Escolher a sua carreira na área de tecnologia pode ser um momento muito desafiador, sabia? Quanto mais você conhecer sobre as faculdades, mais facilmente conseguirá descobrir a faculdade para sua jornada. E qual é melhor: Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação?
Ambas oferecem oportunidades promissoras para os profissionais melhor qualificados! Para ajudá-lo a tomar a decisão certa, vem com a gente! Vamos explorar ambos os cursos, apontando suas diferenças e ajudando você a trilhar uma trajetória de sucesso.
Conheça o que é a Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é dedicada à identificação de problemas e geração de soluções tecnológicas que visam resolvê-los da melhor forma, com eficácia, segurança e precisão. Ou seja, os profissionais têm a função de otimizar processos internos de empresas e organizações, ajudando na execução de atividades específicas.
Conheça o que é Sistemas de Informação
Já a área de Sistemas de Informação é dedicada à criação, gerenciamento e monitoramento de processos que envolvam dados, passando por coleta, armazenamento, tratamento, monitoramento e análise. Isso porque os dados são os insumos utilizados para gerar informações, que serão utilizadas de forma estratégica em outras atividades dos negócios (inclusive, por outros profissionais de tecnologia).
Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação: quais as diferenças?
Para tomar uma decisão acertada e voltada para os seus sonhos e ambições profissionais, é importante conhecer o que distingue essas duas faculdades. Por isso, separamos as principais informações que você precisa saber sobre. Vem com a gente a seguir!
Duração do curso
Uma das diferenças é o tempo de duração dos dois cursos:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: é um curso tecnólogo, ou seja, é mais direto ao ponto e tem um tempo de duração menor. O tempo de duração é de 4 períodos (ou seja, 2 anos).
- Sistemas de Informação: é um bacharelado tradicional, então o tempo de formação é de 7 a 8 períodos (ou seja, 3 anos e meio a 4 anos).
Direcionamento do curso
Além da diferença no tempo de duração, os cursos também possuem direcionamentos diferentes:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: a ideia é capacitar o aluno para identificar e criar soluções tecnológicas para diferentes contextos, com a ideia de resolver algum tipo de questão (não necessariamente ligada à tecnologia). Por exemplo, esse profissional é habilitado para identificar e propor uma solução que ajude na otimização de agendas em um consultório médico. Por isso, o curso ajuda a trazer o conhecimento técnico para criação de soluções e, também, para diagnóstico de desafios de negócios e processos.
- Sistemas de Informação: a ideia é capacitar o aluno para criar e gerenciar sistemas que lidam com dados. Os alunos aprendem sobre como realizar e otimizar processos de coleta, armazenamento, processamento e análise de informações, para poderem cumprir funções estratégicas no ambiente empresarial.
Abordagem profissional
Outra diferença importante é a abordagem adotada por cada curso:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: neste caso, o curso tem uma perspectiva analítica e criativa, já que é preciso pensar em soluções para problemas que, muitas vezes, são grandes desafios. Os alunos aprendem tanto as questões técnicas, quanto também são estimulados o tempo todo a potencializar essas soft skills.
- Sistemas de Informação: neste caso, a abordagem é gerencial, focada para tornar as operações com dados mais seguras e eficientes, bem como também tem uma perspectiva analítica, já que os profissionais precisam identificar o contexto atual para propor sistemas alinhados com as demandas da empresa.
Grade curricular e estrutura do curso
E, por fim, vamos mostrar as diferenças da grade curricular e estrutura do curso:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: por ser um curso mais rápido e direto ao ponto para a prática profissional, o estudante já verá logo de cara tópicos direcionados com suas funções. Algumas das principais disciplinas que você encontrará na sua formação será lógica de programação, desenvolvimento de aplicativos, gerenciamento de bancos de dados, segurança e auditoria de sistemas, desenvolvimento mobile, linguagem orientada a objetos, entre outros.
- Sistemas de Informação: o curso possui as disciplinas introdutórias ao mundo da tecnologia e, no ciclo específico, você aprenderá mais sobre gerenciamento de bancos de dados, desenvolvimento de sistemas de informação, desenvolvimento de Business Intelligence, entre outros.
Perfil profissional dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Também é importante entender qual o perfil profissional alinhado com cada profissão, para saber se realmente você se encaixa com isso. Confira mais a seguir.
Perfil profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Quem atua nessa área precisa ser analítico e criativo para pensar em formas de solucionar problemas de forma diferenciada, principalmente em casos mais desafiadores. Também devem ser comunicativos e proativos, já que, muitas vezes, trabalham em equipe para resolver desafios de negócios.
Perfil profissional de Sistemas de Informação
Os profissionais de Sistemas de Informação devem estar antenados para as novidades do momento, principalmente porque essa é uma área que está mudando bastante ultimamente.
Além disso, também devem ser meticulosos, organizados e ter uma boa capacidade tanto gerencial quanto de comunicação. Também é importante ter um bom senso de responsabilidade, já que operam diretamente com informações críticas para as organizações.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação é na Anhanguera!
Independentemente de escolher por Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação, o mais importante é contar com a melhor instituição de ensino! E a Anhanguera é a melhor parceira para uma formação de sucesso!
Tenha o apoio de profissionais experientes que ajudarão a abrir as portas para uma carreira de sucesso e comece sua jornada com o pé direito!Faça sua inscrição no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação na Anhanguera!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.