Conheça tudo sobre o Curso de Cibersegurança!

ciberseguranca

A Cibersegurança é a área do momento, ao lado da Ciência de Dados. Enquanto uma delas trabalha, justamente, com a valorização das informações e realização de análises para promover melhorias para empresas e otimizar atividades, a outra cuida para que esses dados fiquem protegidos.

Afinal, se os dados valem ouro e permitem realizar diversas fraudes e obtenção de benefícios ilegítimos, é preciso evitar que problemas aconteçam, não é mesmo? E esse é o papel do especialista em Cibersegurança.

Está com vontade de entrar nessa área? Se quer saber mais sobre o assunto, vem com a gente! Vamos apresentar o Curso de Cibersegurança e tirar suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a área de Cibersegurança

Para conhecer mais sobre esse curso, você precisa dominar um conceito fundamental: o que é Cibersegurança. Por isso, vamos dedicar o começo deste artigo a entender melhor sobre isso e tirar suas dúvidas.

A área de Cibersegurança é aquela na qual os profissionais se dedicam a adoção de medidas, protocolos, ações, treinamentos, adoção de normas de conduta, entre outras, para garantir que os dados estejam protegidos de ameaças cibernéticas, sejam elas de problemas técnicos, ataques cibernéticos, falhas humanas, entre outros pontos.

Ela pode ser aplicada em diferentes contextos, entre eles:

  • segurança de rede: impedindo que um invasor entre na parte de conexão entre dois ou mais dispositivos;
  • segurança de aplicativos: evita que brechas de vulnerabilidades possam ser utilizadas para gerar obtenção dos dados ali presentes e garantir que eles possam ser utilizados em segurança;
  • segurança de informações: visa proporcionar integridade, confidencialidade e privacidade aos dados, seja no local em que ele está armazenado, seja no trânsito (nas etapas de envio e recebimento de informações);
  • segurança operacional: proporciona segurança para que as operações internas de uma empresa ou organização pública possam ser realizadas de forma segura, sem comprometer a proteção das informações. Por exemplo, visam impedir que criminosos consigam acompanhar os processos de tratamento de dados;
  • recuperação de desastres: traçar os planos de ação e conduta sobre como agir em caso de incidentes, sejam eles proporcionados por cibercrimes, seja em caso de acidentes, falhas nas operações, problemas provocados por erros humanos, entre outros;
  • treinamento dos usuários finais e colaboradores: boa parte dos problemas de cibersegurança são derivados de falhas dos usuários e, também, dos colaboradores durante a elaboração de uma solução ou em suas atividades. É papel do profissional de Cibersegurança pensar nos melhores treinamentos para evitar que este tipo de situação aconteça.

homem-computador-0
Cibersegurança protege sistemas e dados contra ataques maliciosos. Fonte: Shutterstock.

Cibersegurança e Segurança da Informação: quais as diferenças?

Quando você for pesquisar sobre cursos relacionados com tecnologia e segurança, provavelmente vai encontrar duas opções bastante semelhantes: Cibersegurança e Segurança da Informação. Ainda que, no dia a dia, de forma leiga, nós utilizemos os termos como se fossem sinônimos.

Mas em questão de formação, essas são áreas que possuem algumas diferenças sutis. Por isso, é muito importante que você entenda elas, para fazer a melhor escolha na hora da sua matrícula.

Ambos os cursos trabalham diretamente com segurança. Contudo, o direcionamento é o que faz a diferença aqui.

A Segurança da Informação é focada para cuidados que podem ser adotados tanto em dados disponíveis de forma física quanto, também, no ambiente digital. Ou seja, há uma formação um pouco mais ampla.

Já a Cibersegurança é mais dedicada e direcionada para o ambiente digital. Ou seja, você aprenderá como proteger redes, endpoints, APIs, plataformas, soluções, entre outros.

Ambas as áreas estão com forte demanda atualmente, ou seja, o que poderá determinar suas escolhas é uma maior afinidade com o tipo de trabalho que deseje exercer após a sua formação. Mas já adiantamos que, independentemente de qual escolha, as chances de conseguir ótimas oportunidades são altas.

Duração do curso

Agora vamos mergulhar nos detalhes específicos do curso de Cibersegurança. Afinal, quanto tempo você poderá demorar para entrar no mercado de trabalho?

Se você optar pela formação com um tecnólogo, por exemplo, poderá ter uma inserção rápida no mercado e poderá proporcionar a chance de conseguir ótimas vagas em um cenário que está demandando um grande volume de profissionais.

O curso dura 5 semestres, ou seja, 2 anos e meio. Vale lembrar que, neste caso, estamos falando de um curso que, mesmo com uma duração menor, promove um diploma de nível superior, ou seja, você poderá disputar igualmente com aqueles que fizeram o bacharelado.

Essa pode ser uma ótima opção para quem deseja entrar na área de Cibersegurança super preparado, mas quer começar a trabalhar o quanto antes. O tecnólogo prepara você de forma completa para entrar no mercado.

Grade curricular

Agora que você já sabe o tempo de duração, é o momento de conhecer outro ponto essencial do curso: a grade curricular. Afinal, o que um bom curso precisa oferecer para que você possa chegar preparado no mercado?

Vamos conhecer esses detalhes a seguir, considerando cada fase dos cursos. Vejamos a seguir.

Conhecimentos básicos

Em primeiro lugar, você terá contato com os conhecimentos básicos que ajudam a entender a sua futura área de atuação. Afinal, isso é fundamental para que você entenda melhor questões realizadas na sua prática profissional.

Por exemplo, como entender de que forma desenvolver soluções de identificação de ataques cibernéticos em rede, se não entender como funciona a lógica de programação? Por isso, aqui há o contato com questões básicas e que merecem a sua atenção.

Estão entre as principais disciplinas neste ciclo são:

mulher-computador
Conhecimentos básicos de programação são essenciais para atuar na área de cibersegurança. Fonte: Shutterstock.

Conhecimentos específicos

A partir dos seus conhecimentos de base, é possível, então, mergulhar nas questões específicas da sua formação para a Cibersegurança. Ou seja, são disciplinas que dialogam diretamente com o conhecimento sobre medidas de segurança para serem adotadas em suas rotinas.

Algumas das principais disciplinas que você encontrará no Curso de Cibersegurança na parte de conhecimentos específicos são:

Estágio e TCC

Ao final da sua jornada, é hora de caminhar para a obtenção do seu diploma. E isso passa por duas etapas: realização do estágio e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio é o momento no qual você vai para o mercado e coloca seus conhecimentos em prática. Com a supervisão de profissionais com experiência, você aprenderá como é o dia a dia em empresas na atuação com Cibersegurança.

A possibilidade da supervisão é ótima, principalmente, porque é o momento no qual você terá acompanhamento para corrigir erros, aprender sobre algumas responsabilidades e perder inseguranças que podem prejudicá-lo, principalmente no início da carreira.

E, claro, o estágio é uma ótima oportunidade para fazer aquele networking de sucesso, que poderá abrir portas para ótimas oportunidades. Em alguns casos, até mesmo, ser contratado pela empresa na qual está estagiando.

Já o Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC) é um trabalho exigido quando você está concluindo a sua jornada de formação e mostra que domina um tema dentro daquela área. Com isso, estará habilitado para ter o seu diploma.

Projetos

Separamos este ponto para o final, porque esse é um diferencial importante que deve ser observado, principalmente, na hora de escolher o curso: veja se ele oferece a possibilidade de realizar projetos ao longo da formação.

É importante que isso seja feito ao longo da trajetória e não só no final. Afinal, imagine acumular diversas dúvidas que só vão surgir quando você for para a prática, apenas nos últimos semestres? Nada bom, não é mesmo?

As disciplinas de projeto devem ser feitas etapa a etapa. Com isso, você já vai adquirindo experiência prática sobre algumas questões e, também, pode tirar dúvidas com quem realmente entende do assunto dentro de sala de aula.

Com isso, você evita levar questões para as próximas etapas e prejudicar sua formação. Se você entende bem e sabe aplicar, até mesmo de forma criativa, questões relacionadas com lógica de programação, chegará mais preparado para as próximas etapas de aprendizagem de questões importantes sobre Cibersegurança.

Presencial ou EaD?

Outra dúvida muito comum que costuma surgir é: qual a melhor forma de cursar o tecnólogo de Cibersegurança, presencial ou EaD? Ambos podem ser muito proveitosos para sua formação.

O EaD é uma ótima opção para quem tem mais disciplina e deseje, também, ter maior flexibilidade em sua rotina. Pode ser uma melhor opção para quem já trabalha ou precise diminuir a quantidade de deslocamentos em sua rotina.

Já o presencial pode ser uma opção para quem sente maior necessidade de acompanhar o aprendizado em sala de aula e que queira, também, ter maior contato com os colegas. Ou, ainda, para quem sente maiores resultados tendo um horário fixo para os estudos.

E ainda há uma terceira opção, que une o melhor dos dois mundos: o formato híbrido, no qual você realiza algumas disciplinas presencialmente e outras online.

Atuação profissional

O profissional formado em Cibersegurança encontra hoje um mercado muito amplo de atuação. Algumas possibilidades são:

  • ser tester;
  • ser um especialista em análise de riscos;
  • trabalhar com análise e perícia cibernética;
  • desenvolver projetos de segurança;
  • trabalhar com adequação para as certificações de cibersegurança, garantindo a adoção das melhores práticas do mercado;
  • implementar medidas dentro de empresas e organizações públicas que ajudem a minimizar riscos;
  • realizar monitoramentos importantes que serão fundamentais para ter ações proativas para resolução de questões;
  • definir uma arquitetura tecnológica que promova segurança cibernética;
  • realizar treinamentos e adequações para as melhores práticas de cibersegurança.

Salário Médio do profissional formado em Cibersegurança

Hoje um profissional de Cibersegurança possui uma das melhores remunerações do mercado de tecnologia, dada sua importância profissional. Segundo o site Glassdoor, um especialista na área pode ganhar, em média, R$ 5000 (lembrando que esses valores podem variar com o tempo).

Mas é possível encontrar, até mesmo, salários muito maiores. Algumas áreas podem pagar até R$ 26 mil, devido ao nível de responsabilidade do trabalho e exigência de especialização. Um sênior, em algumas empresas, pode receber até R$ 41 mil. Extremamente atrativo, não é mesmo?

programacao
O salário médio do profissional formado em cibersegurança é alto. Fonte: Shutterstock.

Escolhendo um Curso de Cibersegurança

Agora que você está dominando tudo sobre o Curso de Cibersegurança, já deve estar ansioso para começar sua formação, não é mesmo? Para isso, é importante ficar atento para fazer a melhor escolha. Vamos abordar alguns pontos a seguir que vão ajudá-lo nisso!

Corpo docente experiente

Professores que tenham experiência no mercado proporcionarão um aprendizado que vai além das questões teóricas. E isso poderá ser um ótimo diferencial para quem está em busca de ótimas vagas.

Veja também: Se você se interessa pela área da cibersegurança, assista também ao vídeo que preparamos sobre esse curso na Anhanguera. Não deixe de conferir!

Grade curricular atualizada

A área de Cibersegurança está sempre sendo atualizada. E, por isso, é fundamental que você faça seu curso em uma instituição que ensine as melhores práticas para o momento atual. Afinal, você não quer chegar com defasagem de aprendizado no mercado, não é mesmo?

Quando você conta com uma grade atualizada, não precisa realizar cursos extras logo após sua formação, podendo ir direto para o mercado de trabalho e, depois, investir em formação continuada com maior tranquilidade.

Programas para estágio e trabalho

As melhores faculdades querem ajudar você a entrar rapidamente no mercado de trabalho. Por exemplo, aqui na Anhanguera, você conta com o Canal Conecta.

Nele, você encontrará mais de 400 mil oportunidades de vagas, seja de estágio ou para trabalho. Ou seja, já chega com tudo no mercado.

A Academia Tech ajuda você a encontrar os melhores cursos na área de tecnologia!

Agora que você já conhece tudo sobre o Curso de Cibersegurança, é hora de dar seu primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso. E a Academia Tech ajuda você nisso!
Encontre os melhores cursos para sua formação em Cibersegurança, acompanhe conteúdos atualizados, conte com o apoio de profissionais experientes e entre com tudo no mercado de tecnologia!

Não deixe sua carreira em segurança digital para depois! Inscreva-se agora mesmo no vestibular para Cibersegurança da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual a função da Cibersegurança?

A Cibersegurança tem a função de proteger as informações, sejam de empresas ou de órgãos públicos, para que eles se mantenham sempre íntegros, privados, disponíveis e autênticos. Eles atuam especificamente com o ambiente digital.

Com isso, eles ajudam a evitar tanto a incidência de ataques cibernéticos feitos por cibercriminosos quanto, também, reduz falhas humanas e contorna eventuais incidentes que podem acontecer nesses ambientes.

Quais são as principais ameaças à cibersegurança?

A cibersegurança possui como uma das suas grandes ameaças os ataques cibernéticos, ou seja, aqueles causados por pessoas mal-intencionadas, visando obter benefícios indevidos a partir de crimes. Mas esse não é o único tipo de ameaça.

Falhas humanas, desastres tecnológicos, problemas em hardwares são algumas outras ameaças que também são ameaças para a cibersegurança?

Qual a importância do especialista em cibersegurança?

O especialista em cibersegurança é responsável pela proteção de dispositivos, redes, servidores, sistemas de dados, entre outros, para que eles possam funcionar de forma adequada, segura e sem vulnerabilidades que coloquem em risco não só o seu uso, mas também a confidencialidade das informações ali presentes.

Por isso, ele é um profissional essencial, principalmente, para que possa agir sempre de forma proativa, analítica e corretiva e proporcionar maior proteção de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima