Intel lança setor focado em chips para inteligência artificial

Laboratório futurista da Intel, com cientistas desenvolvendo chips de inteligência artificial avançados.

A Intel anunciou nesta quarta-feira, 21, o lançamento da Intel Foundry, uma nova divisão da empresa com o objetivo de produzir chips semicondutores voltados para Inteligência Artificial (IA). Com essa iniciativa, a Intel pretende competir com grandes empresas do setor, como Nvidia e TSMC.

Durante um evento anual da empresa realizado em San Jose, na Califórnia, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a Intel Foundry será uma empresa independente que atenderá tanto clientes internos quanto externos, com um foco especial em IA.

Gelsinger destacou ainda que a Intel Foundry é a primeira empresa totalmente adaptada para a era da inteligência artificial. A meta da Intel é se tornar a segunda maior fabricante de chips do mundo até 2030, ficando atrás apenas da TSMC.

A Intel Foundry se posiciona como uma “foundry”, ou seja, uma empresa que fabrica hardware sob encomenda. Dessa forma, os clientes terão a oportunidade de projetar seus próprios chips e contarão com a Intel Foundry para a produção.

Com essa iniciativa, a Intel busca se destacar no mercado de chips para IA e acompanhar a crescente demanda por processadores nessa área. A empresa pretende impulsionar sua presença no setor e se consolidar como uma referência na produção de chips para inteligência artificial.

Com informações de Exame | Imagem gerada por AI (Midjourney)

💻Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima