Banda Ku: entenda essa frequência de comunicação!

antens

Quando falamos sobre comunicação via satélite, é preciso pensar que ela ocorre a partir de frequências específicas, que viabilizam a transmissão de dados. E, por isso, temos diferentes bandas de frequência, utilizadas caso a caso.

A banda Ku é uma das disponíveis para este tipo de transmissão. Confira a seguir informações importantes sobre ela e as principais diferenças para outras frequências de comunicação via satélite.

O que é banda Ku

A banda Ku é uma das faixas de frequência disponíveis para transmissão de dados via satélite, na frequência entre 10.7 GHz e 18 GHz. Ela oferece a possibilidade de conexão à internet por esse meio, através da comunicação entre satélite e antena.

ka band
A banda Ku é uma faixa de frequência de micro-ondas utilizada principalmente para comunicações via satélite e transmissões de televisão por satélite. Fonte: Shutterstock.

Essa é uma faixa mais simples de comunicação, em comparação com as demais, o que a deixa mais vulnerável a problemas quando há mudanças climáticas (por exemplo, clima nublado, chuva, mormaço, entre outros).

Como funciona internet via satélite

Se você não sabe como funciona a internet via satélite, pode ser importante ter essa explicação, para compreender melhor como a variação de bandas interfere nessa experiência. Neste caso, a transmissão de dados se dá pela conexão entre o dispositivo e o satélite, por meio de uma antena instalada na região.

ku banda
A internet via satélite funciona enviando e recebendo dados por meio de satélites em órbita da Terra. Fonte: Shutterstock.

A operadora via satélite envia o sinal para o satélite, que está na órbita de nosso planeta, por meio de sinais de rádio. A partir da solicitação do usuário, é possível ter o retorno pela comunicação do satélite com a antena.

Ela é muito utilizada, principalmente, em regiões rurais, nas quais as conexões por cabeamento (como fibra óptica) podem ser mais difíceis ou, até mesmo, inexistentes. É uma possibilidade simples, precisando apenas de uma antena de transmissão e recepção, que conseguirá estabelecer comunicação com o dispositivo que está em nossa órbita.

O que é banda

A banda é o conjunto de frequências que permite a conexão com os dispositivos que estão operando na mesma faixa de frequência, gerando a transmissão e recepção de informações.

Aplicações da banda Ku

Além de permitir o uso da internet em regiões rurais ou que não contem com outros modelos de transmissão, a banda Ku também pode ser utilizada por outros serviços – e isso pode interferir diretamente na qualidade de conexão neste caso. Algumas possibilidades de serviços que operam nessa faixa são:

  • Emissoras de televisão;
  • Rádios de serviços de polícia, ambulância e bombeiros;
  • Radares;
  • Emissoras de rádio.

Vantagens banda Ku

Em comparação com as outras bandas, a faixa de frequência Ku conta com a possibilidade de uso de uma antena menor do que as demais, o que pode ser um diferencial importante para propriedades que não contam com muito espaço para sua instalação.

Seu uso é mais vantajoso do que outras bandas, como a C, ainda mais com a chegada da 5G. Não é à toa que ela passou a ser desligada e os usuários passaram a migrar para a banda Ku, por determinação da Anatel. Cabe lembrar que, nesse caso, o proprietário pode comprar a antena nova ou, então, receber o kit da antena, caso esteja inserido no Cadastro Único.

antena laranja
Vantagens da banda Ku incluem alta capacidade de transmissão e boa qualidade de sinal para comunicações via satélite. Fonte: Shutterstock.

Diferenças da banda Ku para banda Ka e C

As diferenças entre a banda Ku para a banda Ka e C está na faixa de operação (e, claro, as implicações que isso traz para cada uma delas). Vamos conhecer as diferenças a seguir:

  • Banda Ku: frequência entre 10.7 GHz e 18 GHz;
  • Banda Ka: frequência entre 27 GHz e 40 GHz, mais suscetível à degradação do sinal;
  • Banda C: frequência entre 3.7 GHz a 6.425 GHz, mais estável em relação às intempéries.

Conheça mais sobre o universo de tecnologia e telecomunicações com a Anhanguera

Todos esses detalhes fazem parte das rotinas dos profissionais de redes e de quem deseja trabalhar com telecomunicações. Se você faz parte deste grupo, saiba que está entrando em uma área com forte demanda e que proporcionará muito sucesso para seus especialistas nos próximos anos.

Para descobrir tudo que precisa sobre essa carreira, conte com a Anhanguera! Conheça nossos cursos na área de tecnologia, desfrute de uma infraestrutura de ponta, conte com a flexibilidade de poder escolher entre cursos presenciais e remotos e muitas outras vantagens incríveis! Faça sua inscrição em um de nossos cursos e aprenda com os melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima