A computação quântica é uma das revoluções tecnológicas mais esperadas para os próximos anos. Essa tecnologia emergente tem sido bastante pesquisada nos últimos anos e poderá ser um grande aliado para resolução de problemas complexos no futuro.
Máquinas mais potentes, potencial de computação mais elevado, resoluções mais ágeis são apenas alguns dos pontos que a computação quântica pode trazer de inovador. Ela é feita de forma diferente da computação clássica e, portanto, se você quer entrar na área de tecnologia, é importante dominar o assunto.
Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto a seguir.
O que é computação quântica?
A computação quântica é um modelo computacional que utiliza princípios da mecânica quântica para a resolução de problemas complexos com maior agilidade. Esse é um campo multidisciplinar, que envolve conhecimentos de áreas importantes, como física, matemática e computação.
Se você estudou sobre física quântica no colégio, deve lembrar-se de como ela funciona. Caso contrário, vamos relembrar alguns pontos para ajudá-lo a entender melhor sobre o porquê esse tipo de computação é diferente da tradicional.
Essa é uma área que estuda comportamento de partículas em um nível microscópico e que funcionam de forma diferente de como elas funcionam de modo macroscópico. A ideia, na computação quântica, é justamente explorar esse comportamento para a realização de cálculos com maior eficiência.
Ela é baseada nos bits quânticos, que são diferentes dos clássicos (utilizados no dispositivo no qual você está lendo este artigo!). A diferença está na correspondência de cada um deles.
Na computação clássica, um bit é um sinal eletrônico, que pode variar entre dois valores: 0 e 1 (ou seja, negativo e positivo) – e daí a ideia do código binário. Já na computação quântica, esses valores podem variar de acordo com a mecânica quântica, ou seja, o bit pode estar em uma superposição de estados (ou seja, um mesmo bit pode ocupar mais de uma posição ao mesmo tempo, o que permite o processamento de milhões de operações simultaneamente).
Para o que serve a computação quântica?
A computação quântica permite a criação de máquinas capazes de fazer cálculos muito maiores e complexos com maior precisão. De forma prática, ela pode ser utilizada para:
- Otimizar os processos de Machine Learning, já que os altos fluxos de dados poderão ser analisados a partir de múltiplas operações simultâneas;
- Melhoria das tecnologias preditivas (com Machine Learning, Deep Learning, Redes Neurais, entre outras), que hoje encontram alguns limites físicos para o processamento de informações;
- Redução de custos no setor industrial e outras áreas de produção;
- Possibilidade de potencializar a capacidade de realizar simulação de modelos complexos. Por exemplo, é possível otimizar a análise de funcionamento de medicamentos de forma mais precisa, o que não é possível atualmente com a computação tradicional;
- Criação de criptografias mais complexas, permitindo a proteção de transmissão de dados de forma mais eficiente e com maior discrição.
Quais os benefícios da computação quântica?
As expectativas sobre computação quântica são altíssimas, justamente, porque ela é capaz de proporcionar muitos benefícios para diversas áreas do conhecimento e aplicação no mercado.
Estão entre as principais vantagens que ela poderá proporcionar:
- Potencializar a capacidade de resolução de problemas complexos;
- Resolver cálculos em estado quântico e proporcionar novas formas de processamento de informações;
- Possibilitar o processamento de dados de forma simultânea, encontrando novos padrões complexos com maior agilidade e precisão;
- Desenvolver ainda mais agilmente indústrias fundamentais para o bem-estar humano, como medicina, indústria farmacêutica, pesquisas sobre sustentabilidade, entre outros campos.
Torne-se um expert em tecnologia com a melhor formação do mercado!
A computação quântica está hoje em desenvolvimento e as expectativas é que, com a aceleração das pesquisas na área de tecnologia, em breve tenhamos mais novidades que poderão revolucionar nosso dia a dia. Para quem quer entrar na área de tecnologia, estar atento a essas questões é fundamental.
Por isso, faça sua formação na área com quem realmente domina o assunto: venha para a Anhanguera! Nossos cursos possuem uma grade atualizada, com um corpo docente experiente na área e com a infraestrutura perfeita para você começar a sua carreira na área tech com tudo!Faça sua inscrição em um de nossos cursos!
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Mestra e Bacharel em Comunicação. Copywriter e redatora desde 2013. Pesquisadora na área de tecnologia e política. Especialista em conteúdos sobre tecnologia, saúde, empreendedorismo, gestão, entre outras. Apaixonada por café, gatos e cultura geek.