Conheça tudo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

mulher programando

Um dos grandes pilares da Tecnologia da Informação é, justamente, proporcionar a resolução de problemas e otimizar as rotinas do dia a dia. E, por isso, atuam ajudando tanto pessoas físicas (como usuários comuns, tal como você) quanto pessoas jurídicas (como empresas).

Solucionar problemas está diretamente relacionado com a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essa é uma área que tem, hoje, muitas vagas no mercado esperando por profissionais qualificados para atuar nela.

Então conheça tudo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e veja se este é o melhor curso para você!

O que é a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O primeiro passo para conhecer tudo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é entender melhor sobre a área. Ela envolve toda a parte de estudos, práticas e pesquisas com o objetivo de projetar, desenvolver, testar e realizar manutenção de sistemas de software e, também, de recursos de hardware.

A ideia é desenvolver soluções informatizadas para a resolução de problema com sistemas digitais ou, então, adoção de hardwares para este fim. Com o avanço da transformação digital, isso tem se tornado uma demanda cada vez maior, já que ela proporciona tanto a solução de questões anteriores quanto, também, gera novos desafios!

Ou seja, essa é uma área que está alinhada com:

  • criação e gestão de bancos de dados;
  • planejamento de softwares e aplicações mobile;
  • desenvolvimento de soluções e aplicações mobile;
  • criação de infraestrutura de TI nas empresas.

Esses profissionais podem atuar tanto para resolução de questões internas de um negócio (por exemplo, como estruturar um sistema de redes de computadores para atividades, bem como também gerenciar os bancos de dados do negócio), quanto podem resolver questões relacionadas com os clientes de uma empresa.

Pense em uma startup focada em resolver questões de setores de Recursos Humanos, para comercialização de uma solução SaaS (Software as a Service, ou seja, que não demanda instalação, pois roda diretamente de um servidor na nuvem).

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o responsável por projetar e desenvolver, em conjunto com um time focado para este fim, a criação dessa solução que será comercializada posteriormente.

E, até mesmo, esse profissional pode ter uma postura empreendedora, ou seja, abrir a sua própria startup para resolver uma questão que seja uma demanda importante de mercado em uma determinada área no momento.

Duração do curso

Hoje você consegue encontrar bons cursos de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que oferecem uma capacitação completa, atualizada e direcionada para o atual mercado de trabalho.

Nesse caso, a formação acontece em 4 semestres, ou seja, em 2 anos. Um bom tempo para poder dedicar-se a sua capacitação e entrar rapidamente no mercado.

Precisamos lembrar uma questão importante: mesmo tendo uma duração menor do que outros cursos de formação (como um bacharelado tradicional), ele possui o mesmo valor de diploma de ensino superior. Ótimo para sua carreira!

Isso vale tanto para poder entrar em vagas que exigem diploma de nível superior quanto, também, caso tenha interesse posteriormente pela área acadêmica, ele valerá para que possa tentar ingressar nos programas de mestrado e doutorado.

Veja também: Se você está gostando do conteúdo sobre o curso de Análise de Sistemas, assista também ao vídeo que preparamos falando se esse curso é muito difícil. Não deixe de conferir!

Grade curricular

Indo ainda mais fundo sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vamos conhecer agora um dos pontos mais importantes para decidir se esse é o curso que deseja fazer: a grade curricular.

A estrutura do curso é voltada para 4 pilares. E vamos entender mais sobre cada um deles a seguir.

Fundamentos

Aqui você terá as bases do que é necessário aprender antes de entender questões técnicas da área. Corresponde, principalmente, ao primeiro semestre do curso. Estão entre as disciplinas deste pilar:

Técnico

Agora que você tem a base necessária para começar a atuar, é importante avançar nos conhecimentos técnicos para conseguir realizar suas atividades na área. Aqui, você terá disciplinas que darão as bases, especificamente, sobre programação, sendo sua primeira imersão nesse universo de forma mais específica.

Algumas das disciplinas que você terá nesse momento são:

Ferramentas de Programação e suas linguagens

Aqui você terá um maior contato com questões bem mais específicas, por exemplo, com as principais ferramentas que são utilizadas na programação, linguagens de programação e aprofundará sobre as áreas específicas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Estão entre as disciplinas que podem fazer parte deste ciclo:

  • linguagem orientada a objetos;
  • linguagem de programação;
  • segurança e auditoria de sistemas;
  • sistemas operacionais;
  • arquitetura organizacional de computadores;
  • desenvolvimento mobile;
  • programação e desenvolvimento de bancos de dados.
programacao
Ferramentas de programação usam linguagens como C++, Python e Java para criar softwares. Fonte: Shutterstock.

Cultura

Para além dos conhecimentos específicos da área de programação, é importante, também, passar por aprendizados importantes sobre questões culturais e que também podem contribuir positivamente para sua formação profissional.

Entra aqui, também, questões que vão ajudar na sua formação empreendedora, possibilitando abrir seu negócio, caso queira. Estão entre elas:

Projetos

Além dos quatro pilares que listamos acima, ainda há um outro ponto que também faz parte do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: a hora de colocar a mão na massa. E para isso, você pode contar com as disciplinas de projetos.

Elas são feitas, justamente, para ver e treinar como algumas questões funcionam na prática. Afinal, quando falamos em aprendizagens na programação, muitas questões podem ser muito abstratas e não serem tão bem entendidas no dia a dia.

Quando o estudante vai para a prática, é o momento no qual as primeiras dúvidas surgem. É quando ele testa o que aprendeu e vê como realmente essas questões funcionam. E, por isso, essa fase deve estar presente em todas as etapas do curso.

graficos
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas inclui projetos práticos para desenvolver habilidades na área de TI. Fonte: Shutterstock.

Ou seja, você fará um projeto no primeiro semestre de curso? Sim! Terá os primeiros passos para poder conhecer mais sobre como começar um projeto na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Assim, é possível desenvolver passo a passo da sua trajetória, sem precisar deixar que essa oportunidade de testar o aprendizado aconteça só no final do curso.

Presencial ou EaD?

Essa é uma dúvida bastante comum: afinal, qual a melhor opção para realizar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fazer o curso presencial ou EaD (Ensino à Distância)? A resposta é: ambos são positivos!

No curso presencial você poderá ter maior contato presencial com colegas e professores, o que ajudará no networking mais direto no dia a dia. E, também, pode ser uma forma mais confortável de aprendizagem para quem não se adapta tão bem com o aprendizado em casa.

No curso EaD, você tem maior conforto para definir quando é o melhor momento para acompanhar as aulas e otimizar sua rotina. Pode ser uma ótima opção, por exemplo, para quem trabalha e fica melhor fazer seus próprios horários de estudo podendo, até mesmo, realizar isso durante seu trajeto para o trabalho ou para casa.

Ou seja, ambos podem ser muito vantajosos para sua formação e o currículo é idêntico. Então sinta-se à vontade para optar por qualquer uma das opções!

Atuação profissional

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá prepará-lo para atuar em diversas possibilidades no mercado de trabalho. Estão entre as possibilidades de atuação profissional:

  • trabalhar com Administração de Banco de Dados;
  • ser responsável por Desenvolvimento de Softwares e Aplicativos Mobile;
  • atuar como desenvolvedor e gestor de Back-end;
  • atuar como desenvolvedor e gestor de Front-end;
  • trabalhar como Administrador de Redes;
  • atuar como especialista em DevOps (ainda que seja mais interessante ter uma formação específica neste caso);
  • atuar com Arquitetura de Informações;
  • trabalhar com Infraestrutura de TI.

Salário Médio do profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para saber se esse é um curso que está alinhado com suas perspectivas profissionais, é importante, também, conhecer quais são as faixas salariais médias de quem é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Hoje o salário médio de um Analista de Desenvolvimento de Sistemas, segundo o site Salário, é de R$ 6.084 e pode alcançar, no topo da carreira, uma remuneração de R$ 15.552.

Ou seja, uma boa oportunidade de conseguir atuar em uma área com ótima remuneração, não é mesmo?

Escolhendo um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Agora que você sabe os principais detalhes não só sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas mas, também, sobre o curso como um todo e, também, da carreira, é o momento de identificar como escolher a melhor qualificação para sua carreira.

Para isso, alguns pontos devem ser observados para potencializar as chances de uma melhor escolha. Vamos conhecer os principais pontos que merecem sua atenção a seguir.

Currículo atualizado

Um primeiro ponto para escolher um bom curso, em todas as áreas de TI e não só para Análise e Desenvolvimento de Sistemas é ter o currículo atualizado. Isso significa que tanto as disciplinas em si quanto às ementas de cada uma delas precisam ser reformuladas constantemente.

Afinal, a área de tecnologia muda constantemente e, por isso, pode ser necessário ter disciplinas novas, rever ementas, trazer novas linguagens de programação, entre outros pontos. Então confira se a grade curricular está voltada para as melhores práticas do mercado.

Formação voltada para atender demandas do mercado

Para conseguir as melhores vagas no mercado, será essencial que você tenha uma formação destinada a atender às principais demandas do mercado. E isso está diretamente relacionado com o ponto anterior, inclusive.

homem-computador-
Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma programadores preparados para as demandas do mercado. Fonte: Shutterstock.

Se, por exemplo, o mercado demanda profissionais que consigam desenvolver soluções mobile com uma linguagem específica, é preciso que seu curso de formação ensine sobre isso. Caso contrário, poderá perder ótimas oportunidades para concorrentes que tenham esse conhecimento e estejam melhor preparados.

Aprendizado sobre questões culturais

Ao mesmo tempo, também é muito importante que os profissionais formados em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tenham possibilidades de aprendizagem sobre questões culturais. Elas ajudarão a desenvolver soft skills necessárias para se destacar no mercado.

Por exemplo, ao aprender sobre mindset ágil, você chega já alinhado para negócios que trabalham com metodologias ágeis. E essa, inclusive, é uma demanda muito importante do mercado atualmente.

Outro ponto é, por exemplo, ensinar técnicas importantes de marketing. Isso ajuda o futuro profissional que deseja empreender a ter conhecimento sobre questões que ajudarão a promover seu negócio no mercado.

Colocar a mão na massa desde o começo

Os melhores cursos são aqueles que permitem a você começar a cuidar de questões práticas desde o começo. Isso porque alguns mais tradicionais se voltam muito para deixar essa etapa mais próxima à conclusão do curso.

Com isso, caso você tenha alguma dúvida ou questões que estão lá na base das aprendizagens (por exemplo, tenha dificuldades de entender como a lógica de programação se aplica de forma prática), terá uma dificuldade muito grande de resolver essas questões.

Com o contato com a prática desde o começo, você consegue já facilitar seu aprendizado, ter o acompanhamento de monitores e possibilitar um melhor aproveitamento do seu curso. Então escolha aqueles que oferecem essa opção!

Possibilidade de escolher a modalidade de ensino

EaD ou presencial? Como mostramos antes, isso dependerá muito mais das suas demandas e rotinas e como você poderá ter um maior aproveitamento do seu curso. Então confira se ele possibilita a escolha entre eles e opte por aquele que será mais vantajoso para seu dia a dia.

Academia Tech ajuda você na jornada pela Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para encontrar o melhor curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros cursos incríveis da área de tecnologia, conte com a Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera!

Selecionamos os melhores cursos dessa área, que possui a qualidade que só a Anhanguera proporciona para sua formação. Com a gente, você consegue, até mesmo, por meio do nosso teste vocacional, identificar se, de fato, a Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a melhor opção ou, ainda, se outras áreas são mais interessantes para seu perfil profissional.

Não deixe sua carreira esperando! Inscreva-se agora mesmo no vestibular online para Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual o perfil desejado para um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Um profissional que atue com análise e desenvolvimento de sistemas deve ter um perfil analítico e, portanto, saber identificar cenários e estratégias que podem ser adotados com o objetivo de proporcionar melhores resoluções para problemas apresentados.

Além disso, ele deve ser uma pessoa com boa capacidade de comunicação, criativo, ter uma boa escuta para identificar quais são as demandas de um cliente e, também, dominar as principais linguagens de programação do momento.

Quem pode trabalhar com Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O ideal é que você faça um curso de qualificação específica de Análise e Desenvolvimento de Software, que direcionará sua formação diretamente para as possibilidades de atuação deste profissional.

Ainda podem atuar nessa área os profissionais qualificados com formação em Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Software.

O que você estudará no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Você aprenderá a base da programação, ou seja, disciplinas voltadas para matemática e lógica. A partir disso, aprenderá mais sobre as bases das áreas correlatas com Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como computação em nuvem, infraestrutura de TI, infraestrutura de redes, desenvolvimento web, segurança, entre outros.

Além disso, também aprenderá sobre questões que ajudarão em sua carreira. Estão entre elas as disciplinas de projeto de vida, gestão e empreendedorismo e marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima