Saiba tudo sobre o Curso Superior de Arquitetura de Dados!

programacao

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância dos dados no cenário atual, não é mesmo? Seja para empresas, órgãos governamentais ou para órgãos de pesquisa, seu uso está cada vez mais estratégico. E falamos pouco ainda de figuras importantes nesse cenário:  os profissionais especializados. Um dos mais importantes é o Arquiteto de Dados.

Sua responsabilidade é crucial: sem ele, as demais áreas relacionadas com dados não conseguem operar adequadamente ou, ainda, as análises podem ficar demasiadamente prejudicadas.  Por isso, uma boa formação é fundamental para que esse profissional exerça suas atividades de forma segura.

Conheça tudo sobre o Curso Superior de Arquitetura de Dados e veja se essa é uma área que você deseja começar a atuar e decida o melhor caminho para sua carreira.

O que é a área de Arquitetura de Dados?

Antes de falar mais especificamente sobre o curso, você precisa entender melhor sobre o que é a Arquitetura de Dados. Isso dará a dimensão da sua importância no momento atual. Para isso, vamos começar explicando o cenário no qual essa área está imersa.

Hoje temos um grande volume de dados sendo criado a todo o momento, de diferentes fontes. Muitas delas, inclusive, nem sempre são confiáveis ou não seriam relevantes, de fato, para uma análise. Sem uma boa organização, dificilmente um Analista de Dados ou um Cientista de Dados conseguiria realizar suas análises.

arq dad
Arquitetura de Dados é a área que projeta e gerencia estruturas para armazenamento e análise de dados. Fonte: Shutterstock.

Pense em uma analogia com sua mesa de estudos. Se suas canetas estão bagunçadas com os lápis e lapiseiras, se os conteúdos de diferentes disciplinas estão misturados, se você não consegue achar seus post-its, pois estão escondidos debaixo de bagunça, como conseguirá estudar adequadamente? É um processo semelhante quando falamos sobre a área de dados.

A Arquitetura de Dados é esse organizador que ajuda a colocar tudo no seu devido lugar e definir os planos para os dados em todo o ciclo de vida dele para análise. Ou seja, ela atua planejando e descrevendo como será a gestão dos dados nas seguintes fases:

  • Coleta;
  • Tratamento;
  •  Armazenamento;
  •  Análise;
  • Distribuição;
  • Consumo.

Essa é uma área que ganha uma dimensão ainda maior, principalmente, com a aceleração do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Afinal, esses sistemas dependem de um alto volume de informações, mas que estejam devidamente organizados e obtidos de forma adequada.

O especialista nesse setor atua lado a lado com a Engenharia de Dados. Afinal, um pensa no design e no projeto para toda a estrutura de dados e o outro é responsável pela execução do projeto, para que esse modelo possa ser utilizado pelos profissionais de Análise e Ciência de Dados.

Ah, e se quer saber mais sobre as especificidades da área de Análise de Dados, que atua em conjunto com a Arquitetura de Dados, escute uma entrevista com Tuffy Sayeg, especialista da área e veja como ela está alinhada com as estratégias de Inteligência de Mercado.

Esse profissional está no começo da cadeia produtiva do uso de dados e dá suporte para uma série de atividades cruciais no atual momento. Então fazer um Curso Superior de Arquitetura de Dados é uma ótima opção para entrar em uma área essencial para o presente e para o futuro da Tecnologia da Informação.

Grade curricular do Curso Superior de Arquitetura de Dados

Ok, mas o que você encontrará no Curso Superior de Arquitetura de Dados? Será que esse é um curso que está alinhado com suas expectativas? Conhecer detalhes sobre a grade curricular ajuda a não ter surpresas no futuro e ver o que encontrará na sua formação.

Então vamos juntos ver mais sobre algumas das principais disciplinas da grade a seguir!

Linguagem de Programação

Essa é uma das disciplinas introdutórias e que permitirão ao futuro profissional a desenvolver soluções voltadas para a área de Arquitetura de Dados. Mesmo que não seja ele o responsável por colocar a mão na massa, ele precisa compreender quais são as possibilidades de ação, por exemplo, dos Engenheiros de Dados nesse cenário.

arquiteto dados
Essa disciplina introdutória em linguagem de programação permite que futuros profissionais desenvolvam soluções específicas para a área de Arquitetura de Dados. Fonte: Shutterstock.

Nessa disciplina, você conhecerá mais sobre as principais linguagens de programação utilizadas na área da Tecnologia da Informação como um todo e, posteriormente, vai aprofundar naquelas que sejam mais utilizadas no ambiente de Arquitetura e Ciência de Dados. Estão entre elas, principalmente:

Bancos de Dados

O Arquiteto de Dados precisa ter um profundo conhecimento sobre banco de dados, seus fundamentos, como programá-lo, estruturá-lo e adoção de medidas de proteção importantes nesse cenário.

Nessa disciplina, o estudante aprenderá sobre questões introdutórias que serão essenciais para uma das disciplinas diretamente ligadas com as atividades da área: a de Modelagem de Dados. Mas falaremos mais sobre isso mais à frente.

Ao final, o estudante estará habilitado para projetar um esquema de banco de dados do zero, bem como também realizar todas as operações necessárias para fazer manutenções, correções e atuar de forma proativa para o gerenciamento desses espaços.

Engenharia de Dados

O Arquiteto de Dados dialoga diretamente com outras profissões essenciais da área de dados. E uma das que está mais próxima é a de Engenharia de Dados. Por isso, essa é uma disciplina crucial.

Nela, você aprofundará ainda mais sobre a atuação dessa área e como os projetos de Arquitetura de Dados influenciam o trabalho desses profissionais. Trará, ainda, mais conhecimento sobre armazenamento de dados, bancos de dados distribuídos e computação em nuvem.

DataOps

O DataOps é uma metodologia de trabalho focada em trazer métodos mais ágeis para realização de projetos de análise de dados em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento.

Você aprenderá como se estrutura essa metodologia e como ela se aplica em todas as etapas, passando desde o planejamento (um ponto fundamental da atuação dos profissionais de Arquitetura de Dados), passando por gráficos, modelos e realização de gráficos para comunicação dos resultados.

Assim, o profissional poderá, até mesmo, atuar implementando o DataOps em empresas, como consultor, sendo uma outra possibilidade de atuação. Interessante, não é mesmo?

Modelagem de Dados

A disciplina de Modelagem de Dados continua o aprofundamento sobre Bancos de Dados, trazendo mais sobre as principais linguagens de modelagem e de consulta estruturada. Além disso, ajudará a entender melhor sobre como desenvolver bancos de dados voltados para a Análise e Ciência de Dados.

Duração do curso

O Curso Superior de Arquitetura de Dados é feito no formato de Tecnólogo, ou seja, você poderá ter um diploma de Ensino Superior com um curso com tempo de duração menor do que um bacharelado tradicional.

A duração, neste caso, pode ser de 4 a 5 semestres (ou seja, entre 2 anos e 2 anos e meio). Mas isso significa que sua formação será prejudicada, por ser mais ágil do que os bacharelados tradicionais? A resposta é: não!

homem computador
A duração, neste caso, pode ser de 4 a 5 semestres (ou seja, entre 2 anos e 2 anos e meio). Fonte: Shutterstock.

O Tecnólogo tem um formato mais prático, voltado para o mercado. Ou seja, você aprenderá tudo que é preciso sim para atuar como Arquiteto de Dados sem maiores problemas. Inclusive, pelo tempo mais curto de duração, você poderá se dedicar mais facilmente para expandir seu conhecimento e chegar ainda mais preparado no mercado!

E cabe lembrar que o seu diploma será válido da mesma forma em comparação com o bacharelado tradicional. Porém, com a vantagem de poder começar a sua formação e terminá-la mais rapidamente e começar sua atuação no mercado.

Atuação profissional

O Arquiteto de Dados hoje é uma das áreas com maior crescimento dentro da Tecnologia, justamente, porque ela tem dado suporte para que outros setores estratégicos possam ter um salto de desenvolvimento incrível – como é o caso da Inteligência Artificial.

O mercado de Data Science como um todo está valorizando cada vez mais: segundo relatório do Allied Market Research, em 2020 ele já valia 4,7 bilhões de dólares. E a estimativa é que, até 2020, o valor de mercado chegue a 79,7 bilhões de dólares até 2030.

O Arquiteto de Dados tem uma função estratégica para dar suporte aos demais profissionais que atuam nessa área. Ele atua profissionalmente com:

  • ·         Desenvolvimento de Estratégia de Dados: realiza todo o planejamento das estratégias em todo o ciclo de vida dos dados, desde a sua coleta até a finalização da análise e remoção, quando necessário;
  • Identificação dos Dados e Respectivas Fontes: ele será responsável por levantar quais são as fontes confiáveis para realizar a coleta, de acordo com as estratégias traçadas;
  • Coordenação e Colaboração com Outras Equipes: fato é que trabalhar com dados envolve atuar em conjunto com outros setores. Por exemplo, para poder pensar nas estratégias mais eficientes para marketing, é importante ter o contato com esses gestores e coordenar os processos de passagem de dados desse setor para o TI, para garantir maior sucesso nas atividades;
  • Gerenciamento de Arquitetura de Dados: pensa a arquitetura técnica das soluções que serão utilizadas para a análise dos dados, fazendo parte da equipe que fará o desenvolvimento da solução para este fim;
  • Gerenciamento de Fluxos de Dados: analisa, monitora e gerencia os fluxos de dados de fontes externas e internas, de acordo com as fontes selecionadas;
  • Realização de auditorias: realiza o processo de avaliação se o sistema de gestão de dados está trabalhando de forma adequada e, caso seja preciso, realizar as adaptações necessárias caso a caso.

Esse profissional pode atuar em diferentes locais, entre eles:

  • Startups;
  • Comércio e Indústria;
  • Sites midiáticos;
  • Área de pesquisa;
  • Docência;
  • Empresas especializadas em desenvolvimento de IA;
  • Empresas de Tecnologia da Informação.

Salário Médio do profissional formado em Arquitetura de Dados

Uma informação interessante para você que está analisando se vale mesmo a pena fazer o Curso Superior em Arquitetura de Dados, é saber qual o valor médio que esse profissional recebe.

Segundo o site Glassdoor, esse profissional ganha, em média, R$ 11.346. Um valor bastante atrativo no cenário atual, não é mesmo?

Cabe lembrar que esses valores podem mudar ao longo do tempo e, também, de acordo com algumas variáveis (como nível de carreira, região, local de contratação, entre outros).

Escolhendo um curso de Arquitetura de Dados

Gostou de saber mais sobre Arquitetura de Dados? Se interessou por essa área? Então lembre-se: uma boa formação será fundamental para projetar o seu nome no mercado. Por esse ser um ponto muito importante, nós separamos todas as informações para ajudar você a escolher o melhor curso!

Veja as melhores dicas a seguir.

Analise o corpo docente

Os professores são experientes nessa área? Atuaram nas melhores empresas do mercado? Essa experiência poderá ser fundamental para sua formação, sabia?

Afinal, ao compartilhar as experiências deles, você entenderá como funciona o mercado, o que precisa estar atento sobre o assunto, entre outras questões essenciais. Esse poderá ser um grande diferencial para chegar preparado no mercado.

Veja se o currículo é atualizado

A área de Arquitetura de Dados é relativamente nova e tem ganhado uma grande importância no cenário atual. E, por isso, novidades são lançadas todo o tempo.

Um currículo atualizado incorpora questões importantes que não podem ficar de fora desse cenário. Ou seja, você terá certeza de que terá todos os conhecimentos para dominar a área dentro das demandas atuais.

Conte com locais que ofereçam programas de estágio e emprego

Por mais que a área de tecnologia e, principalmente, de Arquitetura de Dados, esteja em alta, fato é que conseguir sua primeira vaga de estágio ou de trabalho pode ser difícil. Ter uma ajuda nisso é essencial.

Programas como o Canal Conecta, da Anhanguera, permitem que você encontre mais de 400 mil oportunidades de vagas de estágio e emprego nas melhores empresas do mercado nacional. Comece já ao lado dos melhores!

Vem com a Academia Tech e encontre o melhor Curso Superior de Arquitetura de Dados

Agora que você já está dominando o assunto sobre Arquitetura de Dados e não terá surpresas ao começar um Tecnólogo nessa área, é o momento de mergulhar no tema e dar seu primeiro passo para a formação.

E a Academia Tech ajuda você nisso! Conheça tudo sobre o mercado de dados, conheça sobre áreas correlatas, conheça novidades e encontre aqui os melhores cursos da área de tecnologia – incluindo o melhor Curso Superior de Arquitetura de Dados.

Não deixe o futuro como Arquiteto de Dados para depois! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Para o que serve a Arquitetura de Dados?

A Arquitetura de Dados permite pensar em estratégias para analisar, processar, armazenar e tratar dados em sistemas de informações, tendo um papel importante de planejamento e gestão.
Ela, também, permite uma maior facilidade para disponibilidade e compartilhamento de dados nas empresas, facilitando o acesso e as análises no dia a dia. Além disso, também está alinhado com controles de fluxos de dados, identificação de requisitos para análise de informações, entre outras questões.

O que um Arquiteto de Dados precisa saber?

Um Arquiteto de Dados precisa dominar, principalmente, linguagens de programação e ferramentas relacionadas com configuração de bancos de dados. Além disso, deve saber articular a passagem de dados internos de outros setores para a área de TI.

Além disso, deve acompanhar questões relacionadas com outras áreas correlatas de dados, como Engenharia de Dados, Análise de Dados e Ciência de Dados.

Quais habilidades comportamentais um profissional de Arquitetura de Dados deve ter?

Um Arquiteto de Dados deve ter um bom raciocínio lógico, para compreender como os processos de análise de dados são realizados. Além disso, deve saber lidar com situações de pressão e ter uma boa comunicação para conversar com outros profissionais relacionados com a sua área.

Além disso, deve ser uma pessoa sempre curiosa sobre novidades do mercado e, também, ser proativo na resolução de problemas no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima