Veja os tipos de arquitetura de software mais comuns atualmente!

homem-tecnologia

Todo aplicativo e software tem uma estrutura que permite seu funcionamento: trata-se da arquitetura de software! Ele tem um papel fundamental para o funcionamento das soluções.

É ele que permite a articulação entre diferentes linguagens, sistemas operacionais, ambientes de computação e outros elementos importantes. Sua definição ajuda no trabalho dos desenvolvedores e evitar falhas nos processos.

Conheça as principais arquiteturas de software e saiba mais sobre o tema.

Layers

O tipo de arquitetura de software de Layers é uma estrutura feita com o uso de camadas de funcionalidades. Normalmente elas formam módulos que podem ser organizadas e desmembradas em diferentes serviços.

Uma das principais soluções que utiliza este tipo de arquitetura são os e-commerces. Cada uma das funcionalidades empregadas no aplicativo ou no software para este fim está em uma camada, o que proporciona maior flexibilidade (pode-se tirar uma camada sem precisar mexer na estrutura toda).

pessoa-no-notebook-
A arquitetura de software de Layers é feito utilizando camadas. Fonte: Shutterstock.

Client-server

O tipo client-server é aquele no qual as informações que entram no software combinam dados que são enviados tanto pelo usuário quanto pelo servidor que hospeda a solução. Assim, cada um dos módulos é responsável por uma das pontas do processo (uma com o cliente, outra com o servidor).

Normalmente este tipo de arquitetura é mais utilizado em aplicações que possuem interação neste modelo. Estão entre eles os aplicativos mobile e serviços de e-mail.

Model-view-controller

Esse tipo de arquitetura de software é chamado, também, de padrão MVC (Modelo, Visão e Controle). Nesse caso, a estrutura é modelada em três camadas diferentes:

  • Modelo (relacionada com o uso da lógica de dados);
  • Visão (a parte de interface do usuário, ou seja, a parte visível para quem está usando a ferramenta);
  • Controlador (o fluxo de aplicação).
homem-softwar
A MVC é estruturada em Modelo, Visão e Controlador. Fonte: Shutterstock.

Ele é interessante quando há o interesse de utilizar uma parte do código em outros modelos, podendo separar uma dessas camadas das demais de forma a poder aproveitar a parte a ser replicada, separando-a do restante do código.

Peer to Peer

O tipo de arquitetura de software Peer to Peer (P2P) traz uma estrutura horizontalizada entre cliente e servidor. Em outras palavras, cada dispositivo é considerado um provedor de serviços independente, sem a necessidade de um servidor para centralizar as informações.

Você com certeza já encontrou essa estrutura. Quer ver? Todo serviço via torrent funciona com arquitetura Peer to Peer. Ou seja, a comunicação é feita de usuário para usuário, sem precisar passar por uma máquina central para isso.

homem-tablet
Na estrutura Peer to Peer é feita a comunicação direta entre os usuários. Fonte: Shutterstock.

Aprenda tudo sobre tipos de arquitetura de software com a Academia Tech

O conhecimento sobre os tipos de arquitetura de software vai ajudar você nos processos de planejamento de soluções. Para aprender mais sobre isso e tudo que precisa na área de tecnologia, é importante estar com quem é fera na área.

A Academia Tech, hub de tecnologia da Anhanguera, será sua maior aliada. Conte com ótimos cursos, currículo atualizado, trilhas de conhecimento, programa para ajudar a encontrar as melhores vagas e muito mais.

Não perca mais tempo! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular para Arquitetura de Software da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual o objetivo da arquitetura de software?

A arquitetura de software tem o objetivo de trazer a melhor estrutura para o sistema que está sendo produzido. Com isso, é possível ter um sistema que seja escalável, robusto, seguro e atenda as necessidades do usuário.

Assim, se for preciso mudar ou aumentar o projeto, é possível realizá-lo tranquilamente, com agilidade e redução de falhas no processo.

Quais os benefícios de uma arquitetura de software eficiente?

A arquitetura de software permite reduzir riscos de falhas para a empresa que está desenvolvendo a solução. Além disso, o desenho da solução ajuda que todos os profissionais atuem de forma alinhada.

Ele também permite trazer um perfil mais flexível, ajudando no caso de alterações pontuais ou mudanças maiores na solução. Com isso, as mudanças são feitas de forma ágil e com redução de chance de falhas.

Quem pode atuar como arquiteto de software?

Os profissionais que podem atuar como arquitetos de software são aqueles que possuem conhecimento na área de Tecnologia da Informação, não tendo uma formação específica para este fim.

Alguns dos cursos que ajudam a orientar as práticas de arquitetura de software são: engenharia da computação, ciências da computação, desenvolvimento, sistemas de informação, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima