O que faz um Analista de Suporte? Conheça 7 funções desse profissional de TI!

Saber o que faz um Analista de Suporte é fundamental quando você está pensando em começar sua carreira na área de tecnologia. Isso ajuda a entender se as dinâmicas do dia a dia estão alinhadas com o seu perfil profissional e se realmente é uma profissão que desperta o seu interesse.

Além disso, essas informações ajudam para que você entenda quais são os conhecimentos que você precisa ter para atuar nessa área. Então aproveite e confira as 7 principais funções desse profissional de TI e tire suas dúvidas.

1. Prestar suporte para usuários

Uma das primeiras ações que o analista de suporte realiza é ser um intermediário especializado entre a empresa e o usuário e conseguir resolver questões importantes sobre o uso de soluções. Por isso, é fundamental que seja um profissional proativo e com facilidade de comunicação.

Isso porque, por mais que algumas empresas tenham pessoas dedicadas ao suporte, em alguns casos, o analista precisa estar presente para resolver algumas questões mais técnicas. Com isso, ele consegue resolver questões de baixa e média complexidade que não exigem ação de especialistas em determinadas questões.

Por exemplo, se uma pessoa está utilizando uma solução que não mantém o login durante o seu uso, é preciso que um profissional com conhecimento especializado consiga realizar as alterações necessárias para evitar o problema.

2. Realização de suporte em ativos

As empresas de TI possuem diversos ativos (tudo que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma) internos que podem causar prejuízos em caso de problemas. O analista de suporte faz todos os cuidados necessários para que eles se mantenham funcionais e permitindo as atividades internas.

Por exemplo, os data centers internos são fundamentais para proporcionar o funcionamento de muitas soluções que a empresa fornece. Quando eles ficam inativos, muitos dados internos não conseguem ser utilizados e, assim, as atividades podem ficar paralisadas.

O analista de suporte, portanto, realiza as ações necessárias para garantir seu funcionamento ao longo do tempo (por exemplo, verificando se as temperaturas dos servidores está adequada ou se há superaquecimento) e, se for necessário, contar com o apoio de outros especialistas para ajudar neste momento.

3. Oferecer feedbacks para os times de desenvolvimento

A partir dos problemas identificados durante as suas atividades diárias, o analista de suporte pode realizar relatórios que poderão nortear as atividades dos times de desenvolvimento, seja para melhorias daquela solução específica ou para criação de novos produtos.

homem ensinando equipe
O Analista de Suporte deve fornecer feedbacks ao time de desenvolvimento. Fonte: Shutterstock.

Imagine, por exemplo, que um aplicativo de celular passe por problemas de instabilidade constantes por uma falha presente na solução. O analista de suporte pode, por meio de relatório, indicar quais são os pontos em que há necessidade de correção e alertar para que eles não se repitam no desenvolvimento de outros aplicativos que podem passar pelo mesmo problema.

4. Solicitar suporte técnico especializado

Diante das ações de suporte com os usuários, o analista de suporte pode identificar a necessidade de chamar profissionais especializados para resolver a questão, pois pode ser algo que foge da alçada do analista de suporte.

Por exemplo, se o analista verificar que há problemas na gestão de tráfego de rede que ele não consegue solucionar, pode chamar um especialista interno para resolver a questão. Por isso, ele tem expertise para entender aquilo que foge da sua alçada e delegar a solução para especialistas, mesmo que acompanhe o caso de perto.

5. Manutenção de software e hardware

O analista de suporte também está alinhado, muitas vezes, com questões internas da empresa. Ele consegue estar alinhado também com os ativos do negócio, realizando tanto manutenções preventivas (por exemplo, acompanhamento de atualizações e sua realização assim que necessário, substituição de softwares que tenham maiores brechas de vulnerabilidade) quanto corretivas.

Por exemplo, se um HD apresenta um problema, é possível fazer a substituição adequada, realizando os backups necessários para minimizar problemas. Todos os passos para as manutenções, de forma segura, são realizados por meio do profissional de analista de suporte.

homem segurando notebook
O Analista de Suporte também faz manutenções periódicas de softwares e hardwares. Fonte: Shutterstock.

6. Ajudar na instrução de usuários sobre o uso da solução

O analista de suporte faz também uma função essencial em conjunto com os usuários no papel de educação deles para o uso da solução em seu dia a dia. Isso ajuda a evitar problemas e necessidade de abrir chamados no futuro.

Por exemplo, ele pode ser responsável por oferecer as informações necessárias para o preparo de um tutorial para guiar os usuários. Ele é um dos profissionais que mais está alinhado com isso, principalmente, porque ele está habituado a lidar com as solicitações de suporte do cliente.

homem auxiliando mulher
O Analista de Suporte pode oferecer treinamentos aos usuários para resolução de problemas. Fonte: Shutterstock.

Por isso, ele sabe o que costuma trazer maior confusão para os usuários e consegue definir um tutorial prévio para orientar as ações e permitir um melhor uso das soluções.

7. Promover manutenção no que diz respeito à segurança digital

O analista de sistema faz um trabalho conjunto com os profissionais de segurança para resolver eventuais brechas de vulnerabilidade para promover e gerar a manutenção de questões relacionadas à cibersegurança.

Isso porque durante as análises, o analista de sistemas pode encontrar problemas que estão sendo relatados por usuários ou indicadores que evidenciem pontos que podem ser explorados por cibercriminosos. Por isso, é um profissional que deve estar sempre alinhado com os profissionais de cibersegurança.

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Você agora sabe o que faz um Analista de Suporte. Para atuar nessa área, é preciso ter uma boa compreensão de diversas áreas de TI, já que ele trabalha em conjunto com diversos profissionais do setor. Por isso, a sua formação precisa ser completa!

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Perguntas Frequentes

Qual o salário de um analista de suporte?

Segundo o site Glassdoor, um analista de suporte no Brasil possui um salário médio de R$ 2399. Contudo, esse é um salário médio, considerando os níveis de carreira júnior, pleno e sênior.

Um analista de suporte sênior ganha, em média R$ 3479. Em algumas regiões, os salários são mais atrativos. Por exemplo, em Brasília, o salário médio é de R$ 6610.

O que é preciso para ser um analista de suporte?

Para atuar como analista de suporte, o profissional precisa ter conhecimento em áreas de tecnologia, principalmente análise e desenvolvimento de sistemas, gestão de TI, redes de computadores, segurança, entre outros.

Além disso, precisa ser uma pessoa com perfil proativo, que saiba ouvir bem os envolvidos e tenha um perfil analítico.

Onde um analista de suporte pode trabalhar?

O analista de suporte encontra atualmente possibilidade de atuação em diferentes áreas, principalmente, após a aceleração do processo de transformação digital.

Os que mais contratam analistas de suporte são as fintechs, startups, empresas especializadas em tecnologia e empresas com departamento de tecnologia próprios.

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