversas possibilidades de atuação no cenário atual. Ele pode ser contratado para auxiliar no desenvolvimento de obras cinematográficas. Pode, também, compor as equipes de design de jogos e ajudar na animação do game.

Também pode ser contratado por profissionais para criar animações para vídeos no YouTube e ações de marketing. Outra possibilidade é trabalhar em conjunto com desenvolvedores mobile.

Como está o mercado de animação?

Com o aumento das redes sociais e plataformas de vídeo, bem como também a popularização dos jogos digitais, hoje temos muito mais oportunidades e demandas de profissionais que trabalham com design de animação.

Além disso, você pode criar o seu próprio projeto (por exemplo, ter o seu canal no YouTube com produções próprias e monetizá-lo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima