O Analista de Suporte é o profissional responsável por oferecer o acompanhamento e resolução de problemas no uso de sistemas e soluções digitais. Por isso, eles são fundamentais nas rotinas dos negócios, principalmente, porque sem eles, as dinâmicas de uma empresa podem simplesmente paralisar.
Por exemplo, se uma solução de e-commerce fica indisponível, o Analista de Suporte identifica e ajuda a resolver o problema ou, então, encaminha para os especialistas responsáveis para que a solução seja feita o mais rápido possível. Por isso, é uma área com demanda constante de profissionais para atuar nela.
Está interessado nessa área? Também é importante, também, descobrir se é vantajoso, financeiramente, investir nessa carreira. Por isso, separamos as principais informações sobre o salário de Analista de Suporte para ajudar você nessa decisão!
Quanto ganha um profissional Analista de Suporte?
A média nacional de salário de um Analista de Suporte, considerando todos os níveis, hoje é de R$ 2400. Cabe lembrar que, aqui, os valores podem variar bastante em cada região do país e pelo nível de carreira.
Qual a média salarial de Analista de Suporte em cada nível da carreira?
Outro ponto importante a considerar é a média salarial para cada nível de carreira. Afinal, qual o salário inicial? E qual será a possibilidade de remuneração no topo da carreira? Veja a seguir e tire suas dúvidas.
Salário de um Analista de Suporte Júnior
Um Analista de Suporte Júnior, ou seja, que está em começo de carreira, pode ganhar, em média, entre R$ 1.700 a R$ 2.200.
Salário de um Analista de Suporte Pleno
Um Analista de Suporte Pleno (ou seja, que tem experiência com mais de 5 anos na área e menos de 10 anos de experiência) recebe hoje uma média de R$ 3.000 como remuneração.
Salário de um Analista de Suporte Sênior
O salário de um Analista de Suporte Sênior, hoje, ou seja, quem já tem mais de 10 anos de experiência na área, é de R$ 8.526,77.
Qual a média salarial de Analista de Suporte por região?
Agora vamos conhecer quais são as médias salariais para o Analista de Suporte em algumas das principais capitais do país, identificando quais delas pode ser mais vantajosa para exercer a sua profissão. Vamos ver a seguir.
- São Paulo: média salarial de R$ 4.447,51;
- Curitiba: média salarial de R$ 3.342, 66;
- Rio de Janeiro: média salarial de R$ 4277,70;
- Belo Horizonte: média salarial de R$ 3.577,15.
Comece sua carreira como Analista de Suporte com o apoio da Academia Tech
A profissão de Analista de Suporte está cada vez mais se valorizando e é uma das muitas possibilidades de atuação para quem está entrando na área de TI. Aqui na Academia Tech, hub de tecnologia da Anhanguera, você encontra tudo que precisa para entrar nessa área.
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* Fontes: Salário.com, Vagas e Glassdoor.
Perguntas Frequentes
O Analista de Suporte trabalha tanto com os processos de implementação de soluções nas empresas (por exemplo, instalando softwares ou hardwares nos dispositivos), além de realizar o suporte em caso de problemas, tanto na parte física quanto de software.
Além disso, ele pode ser responsável por identificar problemas e solucioná-los na empresa e, quando não for possível, encaminhar para os profissionais especializados para este fim.
O Analista de Suporte pode trabalhar com o desenvolvimento ou manutenção de bancos de dados em empresas, instalação de softwares e hardwares e manutenções, que podem ser preventivas ou corretivas.
Além disso, ele pode, também, estar alocado em um serviço de help desk e fazer as manutenções e correções necessárias para o cliente, quando for identificado algum tipo de problema.
O Analista de Suporte deve ter conhecimento técnico de instalação e manutenção de hardware e, também, de software. Além disso, deve ser uma pessoa com soft skills importantes.
Por exemplo, deve ser uma pessoa proativa, criativa na resolução de problemas, ter paciência e empatia, ter uma comunicação didática para conversar com pessoas que estejam passando por dúvidas e saber como otimizar o tempo em suas atividades.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.