Saiba o salário do profissional de SEO em diferentes níveis e áreas!

pessoas

O profissional de SEO tem um papel estratégico no cenário empresarial: tornar um site otimizado para os buscadores. Isso garante maior visibilidade e autoridade para uma empresa perante o público. E, por isso, sua remuneração é bastante atrativa.

Se você quer trabalhar com estratégias de otimização e gosta de caminhar lado a lado com profissionais da área de marketing, vem com a gente! Descubra o salário do profissional de SEO em diferentes níveis e áreas e veja se essa é para você.

Boa leitura!

O salário do profissional de SEO é de R$ 4.209,84* em média

No Brasil, um profissional de SEO recebe por mês, em média, R$ 4.209,84* para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Mas seus ganhos podem ser ainda maiores: o teto salarial nesta carreira é aproximadamente R$ 9.621,70*.

Contudo, esses valores podem variar de acordo com algumas questões. Por exemplo, os salários podem ser diferentes segundo a região do país em que você estiver. Quer saber mais? Veja os valores médios de salários em algumas das principais capitais do Brasil:

  • São Paulo: R$ 5.471,47*;
  • Rio de Janeiro: R$ 4.939,66*;
  • Belo Horizonte: R$ 3,724,88*;
  • Curitiba: R$ 5.966,25*.
tablet
O salário do profissional de SEO é de R$ 4.209,84* em média. Fonte: Shutterstock.

Além disso, o tipo de empresa que contrata o profissional de SEO pode impactar, também, em seus ganhos. Veja a seguir:

  • Agência de publicidade: R$ 3.173,11*;
  • Trabalho temporário: R$ 4.886,40*;
  • Atividades de consultoria em geral: R$ 5.675,79*;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador: R$ 4.559,64*;
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral: R$ 4.934,29*.
busca
O tipo de empresa que contrata um profissional de SEO pode ter impacto nos seus ganhos. Fonte: Shutterstock.

Veja quanto ganha um profissional de SEO segundo o seu nível de carreira.

Quando falamos em salários tanto na área de tecnologia quanto, também, para marketing, os níveis de carreira podem impactar consideravelmente os valores. Quando você entende e conhece essas questões consegue ter uma noção de como será sua progressão na carreira.

mulher grafico
O salário do profissional de SEO varia de acordo com níveis de experiência e áreas de atuação. Fonte: Shutterstock.

Então confira a seguir quanto ganha um profissional de SEO de acordo com o nível de experiência na sua jornada profissional. Mas vamos combinar essas informações com outro dado importante: o porte da empresa que contrata o profissional.

Pequenas empresas

  • Profissional de SEO Júnior (ou seja, com menos de 5 anos de carreira): R$: 4.028,49*;
  • Profissional de SEO Pleno (ou seja, entre 5 e 10 anos de carreira): R$: 4.949,93*;
  • Profissional de SEO Sênior (ou seja, com mais de 10 anos de carreira): R$: 4.815,59*.

Médias empresas

  • Profissional de SEO Júnior: R$: 4.662,11*;
  • Profissional de SEO Pleno: R$: 4.949,93*;
  • Profissional de SEO Sênior: R$: 5.449,20*.

Grandes empresas

  • Profissional de SEO Júnior: R$: 5.178,82*;
  • Profissional de SEO Pleno: R$: 5.466,64*;
  • Profissional de SEO Sênior: R$: 5.965,91*.

Entre na área de SEO com o apoio da Academia Tech

A área de SEO une duas áreas muito interessantes do mercado atual: tecnologia e marketing. E se você gosta da possibilidade de atuar com ambas, vem com a Academia Tech!
Aqui você encontra todas as informações sobre essas áreas, além de conhecer mais sobre os principais cursos que ajudarão na sua entrada em um mercado tão aquecido.

Não deixe mais sua carreira na área tech esperando! Conheça os cursos de tecnologia da Faculdade Anhanguera!

* Fonte: Salário.

Perguntas Frequentes

O que faz um profissional de SEO?

O profissional de SEO atua com as estratégias que devem ser utilizadas para otimizar o resultado de um site nas pesquisas orgânicas nos principais buscadores. Isso passa tanto pelas ações implementadas na programação de uma página, no desenvolvimento web quanto, também, em questões relacionadas com produção de conteúdo.

Com isso, a página aparece em posições favorecidas, principalmente, porque tendencialmente o usuário clica nos primeiros resultados ao buscar algum conteúdo nos buscadores.

Como um profissional de SEO pode atuar?

O profissional de SEO pode atuar tanto no que diz respeito às questões de desenvolvimento web e trazendo as principais medidas para otimizar a performance do site, para que ele possa impulsionar seus resultados na busca orgânica quanto, também, identificar, já pela área de marketing, como garantir conteúdos que permitam o ranqueamento do site sobre determinadas palavras-chave.

Além disso, ele pode trabalhar, também, com questões que estão sendo realizadas fora da página. Por exemplo, a busca por links externos, que ajudam a conferir autoridade para o site.

Quais as diferenças entre o SEO on-page e off-page?

O SEO on-page são todas as medidas realizadas dentro do site (seja na parte de codificação, seja no que diz respeito aos conteúdos), ou seja, fala de todas as estratégias internas. Já o SEO off-page são as ações realizadas em outras páginas (por exemplo, obter links externos para a página).

Ou seja, o que muda são os direcionamentos dos locais para os quais os esforços estão sendo realizados.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima