O que é a tecnologia 5G? Entenda de maneira fácil a conexão que vai mudar o mundo!

celular-5g

Em 2022 a tecnologia 5G chegou ao Brasil e nos próximos anos veremos ela chegar em todas as cidades do Brasil. Muitos estavam ansiosos por esse momento, principalmente, por todas as mudanças que poderão vir a partir de agora..

E não é só para a nossa vida cotidiana que podemos esperar revoluções significativas: o setor de tecnologia, que já vinha aquecido, será ainda mais potencializado! Para quem aspira entrar nesse mercado, não poderia ter timing melhor!

Confira a seguir todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e entenda como funciona essa tecnologia que mudará o mundo.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de conexões móveis, sendo uma evolução da rede 4G, não só aumentando sua velocidade, mas também diminuindo as áreas de “apagão de conexão”, sendo uma rede muito mais estável em comparação com as anteriores.

Além de ter menos pontos sem conexão, ela também é uma rede “inteligente”: as antenas contam com a possibilidade de focar o sinal de rádio em vez de que ele seja transmitido em todas as direções. Esse direcionamento otimiza a transmissão de dados.

Como funciona a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G funciona com a possibilidade de transmissão de dados por ondas de rádio, tal como seus antecessores (4G e 3G). Contudo, o modo de instalação das antenas é o grande diferencial da 5G.

Isso porque ela funciona em outra faixa de ondas de rádio, diferente dos outros padrões, utilizando bandas maiores (pense em estradas com pistas mais largas, podendo passar mais carros e com maior agilidade!). Por exemplo, no Brasil, será possível operar com quatro bandas de 5G: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.

ondas-de-radio
A rede 5G, assim como seus antecessores (4G e 3G) funcionam por meio de ondas de rádio. Fonte: Shutterstock.

A 5G opera, portanto, aumentando a largura de banda e, também, com uma menor latência. Esse é outro conceito importante. Latência diz respeito ao tempo que uma ação solicitada pelo usuário chega na outra ponta e ela recebe a resposta.

Ou seja, imagine que está jogando online e pede para que seu personagem faça uma ação (como pegar um item que está no chão). O tempo que a sua ação demora para chegar no servidor do jogo e demora para chegar a você (personagem pegando o item no chão). Quanto menos tempo demorar o retorno dessa solicitação, melhor para o usuário e a 5G ajudará nisso.

Para que isso seja possível, essas frequências de rádio precisam de mais antenas, para que os dados sejam transmitidos de um lugar ao outro. E isso será muito bom para nós.

Pense nos lugares em que você já passou e que há um apagão de conexão, ou que a internet móvel fica mais lenta: com a 5G, esses locais diminuirão drasticamente. Ou seja, será possível expandirmos mais conexões pelas cidades e, também, nas zonas rurais.

Quais as diferenças entre a tecnologia 5G para a 4G?

Conheça a seguir os principais pontos de diferença entre a 5G, que está chegando, e a 4G, que é o modelo vigente até então.

  • Velocidade: um dos pontos que chama mais atenção dos usuários e dos profissionais de tecnologia. A rede 4G pode alcançar, em média, 1 GB/s, enquanto na 5G, ela pode ir além de 10 GB/s;
  • Latência: a 5G tem um tempo de resposta da solicitação do usuário muito menor do que a da 4G;
  • Abrangência: por precisar de mais antenas para transmissão de dados, a 5G tem uma abrangência maior do que a da sua antecessora, permitindo que sua conexão fique estável e sem quedas por um maior espaço enquanto você transita pelos espaços urbanos.
4g-e-5g
As principais diferenças entre a tecnologia 5G e a 4G são a velocidade, a latência e a abrangência. Fonte: Shutterstock.

O que a tecnologia 5G pode trazer de revolucionário?

Se você acha que a tecnologia 5G vem para apenas melhorar a qualidade de conexão, acredite, essas mudanças vão muito além. Todas as conexões móveis trouxeram algo revolucionário com elas e com a 5G não será diferente.

Por exemplo, a 3G foi a primeira a trazer a possibilidade de acesso à internet por meio dos aparelhos e proporcionou, justamente, o nascimento dos smartphones e, com isso, trouxe os primeiros apps mobile!

Já a 4G trouxe a possibilidade de assistir vídeos e transmitir dados com maior eficiência entre usuários. Com isso, aplicativos como YouTube, streamings, chamadas de vídeo e o uso dos serviços em nuvem se tornaram possíveis.

A 5G vem com a possibilidade de geração de novas tecnologias de automação que vão para além dos dispositivos móveis. Alguns exemplos do que poderá mudar completamente nos próximos anos são:

  • criação de cidades inteligentes, com sensores que enviam dados para soluções de análise preditiva em tempo real;
  • aprofundamento no uso da Internet das Coisas;
  • cirurgias e procedimentos médicos feitos à distância, por meio de telemedicina, Internet das Coisas e robótica;
  • uso de carros inteligentes, que poderão funcionar sem a necessidade do comando do condutor;
  • automação de processos do nosso dia a dia, entre outros.
conexao-5g
A tecnologia 5G pode trazer avanços tecnológicos muito além de transmitir dados aos dipositivos móveis. Fonte: Shuterstock.

Como fica o mercado de tecnologia com a chegada da 5G?

Como você viu, toda virada de tecnologia trouxe mudanças tecnológicas importantes. Mas, para isso, foi preciso que profissionais de tecnologia desenvolvessem essas soluções.

Por exemplo, para que os apps mobile passassem a fazer parte da nossa rotina, foi preciso o surgimento da profissão de desenvolvedor mobile. Com a 5G, abre-se um mercado com forte potencial de absorção para esses profissionais.

Vemos hoje um déficit grande na área: pode chegar a 500 mil vagas sem profissionais capacitados para assumir até 2025, segundo a FGV, isso só no Brasil.

Já a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação das Tecnologias Digitais) tem projeções ainda maiores: demanda de 800 mil profissionais de TI no mesmo período.

Ou seja, você vai encontrar uma área muito aquecida e com salários incríveis, devido à falta de concorrência. E com a 5G, esses números podem crescer ainda mais.

Especialize-se e trabalhe com tecnologia e 5G com a Academia Tech!

Com as possibilidades que a tecnologia 5G vai trazer para o mercado, esse é o melhor momento para que você comece a entrar nesse mercado e explorar as possibilidades de ter um ótima carreira nessa área.

A Academia Tech, a hub de tecnologia da Anhanguera, ajuda você nesse percurso. Você encontra diferenciais importantes, como trilhas de conhecimento para ajudá-lo a potencializar seu conhecimento, currículos atualizados e aprenderá com os melhores do mercado! Conheça o Academia Tech da Anhanguera e comece sua carreira em tecnologia!

Inicie uma carreira na área de tecnologia hoje mesmo! Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais são os principais desafios na chegada da tecnologia 5G?

A implementação da tecnologia 5G é cercada de desafios a serem superados. Um dos principais é o alto custo de implementação das antenas, que torna o processo mais lento.

Além disso, aumenta-se a demanda por especialistas em diferentes áreas. Por exemplo, com mais dados circulando, aumenta-se a demanda por especialistas em cibersegurança para proteger as informações.

Quais os impactos da 5G no desenvolvimento de novos produtos?

A tecnologia 5G promove um maior cuidado com a experiência do cliente em todo o processo. Ao mesmo tempo, exige também adequação com a LGPD, já que dados pessoais circulam por novos produtos voltados para as mudanças trazidas com a 5G.

Outro ponto é que até mesmo as soluções convencionais estarão mais voltadas para a adesão da IoT.

Como a 5G pode trazer mudanças em diferentes áreas da vida?

A partir da 5G é possível potencializar os atendimentos de telemedicina, emitir sinais de alerta de saúde por dispositivos vestíveis, realizar cirurgias à distância, entre outras vantagens para a saúde.

Também contribui com sensores inteligentes nos semáforos, automação de processos que diminuam congestionamentos, automação nos processos logísticos que chegam até o cliente final e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima