Afinal, o que é algoritmo? Entenda em 5 minutos o que move a internet!

algoritimo

Com certeza você já esbarrou na expressão “o algoritmo da rede social X não está ajudando no meu conteúdo” de algum influenciador ou profissional de marketing, não é mesmo? Ou, ainda, já deve ter acompanhado alguma discussão sobre a influência deles nas nossas escolhas e em nossa vida pessoal.

Fato é que hoje é praticamente impossível pensar em nossa vida sem a ação direta dos algoritmos em nossa vida. Eles estão presentes em muitas questões que fazem parte do nosso cotidiano e não só nas redes sociais, sabia?

Vamos explicar agora o que é algoritmo! Em 5 minutos, domine este conceito e entenda sua importância!

O que é algoritmo?

Na essência do conceito, algoritmo é toda sequência de instruções que oferece um comando para realizar uma ação com um determinado fim. Ok, abstrato demais? Vamos a um exemplo prático de como ele funciona.

Pense em uma receita de bolo. Todas as instruções sobre o que você deve fazer primeiro, como fazer, o próximo passo sequencial, o tempo de espera entre uma ação e outra orientam você para conseguir concluir a tarefa de preparar o seu bolo.

Essencialmente, é assim que um algoritmo funciona. Ele dá o passo a passo, sequencial, do que uma solução tecnológica deve fazer a partir de um input de um usuário e que, ao final, deve gerar um output, ou seja, um resultado esperado.

codigo
Algoritmo é uma sequência lógica de instruções para resolver um problema. Fonte: Shutterstock.

Em um contexto de tecnologia da informação, pense em um sistema que aponte, de forma automatizada, quanto um negócio deve pagar de alíquota de imposto. A partir do input (dados de faturamento) ele faz os cálculos, considerando as alíquotas vigentes para o modelo tributário da pessoa. E, a partir disso, gera um output: o valor a ser pago.

Esse é um exemplo simples. Hoje os algoritmos já são bastante sofisticados e conseguem fazer ações extremamente complexas de acordo com os inputs oferecidos. E é por isso que eles estão tão presentes em nossas vidas hoje: eles simplificam tarefas que seriam muito complicadas de serem feitas de forma manual.

Qual a estrutura de um algoritmo?

De forma simplificada, todo algoritmo é formado por essa estrutura:

  • Variáveis: são as informações de inputs (ou seja, de entrada) que orientam o algoritmo para o caminho que ele deve ir;
  • Comando de repetição: são as funções que o algoritmo deve seguir, de acordo com as informações de entrada. Um exemplo é o uso da função “se” e “enquanto” ou, ainda “ou”. Mas são diversas as possibilidades neste cenário;
  •  Lógica sistemática: garante que a sequência de informações seja feita da forma correta. Por exemplo, se ele pular fases, isso pode gerar uma falha e resultados inadequados para o usuário.

Para o que servem os algoritmos?

Os algoritmos são utilizados para realizar tarefas que podem ser simplificadas por meios tecnológicos e para cumprir um objetivo específico. Essa ideia é importante, principalmente, porque todo desenvolvedor, ao criá-lo, deve pensar em qual é a função que ele deverá realizar.

De acordo com o desenvolvimento e sofisticação de técnicas, é possível criar algoritmos mais complexos, que abrangem um maior número de cenários possíveis. Pode, até mesmo, otimizar a si mesmo, a partir do aprendizado com os dados que recebe: é o Aprendizado de Máquina (conhecido, também, pelo seu termo em inglês: Machine Learning).

teclado-
Os algoritmos servem para solucionar problemas de forma automatizada e eficiente. Fonte: Shutterstock.

Conheça exemplos de aplicações dos algoritmos

Hoje temos diversos exemplos de aplicações dos algoritmos e que já fazem parte de diversos ambientes. O mais comum e popularizado são os de redes sociais e de plataformas de vídeo como o YouTube.

A partir dos seus dados de navegação e padrões de consumo de vídeos, o YouTube consegue reconhecer com precisão outros que possam ser do seu interesse e recomendá-los para você. Quanto mais utilizar a plataforma (e gerar dados de input), mais precisa será a indicação.

