Entenda o que é análise prescritiva, e sua utilidade na gestão de negócios!

analise prescritiva

Com um mercado altamente competitivo, torna-se fundamental proporcionar uma gestão de negócios que seja efetiva e proporcione maior eficiência no dia a dia. Para isso, é possível contar com diversas estratégias, entre elas, a análise prescritiva.

E isso vale, inclusive, para os profissionais da área tech que desejam empreender e terem seu próprio negócio (como uma empresa de desenvolvimento de soluções ou consultoria). Ou, ainda, você pode trabalhar com o desenvolvimento de soluções para atender essas demandas.

Entenda tudo sobre o que é a análise prescritiva e como ela pode ser útil na gestão de negócios. Boa leitura.

O que é a análise prescritiva?

A análise prescritiva é um modelo de gestão de negócio voltado para otimização na tomada de decisões. Seu nome vem, justamente, de orientar ações futuras baseadas em dados.

Assim, as informações obtidas por meio de análises de dados funcionam como uma prescrição para as ações das lideranças. Com isso, é possível minimizar erros e garantir ações mais estratégicas para uma empresa.

Análise prescritiva é a previsão de ações recomendadas. Fonte: Shutterstock.

A análise prescritiva utiliza modelos matemáticos para análise de um alto volume de informações, conseguindo correlacionar diversos parâmetros essenciais para a gestão de um negócio. Estão entre elas:

  • Custos organizacionais;
  • Aumento de renda;
  • Fluxo de caixa;
  • Tendências de compras dos clientes, entre outros.

Quando ela é utilizada?

A análise prescritiva é utilizada quando há a necessidade de encontrar a melhor saída para uma situação específica, permitindo que os gestores consigam definir qual a melhor estratégia a ser definida para um cenário específico.

Por exemplo, uma empresa quer saber se é o melhor momento para realizar uma expansão, abrindo uma filial e, se sim, de que forma isso pode ser realizado. Com os dados de uma análise prescritiva, é possível identificar o cenário atual e ter uma “prescrição” de como fazer isso da melhor forma, aumentando as chances de sucesso.

Por isso, ela é utilizada sempre que há uma demanda em encontrar a melhor solução para uma questão ou situação, principalmente quando já está identificado mais de uma possibilidade para resolvê-la.

Ela também pode ser utilizada quando há a possibilidade de:

  • Explorar uma oportunidade que está se apresentando para o futuro;
  • Quando há a intenção de mitigar algum risco que esteja se apresentando como possível de acontecer em um cenário futuro;
  • Identificar benefícios e impactos de cada decisão que poderá ser tomada;
  • Quando não é possível identificar de imediato o melhor cenário para uma tomada de decisões;
  • Quando há muitas variáveis a serem consideradas em conjunto para a resolução de uma questão.

Quais os benefícios da adoção da análise prescritiva?

A análise prescritiva tem ganhado muito destaque e tem sido muito utilizada nas empresas pelo potencial de vantagens que é capaz de proporcionar. Estão entre elas:

  • As decisões são orientadas a dados;
  • Permite uma visão holística de um negócio;
  • Permite analisar diversas métricas correlacionadas, garantindo uma melhor percepção do cenário em sua totalidade;
  • Garante uma análise de riscos mais precisa, evitando danos para o negócio;
  • Traz orientações interessantes focadas para inteligência de negócios (business intelligence);
  • Garante uma melhor gestão do fluxo de atividades de uma empresa (por exemplo, um melhor controle da cadeia de suprimentos).
A adoção da análise prescritiva oferece insights estratégicos. Fonte: Shutterstock.

Como a área tech está alinhada com a análise prescritiva?

A análise prescritiva só é possível quando há os dados de forma mais visível e perceptível para quem é responsável pelas tomadas de decisões em um negócio. E, para isso, as tecnologias são fundamentais.

A coleta automatizada de dados, seleção, tratamento e análise, bem como a geração dos insights são possíveis a partir de ferramentas tecnológicas voltadas para este fim. E, além disso, é fundamental ter profissionais especializados em Ciência de Dados, que saberão interpretar as informações encontradas e apresentar para as lideranças.

A área tech está integrando a análise prescritiva para otimizar resultados. Fonte: Shutterstock.

Por isso, as empresas tendem a aumentar suas equipes com profissionais que tenham conhecimento em análise e ciência de dados, além de adquirir soluções que foram desenvolvidas para análise prescritiva.

Por isso, para quem tem interesse em atuar nessa área, encontrará um mercado incrível nos próximos meses e anos. Então, investir em uma formação nessa área, será uma ótima oportunidade para dar uma guinada positiva em sua carreira.

Venha com a Anhanguera e descubra diversas possibilidades de atuação na área tech

Seja voltado para a área de Análise e Ciência de Dados ou outras carreiras na área tech, fato é que você precisará de aprender com os melhores. E, para isso, a Anhanguera estará do seu lado!

Nossos professores são feras na área tech, com experiência nas principais empresas neste mercado. Além disso, você terá cursos com currículo atualizado, infraestrutura de ponta e todo o suporte do nosso time caso você tenha alguma dúvida em alguma questão.Vem com a gente e comece já sua carreira de sucesso com quem entende do assunto: faça sua inscrição em um de nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima