A Intel anunciou nesta quarta-feira, 21, o lançamento da Intel Foundry, uma nova divisão da empresa com o objetivo de produzir chips semicondutores voltados para Inteligência Artificial (IA). Com essa iniciativa, a Intel pretende competir com grandes empresas do setor, como Nvidia e TSMC.
Durante um evento anual da empresa realizado em San Jose, na Califórnia, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a Intel Foundry será uma empresa independente que atenderá tanto clientes internos quanto externos, com um foco especial em IA.
Gelsinger destacou ainda que a Intel Foundry é a primeira empresa totalmente adaptada para a era da inteligência artificial. A meta da Intel é se tornar a segunda maior fabricante de chips do mundo até 2030, ficando atrás apenas da TSMC.
A Intel Foundry se posiciona como uma “foundry”, ou seja, uma empresa que fabrica hardware sob encomenda. Dessa forma, os clientes terão a oportunidade de projetar seus próprios chips e contarão com a Intel Foundry para a produção.
Com essa iniciativa, a Intel busca se destacar no mercado de chips para IA e acompanhar a crescente demanda por processadores nessa área. A empresa pretende impulsionar sua presença no setor e se consolidar como uma referência na produção de chips para inteligência artificial.
Com informações de Exame | Imagem gerada por AI (Midjourney)
💻Leia também:
- Inteligência artificial generativa: transformação e desafios no cenário atual
- Sucessores do ChatGPT: Bing, Bard, Claude, Ernie-Q e Gemini-OS transformam o mundo da Inteligência Artificial em 2023
- Onda de Inteligência Artificial impulsiona mercado de ações nos EUA e promete mais para 2024
Jornalista e UX Writer com 9 anos de carreira, apaixonada por tecnologia e Inteligência Artificial. Escreve sobre inovação para tornar conceitos complexos acessíveis e interessantes para todos e ainda, informar as últimas inovações da área de forma prática e fácil. /Acompanhe mais no LinkedIn.