Mas outros algoritmos também fazem parte da nossa vida ou já criaram coisas incríveis. Estão entre eles:

  • A série House of Cards foi criada baseada em decisões tomadas por um algoritmo da Netflix, que criou o roteiro baseado em padrões dos seus usuários;
  • O cálculo do seu score em birôs de crédito (como o Serasa Experian, Cadastro Positivo, entre outros) é feito por meio de algoritmos que unem tanto seus dados de movimentações financeiras e compara com o de outras pessoas, analisando se o seu comportamento de crédito é positivo ou se há risco de você se tornar inadimplente em breve, definindo sua pontuação a partir desses padrões;
  • O valor estimado das corridas de aplicativos de transporte é feito considerando os dados de veículos disponíveis, usuários solicitando corridas, distância a ser percorrida, entre outras variáveis.

Como os algoritmos estão relacionados com a forma como utilizamos a Internet?

Fato é que como os algoritmos estão muito presentes em nosso dia a dia, eles estão intimamente relacionados com a forma como utilizamos a Internet. Por exemplo, nossos consumos de séries e filmes em plataformas de streaming estão ligados com essa questão.

Se você não sabe o que assistir, poderá aproveitar para acompanhar as indicações de conteúdos recomendados, o que facilita o processo de escolha. Ao mesmo tempo, também pode dar uma sensação de acompanhar sempre o mesmo tipo de conteúdo, então é importante, também, atentar-se para isso.

programador-
Os algoritmos são a base dos sistemas que possibilitam a navegação, busca e recomendação de conteúdos na Internet. Fonte: Shutterstock.

Nas redes sociais, muitos comportamentos hoje são baseados, justamente, em como aproveitar o funcionamento do algoritmo para conseguir maior alcance. Por exemplo, ao identificar padrões de conteúdos virais, muitas pessoas já pensam em posts que têm maior chance de chegar a mais pessoas.

Aprenda sobre algoritmos e tudo que precisa saber sobre Tecnologia da Informação com a Academia Tech

Agora que você sabe o que são algoritmos e sua importância no mundo dos desenvolvedores, é hora de dar um passo adiante: começar a sua formação profissional com o apoio da Academia Tech.

Aqui você encontra todos os conteúdos que ajudam a entender melhor sobre a área e, também, conhece mais sobre os melhores cursos da área, com a qualidade que só a Anhanguera é capaz de proporcionar para sua formação!

Tem interesse na área de tecnologia? Confira os cursos que a Anhanguera oferece nessa área!

Perguntas Frequentes

Como um algoritmo é produzido?

A produção de um algoritmo começa no planejamento: é ele quem determinará quais são os objetivos que ele deve cumprir, ou seja, quais os outputs esperados. A partir disso, os times responsáveis definem quais passos devem ser realizados para alcançar esse resultado.

Isso é feito dentro de uma lógica sistemática, ou seja, é preciso considerar uma cadeia sequencial de eventos para garantir que o resultado encontrado, de fato, cumpra determinado objetivo. Só a partir disso, então, começa a codificação e, posteriormente, o teste do algoritmo.

Quais são os três tipos de algoritmos mais utilizados?

Hoje temos três tipos de estruturas de algoritmos que são mais utilizadas em desenvolvimento de sistemas. O primeiro é “Descrição narrativa”: analisa o problema e os passos a serem seguidos para a resolução são escritos por meio de linguagem natural (por exemplo, em português ou inglês).

O segundo é o “Fluxograma”: o processo é descrito por meio de um diagrama, mostrando o encadeamento lógico dos passos a serem seguidos. E, por fim, o terceiro tipo é o “Pseudocódigo”: também chamada de portugol, é uma descrição do que o código deve fazer, feita também em linguagem natural.

Qual o objetivo de um algoritmo?

Um algoritmo deve ser capaz de resolver um problema dado ou a execução de uma tarefa a partir de uma sequência de tarefas determinadas pelo código que o determina. Essa sequência precisa ser feita de forma sistemática, passo a passo, sem pular etapas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima