Informação é cada vez mais um instrumento importante para gerar diferenciais para empresas e governos. E, por isso, profissionais que trabalham com isso estão cada vez mais sendo altamente valorizados. E se você quer começar nessa área, a Faculdade de Sistemas de Informação poderá ser um ótimo primeiro passo.
Mas afinal, quais são as disciplinas deste curso? Com o que você poderá trabalhar ao se formar em Sistemas de Informação? E o salário médio? Todas essas informações são essenciais para fazer uma boa escolha.
Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto e saia preparado para fazer sua inscrição neste curso. Vamos juntos nessa!
O que é a área de Sistemas de Informação
A área de Sistemas de Informação diz respeito ao conjunto de atividades dedicadas a todos os processos relacionados com informação: coletar, processar, armazenar, garantir sua privacidade e protegê-los, além, também, de incluir a fase de transmissão desses dados.
Só por essa introdução, você já consegue entender a dimensão da importância deste profissional no momento, não é mesmo? Afinal, em um mundo cada vez mais orientado por informações, é preciso ser estratégico para utilizá-los a seu favor.
E, por isso, essa é uma das áreas com maior volume de vagas no momento e que, também, possui uma importância muito grande no cenário atual. Por isso, quem atua como especialista em Sistemas de Informação possui uma grande responsabilidade.
Para isso, vamos dar um passo atrás e entender o que é informação e sua diferença para um outro conceito fundamental no momento: dados. De forma simples, o conceito de “dados” diz respeito a valores que, em alguma medida, são atribuídos a algo.
Já o conceito de “informação” fala sobre um conjunto de conhecimentos reunidos sobre algo ou alguém, ou seja, é um passo além do “dado”: ele proporciona conhecimento sobre algo e pode ser composto de um conjunto de dados que, quando reunidos, amplifica seu significado.
Podemos, ainda, explicar de uma outra forma, com uma analogia: os dados são a matéria-prima que entra em uma indústria. As informações são o produto final a partir da manipulação, tratamento e análise da matéria-prima.
E por isso, esse é um profissional tão estratégico: em conjunto com outros especialistas da área de tecnologia da informação (como cientistas e analistas de dados), eles atuam transformando dados em informação.
A informação pode abrir muitos insights para gestores. Eles podem ser utilizados para resolver a dor de um cliente, oferecer diferenciais, atender necessidades, entre outros pontos importantes.
Para isso, os especialistas utilizarão ferramentas e seus conhecimentos técnicos para este fim. Com a transformação digital, isso se tornou ainda mais fácil e estratégico.
Por exemplo, um conhecimento importante que você terá na Faculdade de Sistemas de Informação é a criação de modelos de processos organizacionais que permitam realizar o fluxo de coleta, análise e tratamento de forma a oferecer insights importantes a partir das informações geradas.
Veja também: E aí? Está gostando do post sobre a área de Sistemas de Informação? Então assista também ao vídeo que preparamos com todas as informações sobre esse curso na Anhanguera. Confira!
Duração do curso
A Faculdade de Sistema de Informação pode ser encontrada como bacharelado, ou seja, com a formação mais longa – e duração maior, com 7 semestres (ou seja, 3 anos e meio). Mas, para quem quer ter a oportunidade de entrar mais rapidamente no mercado de trabalho e sem perder nada em conhecimentos que vão prepará-lo para o mercado, há a opção, também, do tecnólogo.
Neste caso, a duração é menor, com 4 semestres (ou seja, 2 anos). Com esse grau, você continua tendo um diploma válido de nível superior e que permitirá conquistar as melhores vagas do mercado atualmente.
Mas afinal, qual dos dois escolher? Isso dependerá da sua demanda: quer um curso mais rápido e que o prepare de forma mais direta para o mercado? Conte com o tecnólogo. Se quer aprofundar, principalmente, nas disciplinas básicas, o bacharelado será seu maior aliado.
Na Anhanguera, você encontra tanto a opção de bacharelado quanto, também, o tecnólogo. Com isso, você tem autonomia para escolher aquela que for a melhor opção para sua carreira.
Grade curricular
Outra informação importante que você precisa conhecer sobre a Faculdade de Sistemas de Informação é, justamente, a grade curricular. Afinal, as disciplinas são atrativas? Esse realmente será o curso mais adequado para você, ou seria melhor outras opções?
Vamos entender melhor sobre a estrutura do curso e isso ajudará você em sua decisão! Podemos dividir as disciplinas em conhecimentos básicos, ou seja, aquelas que trazem conteúdo introdutórios e apresentarão o mundo da tecnologia para você.
Outra fase são as disciplinas focadas para os conhecimentos específicos em Sistemas de Informação. Veja a seguir mais sobre as matérias de cada uma dessas partes.
Ciclo básico
Aqui é a sua porta de entrada, os primeiros passos nesse incrível mundo da tecnologia. É a partir desses conhecimentos que você conseguirá avançar em seus estudos e se tornar um expert na área. Então dedique-se bastante a essas disciplinas.
Estão entre elas:
- Métodos Matemáticos;
- Teorias da Administração;
- Sistemas Operacionais;
- Gestão de Projetos;
- Lógica e Matemática Computacional, entre outras.
Ciclo específico
Agora você estará preparado para avançar e caminhar para tornar-se um expert em Sistemas de Informação. As disciplinas estão mais alinhadas com as questões práticas que farão parte da sua rotina profissional.
Estão entre elas:
- Engenharia de Software;
- Gerenciamento e Desenvolvimento de Bancos de Dados;
- Desenvolvimento Mobile;
- Algoritmos e Técnicas de Programação;
- Auditoria de Sistemas;
- Desenvolvimento de Sistemas de Informação;
- Desenvolvimento de Business Intelligence;
- Análise de Sistemas, entre outras.
Formação para carreira
E os melhores cursos possuem disciplinas que vão prepará-lo para além de ser um bom profissional técnico, mas também incentivar, até mesmo, que consiga fazer sua carreira crescer empreendendo, por exemplo.
Algumas disciplinas com essa abordagem são:
- Desenvolvimento de Carreira;
- Marketing Digital;
- Mindset Ágil;
- Projeto de Vida;
- Economia para Negócios;
- Projeto de Vida, entre outras.
Perfil do profissional
Além das principais informações sobre o curso, você precisa saber, também, se essa é uma área que chama sua atenção e se você tem afinidade. E, para isso, separamos algumas características do perfil profissional de quem trabalha com essa área.
Um especialista em Segurança da Informação deve trabalhar, de forma equilibrada, hard skills (conhecimentos técnicos) e soft skills (habilidades comportamentais). Algumas das principais são:
- Ser uma pessoa disposta a estar sempre atualizada sobre as principais práticas do mercado, novidades, tendências, pois essa é uma área com muitas mudanças cotidianamente;
- Ser uma pessoa que saiba trabalhar sob pressão, pois são diversos os desafios que surgem nessa área;
- Ter um perfil resolutivo e, principalmente, proativo, realizando mudanças importantes assim que elas forem identificadas;
- Ser uma pessoa bem organizada, principalmente, na estruturação, armazenamento e práticas de proteção das informações;
- Ter uma boa capacidade de comunicação, principalmente, ao trabalhar em equipe;
- Dominar as principais ferramentas utilizadas atualmente e estar atento para as novidades nesse quesito e incorporá-las em suas práticas profissionais;
- Dominar as principais linguagens de programação utilizadas nessa área.
Atuação profissional
O profissional que faz uma Faculdade de Sistemas de Informação pode atuar de diversas formas no mercado. Vamos conhecer algumas das principais a seguir.
Projetista de Sistemas de Informação
Todo projeto começa com uma boa pesquisa inicial: afinal, o que ele trará de inovador? Qual questão deve ser respondida? Quais eventuais falhas podem surgir e como contorná-las ou mitigá-las? Tudo isso é função de um profissional essencial nesse contexto: o Projetista de Sistemas de Informação.
Ele é o responsável por pensar nas funcionalidades, design do sistema a ser desenvolvido, qual será o modelo de dados abordado, a linguagem a ser utilizada e como o processo de implementação será realizado.
Analista de Sistemas
O Analista de Sistemas é o profissional que cria soluções digitais que podem ser utilizadas, inclusive, no ambiente de Sistemas de Informação. Contudo, um especialista nessa área vai além do desenvolvimento da solução.
Ele é capaz de realizar todas as etapas, desde o levantamento estratégico, planejamento, definição da questão que deverá ser resolvida, escolha das linguagens que serão utilizadas, desenvolvimento e, até mesmo, teste da solução. Interessante, não é mesmo?
Coordenador de Sistema de Informação
Esse é um curso que permite a você a, também, atuar em um cargo de liderança, sabia? O Coordenador de Sistemas de Informação é o profissional responsável por gerenciar os times que atuam na parte de análise de sistemas, mas não só isso.
Ele também é o responsável por funções estratégicas para essa área, tais como:
- Planejamento e implantação de novos sistemas;
- Recebe feedbacks e define mudanças a partir disso;
- Acompanha indicadores de desempenho e métricas de análise tanto dos sistemas quanto, também, dos profissionais dos times envolvidos nas atividades;
- Auxilia a resolução de problemas no dia a dia.
Como você pode perceber, é um cargo com alta responsabilidade. E, por isso, uma boa formação é essencial para que você exerça essas atividades com segurança e eficiência.
Salário Médio do profissional formado em Sistemas de Informação
Outra informação importante que está relacionada com a Faculdade de Sistemas de Informação e, talvez, seja uma das que você mais estava esperando até aqui é conhecer a remuneração média para os profissionais da área.
Como um profissional estratégico e muito procurado no mercado, o salário médio também é bastante atrativo. Segundo o site Salário, que reúne informações de remunerações de todo o Brasil, o valor ganho por um especialista na área é de R$ 6.949,53, para jornada de 41 horas semanais.
Escolhendo uma Faculdade de Sistemas de Informação
Ao chegar até aqui, você pode estar bem interessado em começar uma Faculdade de Sistemas de Informação, não é mesmo? Então o próximo passo é escolher a melhor instituição de ensino para isso.
Isso pode ser o grande diferencial para sua carreira, afinal, os recrutadores querem apenas os melhores para as contratações. E, até mesmo, favorece a internacionalização da sua carreira.
Mas o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um curso de Sistemas da Informação? Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesse momento tão crucial.
Suporte personalizado
Entrar em um curso de tecnologia, como o de Sistemas de Informação, pode ser um tanto quanto desafiador. E muitas dúvidas podem surgir no processo. Por isso, é fundamental ter a opção de acompanhamento personalizado.
Ou seja, tenha monitores dedicados a responder suas dúvidas e conversar diretamente com você, que possibilitará expandir seus conhecimentos e tornar-se um profissional ainda mais bem-preparado para o mercado.
Trilhas de conhecimento
O aprendizado em sala de aula é muito importante para a sua formação, mas você não deve ficar limitado a isso, sabia? Por isso, contar com cursos que ofereçam trilhas de conhecimento é fundamental para avançar nos seus estudos.
Assim, você pode definir o caminho que fará em sua carreira, de acordo com suas necessidades e anseios, dando maior autonomia para sua formação. Algo cada vez mais necessário no mercado atual.
Programas de estágio e contratação
Outro diferencial que vale a pena acompanhar é se a instituição oferece programas que facilitem encontrar seu estágio e, até mesmo, o primeiro emprego. Parcerias e convênios podem ser fundamentais para você já terminar seu curso empregado.
Na Anhanguera, por exemplo, você conta com o Canal Conecta. Em um portal exclusivo, é possível encontrar mais de 400 mil vagas tanto de estágio quanto de emprego. Isso pode ajudá-lo a acelerar ainda mais sua entrada no mercado de trabalho.
Corpo docente experiente
Seus professores possuem experiência nas melhores empresas do mercado? Se sim, será um ótimo passo para facilitar uma formação mais completa e diferenciada.
Afinal, a experiência pode ajudar a ir além dos conteúdos técnicos, trazendo reflexões importantes sobre o mercado e preparando-o para o que você encontrará na realidade. Então pesquise sobre os docentes do curso antes de fazer a sua matrícula!
Vem com a Academia Tech e comece já sua carreira na tecnologia da informação
Gostou de saber mais sobre a Faculdade de Sistemas de Informação? Temos certeza de que todas essas informações ajudaram você a pensar se esse, realmente, é um bom curso para entrar nesse mercado. E a Academia Tech ajuda você em todos os passos para dar o start nessa área.
Com a gente, você encontra informações sobre as principais áreas, atualiza-se com alguns dos principais temas do momento, conhece também as melhores opções de curso – e tudo isso com o nível de qualidade Anhanguera que você já conhece bem!
Comece uma carreira de sucesso em tecnologia! Inscreva-se no vestibular online para Sistemas de Informação na Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Um profissional de Sistemas de Informação deve ter um bom domínio sobre bancos de dados, organização de sistemas de informações e saber trabalhar com protocolos de proteção de dados para minimizar riscos de problemas.
Além das questões técnicas, deve ser um profissional organizado, proativo, analítico e com um bom olhar para encontrar insights interessantes nas informações trabalhadas e ser meticuloso em suas atividades.
Um profissional de Engenharia de Software pode trabalhar alocado internamente em empresas para desenvolvimento e manutenção de sistemas internos ou, ainda, aqueles que sejam utilizados para contato com o cliente. Além disso, pode trabalhar em empresas especializadas em desenvolvimento de soluções sob demanda.
Outra possibilidade é atuar como autônomo em áreas específicas. Por exemplo, você pode trabalhar como tester e ser chamado para analisar bugs e problemas de vulnerabilidades em projetos de terceiros, antes que eles vão para o mercado.
A resposta é: depende. Se você precisa de mais flexibilidade de tempo em sua rotina, o EaD pode ser uma ótima opção, pois poderá estudar quando quiser e puder, até mesmo no seu trajeto para o trabalho, por exemplo.
Já o presencial ajuda a criar uma rotina de estudos e permite um contato mais direto com professores e outros colegas, ajudando a potencializar seu networking.
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.