O que faz um SEO? Descubra as funções desse profissional

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Um SEO faz um papel essencial para o marketing digital e, consequentemente, para o sucesso de muitas empresas. Por isso, o analista que trabalha nessa área é estratégico e tem uma alta chance de conseguir despontar no mercado, com ótimas remunerações.

Por isso, se você quer conhecer mais sobre as funções de um analista de SEO e entender tudo que precisa sobre o assunto, o momento é agora! Separamos tudo que você precisa saber sobre o tema, para escolher se essa é a área para começar sua carreira tech. Saiba mais a seguir.

O que é SEO?

Bom, vamos entender melhor desde o começo e conhecer o que é o famoso SEO. Essa é a sigla para Search Engine Optimization (em português, “otimização de mecanismos de busca”). Trata-se, então, do conjunto de ações, estratégias, protocolos e técnicas que ajudam empresas a ficarem melhor posicionadas nos mecanismos de busca (como Google e Bing).

Pense em como você faz as suas pesquisas no dia a dia. Vamos supor que esteja pesquisando “quais os melhores destinos de viagens para as férias de verão?”. Provavelmente analisará as dicas dos primeiros sites da pesquisa orgânica e dificilmente passará da primeira página.

Ou seja, quem está bem-posicionado é visto. Quem não está, terá maiores dificuldades para conseguir clientes. E isso impacta os resultados da empresa.

Por exemplo, se o primeiro resultado da busca orgânica for de uma agência de viagens, muito provavelmente você entrará no site, se interessará e agendará o passeio com ela. Viu como isso é importante para que as empresas possam ter melhores resultados?

Funcionamento dos mecanismos de busca

Nós não sabemos exatamente quais são todos os critérios considerados pelas empresas de tecnologia (como Google e Microsoft, responsável pelo Bing), até mesmo porque elas consideram isso um segredo de mercado. Então, deixam todas essas informações trancadas a sete chaves.

Mas eles publicizam alguns critérios que utilizam para hierarquizar os conteúdos. Com isso, as empresas podem orientar suas ações para aproximar-se cada vez mais da perfeição e ter uma melhor performance na busca orgânica.

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O SEO é fundamental para melhorar o funcionamento dos mecanismos de busca. Fonte: Shutterstock.

Alguns dos principais que valem atualmente são:

  • relevância: o site precisa gerar valor para o usuário;
  • tempo de permanência no site: se o usuário entra e rapidamente sai do site, é provável que ele não achado o site relevante;
  • site organizado: o usuário consegue identificar o que ele precisa encontrar com facilidade? Se ele não for bem organizado, poderá ser penalizado;
  • conteúdo original: plágio não é bem-visto pelos buscadores. É preciso ser original em tudo;
  • evitar práticas de Black Hat SEO: consideradas uma “trapaça”, são facilmente identificadas pelos algoritmos e penaliza o site.

Atualizações dos algoritmos de ranqueamento

Outro ponto que merece atenção quando falamos sobre SEO é a necessidade de acompanhar as atualizações que as principais empresas de buscadores trazem para otimizar os mecanismos de busca. Isso ajuda, também, para que os profissionais possam adequar suas estratégias e torná-las mais eficientes.

Mas por que há essas mudanças? Bom, todo o sistema de mecanismo de buscas é feito por meio de Inteligência Artificial, mas alguns parâmetros são determinados pela empresa e refinados pela IA ao longo do tempo. 

Por isso, se o responsável identifica que é preciso alterar um parâmetro, é publicada uma atualização do algoritmo. E, claro, exige a atualização das estratégias de SEO.

Por exemplo, as últimas atualizações visavam reduzir o índice de links de spam (por exemplo, excesso de links internos sem sentido, apenas para aumentar seu número) criados para tentar alavancar uma página.

A partir do aprimoramento do algoritmo, as estratégias dos especialistas precisam mudar, para evitar ser penalizados pelas novas regras.

Quais as vantagens do SEO?

A adoção de estratégias de otimização dos sites para estarem mais bem-posicionados são diversas. Algumas delas são:

  • criar autoridade no mercado para ser bem-reconhecido pelos seus clientes;
  • conseguir aparecer de forma mais segura, com um melhor custo-benefício;
  • ajudar a otimizar, inclusive, as chances de conseguir ter anúncios melhor posicionados no buscador;
  • aumentar o awareness (conhecimento) de uma marca, entre outros.
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As vantagens do SEO são a otimização dos mecanismos de busca e o aumento do conhecimento da marca pelas pessoas. Fonte: Shutterstock.

Quem é o analista de SEO?

E nesse contexto, temos o papel de um profissional essencial: o analista de SEO. Essa é uma profissão cada vez mais necessária, principalmente, com a digitalização das empresas. Mas quem é ele?

É o profissional responsável por planejar, executar e monitorar as estratégias de SEO, para potencializar as chances de uma empresa aparecer entre os primeiros resultados das pesquisas orgânicas e ajudar, também, a proporcionar maior autoridade para uma página ou projeto.

Temos duas possibilidades de atuação do analista de SEO: o on-page e o off-page. Vamos entender mais sobre cada um deles a seguir.

Analista de SEO on-page

O analista de SEO on-page será responsável por fazer todas as otimizações técnicas para aumentar as chances de melhor posicionamento de uma página. Ou seja, é uma profissão que está muito ligada com os desenvolvedores web.

Eles deverão trazer as adequações necessárias para que o buscador considere aquela página relevante para o usuário. Alguns pontos que fazem parte de suas funções são:

  • otimizar a criação de URL;
  • estruturação hierárquica da página;
  • definição do título de página;
  • formatação para tamanho de imagens e resolução dos arquivos, entre outros.

Como você pode perceber, essas questões estão muito alinhadas com profissionais que tenham uma predominância de conhecimento sobre tecnologia e desenvolvimento web, para que essas questões estejam já definidas na configuração da página.

Analista de SEO off-page

Já a otimização off-page é feita por profissionais que não vão trabalhar diretamente com as formas de melhoria do posicionamento que não estão diretamente relacionadas com a página. Algumas de suas estratégias são:

  • buscar links externos para o site, para gerar sensação de autoridade;
  • identificar menções negativas e tentar contornar a questão;
  • melhorar relacionamento com o público;
  • buscar recomendações para a marca;
  • identificar conteúdos que podem ser produzidos e que poderão reverter em melhoria para recomendações para a página.

Por que o analista de SEO é tão importante atualmente?

Sempre que há alguma pergunta sem resposta, em uma roda de amigos, você, com certeza, escuta a famosa frase “joga no Google e descobre”. Pois é, isso acontece, justamente, porque estamos falando de um hábito que se tornou rotineiro na nossa sociedade atual: utilizarmos os buscadores sempre que precisamos de algo.

Por isso, o analista de SEO se tornou uma figura importante: ele ajudará que a empresa possa aparecer como a melhor para resolver um problema ou oferecer a solução que o usuário precisa. Ele cumpre diversas funções estratégicas para as empresas.

Mesmo com o aumento no uso das redes sociais para geração de conteúdo e, consequentemente, ajudando os usuários a conhecerem novos produtos e serviços, o SEO ainda tem um papel fundamental no marketing digital.

Por isso, se você deseja entrar nessa área e tem uma boa afinidade com a área tech, saiba que essa continuará sendo uma ótima profissão no futuro. Então fique atento, também, para conhecer mais detalhes sobre a profissão.

Quais as funções de um analista de SEO?

O analista de SEO pode ter diversas funções em seu dia a dia. Vamos conhecer as principais delas a seguir.

Auxílio no desenvolvimento do site

Um dos motivos pelos quais falamos que este profissional precisa ser interessado na área de tecnologia é porque ele poderá ser um dos principais atores em conjunto com os demais profissionais de desenvolvimento web ao pensar na concepção do site.

Isso porque ele precisa alinhar tanto estratégias de usabilidade e melhor experiência para o usuário, bem como também trazer as principais diretrizes de SEO internamente. Por isso, essa é uma parceria não só desejável, mas também necessária para o melhor andamento do site.

Adoção do SEO On-Page

Uma das principais funções do analista de SEO é a adoção de boas práticas de SEO On-Page, como listamos anteriormente. E isso pode ser feito tanto na concepção de sites novos, quanto também para adequação daqueles que já estão prontos.

A partir dos seus conhecimentos sobre desenvolvimento web, o profissional deverá ser responsável por adotar as principais medidas para adequação do site e melhorar seu posicionamento na pesquisa.

Otimização de site

Vamos supor que você trabalhe para uma empresa que vende maquiagens e que precisa de conseguir maiores chances de subir na pesquisa orgânica quando potenciais clientes pesquisam o termo “delineador líquido rosa”. Para que isso seja possível, é preciso realizar uma série de medidas e adequações no site.

Sabe quem deverá indicar e realizar as alterações necessárias? Se pensou no analista de SEO, acertou! Ele, portanto, muitas vezes está alinhado, também, com eventuais mudanças que tenham o objetivo de priorizar as estratégias para aquele período.

Seguindo o exemplo anterior, vamos supor que vá ter uma campanha estratégica para Carnaval (já que é um período no qual há muita venda de maquiagem para fazer fantasias). O profissional será responsável por auxiliar na criação da página para tornar essa campanha um sucesso e alcançar o público esperado.

Análise de práticas de Black Hat

Além de acompanhar tudo que é tendência e implementar, esse profissional também precisa estar atento para o que os responsáveis pelos buscadores consideram como práticas de “Black Hat”. Vamos entender melhor o que é isso.

Black Hat são todas as práticas que visam tentar alcançar melhores resultados, mas que sejam como uma trapaça. E, com isso, a tendência é que o site seja penalizado e perca posições na busca.

Por exemplo, o uso de hiperlinks nos conteúdos deve ser feito de forma parcimoniosa e com a ideia de apenas gerar valor para o leitor. Se a empresa começar a utilizar muitos links para tentar fingir que é um maior número de indicações para o domínio e passar sensação de autoridade, o algoritmo perceberá e penalizará o site.

A questão é que muitas dessas práticas são revisadas constantemente. Com isso, algo que não era considerado um problema antes pode passar a ser. E esse é o problema. 

Por isso, o analista de SEO cumpre o papel de acompanhar essas questões e fazer as mudanças sempre que uma atualização nova impactar o site.

Correção de problemas e vulnerabilidades

Muitos problemas de bugs e vulnerabilidades podem ser responsáveis por causar um problema de reputação em um site e derrubá-lo. Por exemplo, se a pessoa acessa um link e ele está quebrado ou, então, é direcionado para a página errada, ele sairá rapidamente do espaço.

Isso sinaliza para o algoritmo que aquela página tem algum problema e, consequentemente, penaliza a página por não atuar como relevante e gerando valor para o usuário. Por isso, ele está sempre monitorando se todas as páginas estão funcionando adequadamente.

Acompanhamento de métricas

Para verificar a performance de todas as páginas e realizar as mudanças necessárias em caso de problemas, o analista deve sempre estar atento para acompanhar as métricas informadas nos analytics e verificar o que está dando certo e modificar problemas que possam aparecer.

Se há sinal de saída rápida do usuário de uma determinada página, pode ser um sinal de que há algum tipo de problema. Por exemplo, se ela está mais lenta para carregar, a pessoa pode desistir de acessá-la. Ou, ainda, pode ser porque ela quebrou e isso aumenta a taxa de rejeição.

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Entre as funções do Analista de SEO está o acompanhamento de métricas informadas nos analytics. Fonte: Shutterstock.

Ao ver esse indicador, o analista de SEO pode agir de forma proativa e resolver a questão rapidamente, evitando o comprometimento do ranqueamento da página.

A Academia Tech ajuda você a entrar no mercado de tecnologia

Saber mais sobre o que faz o analista de SEO pode ajudar a entender se atuar na junção entre tecnologia e marketing digital é, de fato, o que você deseja para sua carreira. Por isso, se você ainda está em dúvidas sobre qual curso fazer, nós te ajudamos nisso!

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Perguntas Frequentes

O que um analista de SEO precisa saber?

Um analista de SEO deve ter um bom conhecimento de programação, para entender de que forma determinados parâmetros podem ser otimizados e como eles impactam a experiência do usuário. Ele também deve conhecer sobre experiência do usuário, design responsivo, tendências de conteúdo e acompanhar as atualizações dos algoritmos das buscas.

Como se tornar um analista de SEO?

Para se tornar um analista de SEO, é importante ter uma formação específica na área, que ajude você a conhecer os principais mecanismos de funcionamento dos buscadores e de que forma os profissionais podem atuar para melhorar a performance de um site todo e de páginas específicas.

Por isso, um curso de formação como um tecnólogo em marketing digital pode ser o grande aliado para proporcionar maior sucesso profissional e poder atuar com segurança no mercado.

Qual o perfil profissional de um analista de SEO?

Um analista de SEO precisa ser um profissional proativo, analítico e que esteja sempre acompanhando as principais discussões sobre o assunto, tanto no brasil quanto em todo o mundo. Precisa ser engajado, ter um conhecimento sobre tecnologia e programação.

Além disso, é importante que ele entenda como os usuários fazem pesquisas e o que consideram que gera valor para ele.

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