Ataques cibernéticos novos surgem constantemente e os profissionais que desejam entrar na área de TI precisam estar atentos a isso – até mesmo aqueles que não trabalham diretamente com cibersegurança, sabia disso?
Afinal, uma das principais causas de problemas nessa área são as falhas humanas, ou seja, quando até mesmo os profissionais criam vulnerabilidades que coloquem a empresa em risco. E uma das que merece atenção é o Spear Phishing.
Saiba mais sobre ele a seguir!
O que são ataques Phishing?
Em primeiro lugar, para entender um ataque específico, precisamos dar um passo atrás e entender o que são os ataques Phishing. O nome é uma espécie de brincadeira com o termo “fishing” – que significa “pescaria” em inglês.
A ideia deste tipo de ataque é lançar uma isca e esperar que um usuário desavisado caia nela (o famoso “cair no bait”). Se funcionar, o cibercriminoso poderá ter diversas vantagens sem nem ter precisado realizar uma intrusão em uma máquina.
O que é o Spear Phishing?
Dentro desse contexto, temos um tipo de ataque específico: o Spear Phishing. Este tipo de ataque é direcionado para uma vítima específica, que pode ter objetivos diversos, entre eles:
- obter credenciais de acesso de um sistema – por exemplo, o banco de dados de uma empresa;
- fazer com que a pessoa passe dados pessoais, que serão utilizados para fraudes futuras;
- instalar um malware no dispositivo da pessoa;
- fazer com que, por medo, ela envie dinheiro para o cibercriminoso.
Neste tipo de ataque, uma comunicação é disparada para um alvo específico: pode ser um e-mail, uma mensagem SMS, uma mensagem no aplicativo de conservação, entre outras possibilidades. O alvo pode ser uma pessoa física, uma organização ou, até mesmo, uma empresa.
Quais as características de um ataque de Spear Phishing?
O Spear Phishing, normalmente, passa, antes, por um processo de engenharia social – principalmente se estamos falando de tentativas para empresas. Vamos dar um exemplo prático para você entender as características deste tipo de ação.
Se a ideia é tentar entrar nos bancos de dados de uma empresa, para obter informações sigilosas, o cibercriminoso identifica quem é a liderança de funcionários mais suscetíveis, seus padrões de comunicação, de que forma as comunicações da empresa são disparadas, entre outras.
A partir dessas informações, ele tentará fazer uma comunicação muito parecida, a partir de um e-mail semelhante ao que a liderança utiliza. A partir disso, ele pode solicitar, por e-mail, que a pessoa acesse o sistema e encaminhe um link.
Contudo, o link não é legítimo: ele abrirá um site falso, que servirá para que o hacker possa obter as credenciais e ele mesmo acessar o sistema oficial. Ou seja, ele é caracterizado por uma tentativa de se assemelhar a uma comunicação legítima para obter a confiança da vítima e obter as informações.
Como evitar um Spear Phishing?
Algumas medidas podem ser importantes para impedir um ataque Spear Phishing. São elas:
- contar com antivírus e sistemas de proteção devidamente atualizados;
- nas empresas, sempre treinar os profissionais para desconfiarem de comunicações que possam parecer legítimas e, até mesmo se for o caso, confirmar diretamente em outros meios com os profissionais envolvidos;
- tomar cuidado ao clicar em links suspeitos, entre outros.
Aumente seus conhecimentos sobre cibersegurança com a Academia Tech
Conhecer sobre Spear Phishing é uma das questões envolvidas com a área de cibersegurança. Afinal, é função desses profissionais estarem atentos com os diferentes tipos de ameaças existentes no mercado.
Para estar sempre atualizado, até mesmo, sobre os melhores cursos de formação do mercado, conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera! Aqui você encontra tudo que precisa para uma formação de excelência!
Vem com a gente e corra atrás do seu sucesso!
Se interessa por assuntos de segurança digital? Conheça o curso de Cibersegurança da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Phishing é um termo guarda-chuva que abriga diferentes tipos de ataques com o objetivo de “fisgar” a vítima por meio de uma isca e fazer com que tenha benefícios a partir disso, sem precisar ter feito um ataque de intrusão.
Estão entre os tipos de ataques de Phishing o Spear Phishing, Whaling, Vishing, Phishing de e-mail, entre outros.
Um dos maiores problemas do Phishing é que ele pode burlar todas as ferramentas de segurança devido à falha humana. Se um indivíduo morder a isca e enviar dados de acesso para os criminosos, os sistemas de proteção não terão efeitos para evitar esse envio.
Por isso, o treinamento para identificação de tentativas de Phishing é fundamental para proporcionar maior segurança. Os especialistas em cibersegurança devem realizá-los constantemente.
O Whaling é caracterizado pela “pescaria” de um “peixe maior”, ou seja, de grandes empresas. Neste caso, o ataque mira CEO, CFO, entre outras lideranças.
O motivo é que essas pessoas possuem credenciais de acesso específicas e, portanto, acessam informações ainda mais sigilosas e de interesse dos cibercriminosos. Pode, também, mirar em setores estratégicos específicos (como o financeiro de um e-commerce).
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.