O que faz um Devops? Veja 7 funções dessa profissão promissora!

Um DevOps faz um papel muito estratégico e essencial nas empresas de tecnologia. Esse profissional ajuda em uma maior integração entre dois setores importantes da área de TI: desenvolvimento (Dev) e operações (Ops).

Nesse processo de integração estratégica entre essas áreas, o DevOps assume algumas funções essenciais e que você precisa saber ao considerar começar sua carreira em TI. Saiba mais a seguir.

1. Planejamento do projeto

Um primeiro ponto de atuação do profissional de DevOps é ajudar a conduzir o planejamento do projeto a ser desenvolvido e que contemple, desde a sua concepção, a integração entre Desenvolvimento e Operações.

Isso começa com uma reunião prévia de conscientização dos times e alinhamento sobre as necessidades e demandas, prazos e deixar claro o papel de cada um para que o projeto possa ser desenvolvido de cada forma.

Com transparência, é possível que todos entendam seu papel no trabalho dos demais colegas e minimiza eventuais conflitos. Por isso, o profissional de DevOps tem um perfil muito importante: ter uma boa comunicação e ser conciliador em momentos em que há divergências entre os profissionais.

2. Gerenciamento dos times de desenvolvimento e operações

Essa talvez seja a função mais importante e rotineira do profissional de DevOps: realizar o gerenciamento contínuo dos times, para que eles continuem atuando de forma integrada. Como você talvez não saiba, o DevOps é relativamente novo e, por isso, muitos profissionais antigos ainda têm dificuldades em atuar nesse novo modelo.

Por isso, o profissional tem esse papel de fazer o gerenciamento e fazer correções quando necessário, valendo, até mesmo, de treinamentos e conversas com profissionais para maior alinhamento.

pessoas em reunião
O DevOps deve interagir com outros profissionais e gerenciar times para maior fluidez do projeto. Fonte: Shutterstock.

Para isso, ele deve se valer não só de buscar quebrar barreiras diretamente entre os setores, mas utilizar soluções de integração que vão ajudar os profissionais de Desenvolvimento e Operações conseguir realizar suas atividades dentro deste modelo.

Um outro ponto que talvez você não saiba: DevOps é uma cultura que deve ser incorporado nas atividades. Por isso, o papel do gerenciamento por parte do profissional é fundamental para reforçar essas questões.

3. Desenvolvimento de sistemas

O profissional de DevOps atua também de forma conjunta com todos os profissionais para conseguir melhorar o processo de desenvolvimento de sistemas. Afinal, o objetivo é, justamente, proporcionar a elaboração de projetos para criação de soluções de forma mais integrada e o especialista pode fazer parte deste processo.

Por isso, um profissional de DevOps também deve ser especializado em desenvolvimento de soluções. Com esse conhecimento é possível, também, entender as melhores formas de otimizar os processos no dia a dia.

4. Identificação de problemas

Muitos profissionais imersos dentro dos setores de Desenvolvimento e Operações não conseguem identificar de que forma suas atividades podem gerar problemas para o outro setor. Por exemplo, determinadas ações podem fazer com que o setor de Dev consiga ter boa produtividade, mas gere problemas para Ops.

O profissional de DevOps tem essa função, justamente, de analisar esses problemas e, a partir de sua identificação, propor soluções para uma integração que proporciona maior fluidez no dia a dia, sem comprometer os resultados e atividades do outro setor.

mulher no notebook
O DevOps tem a função de analisar e identificar problemas para uma rápida resolução. Fonte: Shutterstock.

Por isso, uma das funções de quem atua com DevOps é ter um perfil analítico e proativo. Com isso, ele consegue perceber problemas rapidamente para consertá-los e reduzir falhas.

5. Gerenciamento de projetos

Se o profissional está acompanhando duas partes importantes do projeto, é fundamental que ele mantenha uma gestão eficiente dessa questão. Inclusive, ele deve utilizar soluções que são criadas justamente para ajudar o profissional nisso.

Por exemplo, o Azure Boards é uma ferramenta criada pela Microsoft justamente para ter um quadro de visibilidade mais claro tanto para o profissional de DevOps quanto para aqueles alocados nos setores de Desenvolvimento e Operações.

Com isso, é possível acompanhar se os processos estão indo de acordo com o planejamento feito lá no começo, como trouxemos, e também, saber se é preciso realizar alguma mudança no projeto inicial para torná-lo mais eficiente.

6. Monitoramento das atividades

O DevOps faz suas atividades baseado no conceito de melhoria contínua. Isso significa que ele deve estar sempre atento para trazer as melhores ações, reduzir falhas e erros e garantir celeridade e excelência nos processos.

Para isso, o profissional precisa estar constantemente monitorando as atividades realizadas por meio da integração entre os setores. Isso é feito por meio da análise de indicadores e métricas, selecionadas por ele, para verificar se está tudo dentro do planejado ou se é preciso realizar mudanças de forma proativa.

graficos no notebook
O monitoramento de métricas é fundamental para o bom funcionamento do projeto. Fonte: Shutterstock.

7. Automatizar e otimizar processos

O responsável por DevOps faz, também, a otimização das atividades entre os setores e, principalmente, automatizar processos que não precisam ser feitos de forma manual. Com isso, é possível ter maior eficiência no desenvolvimento de soluções.

Por exemplo, a passagem de um documento entre os setores de Desenvolvimento e Operações pode ser feito de forma automatizada com a sua finalização. Com isso, os profissionais podem ter acesso sem precisar solicitar o documento e agilizar a sua tarefa, que depende de informações do outro setor.

Descubra o que mais um profissional de DevOps faz e tenha uma carreira de sucesso na área

Trouxemos algumas das principais funções de DevOps, que poderão ajudar você a decidir se quer entrar na carreira e que também ajudam a ter um bom conhecimento sobre o que precisa saber para tornar-se um bom profissional.

A Academia Tech da Anhanguera é um hub de tecnologia que ajuda você a encontrar o curso com a sua cara para tornar-se um ótimo profissional. Alguns diferenciais da Anhanguera são:

  • você faz os cursos com quem realmente tem expertise na área e que atuou nas principais empresas do mercado de tecnologia (como Meta e LinkedIn);
  • você encontra uma grade curricular atualizada e adaptada para ajudar você a entrar no mercado de trabalho com todo o conhecimento possível;
  • aprofunde seus conhecimentos com trilhas de conhecimento;
  • conte com uma orientação de carreira de excelência que vai ajudá-lo neste processo.

DevOps é uma área cada vez mais crescente. Por isso, não deixe de começar os seus estudos para entrar nessa área. Faça sua inscrição já!

Perguntas Frequentes

O que é a área de DevOps?

DevOps é uma cultura incorporada nos ambientes de TI que tem por objetivo trazer a integração dos setores de Desenvolvimento e Operações durante a realização de projetos na área de tecnologia.

Isso é feito tanto por mudanças de processos internos nas organizações quanto com o uso de ferramentas que facilitem este tipo de mudança cultural.

Qual o salário de um DevOps?

O salário médio nacional de DevOps é de R$ 6791. Para aqueles que estão chegando no nível sênior, um engenheiro de DevOps recebe, em média, R$ 12113.

O profissional de DevOps hoje é extremamente demandado no mercado de tecnologia e, portanto, são bem remunerados tanto nas oportunidades no Brasil, bem como é possível encontrar boas oportunidades fora do mundo.

Quais são os quatro componentes do DevOps?

Como o DevOps é um processo de integração de setores, ele é orientado por quatro componentes que funcionam como diretrizes para que o profissional especializado consiga implementá-lo de forma adequada.

São os quatro componentes de DevOps: comunicação, colaboração, automação e monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima