Entenda o que é transformação digital, e como uma empresa passa por ela!

A transformação digital não é mais uma promessa: é uma realidade. Acelerada pelo desenvolvimento tecnológico, principalmente após a pandemia de Covid-19, fato é que não há mais volta nessa questão.

Por isso, as empresas que ainda não começaram o processo precisam dar o start o quanto antes. E aquelas que já começaram, vão começar a subir as fases, até chegar ao ponto máximo para encantar seus clientes e terem melhores resultados.

E nesse processo, os profissionais de TI são parte fundamental, ajudando no processo de adequação. Se você deseja entrar nessa área, vem com a gente e entenda o que é a transformação digital, como uma empresa passa por ela e o papel do especialista nessa jornada. Boa leitura!

O que é transformação digital?

A transformação digital é um conceito que diz respeito ao conjunto de processos adotados para transformar internamente um negócio, a fim de adotar uma lógica voltada para o ambiente digital.

Ou seja, não basta apenas adotar ferramentas para isso não! É importante, também, que os fluxos internos estejam dentro de uma lógica nova, que ajude a empresa a potencializar resultados e a incorporar mais facilmente mudanças relacionadas com a área tecnológica.

tablet
Transformação digital é a adaptação de empresas às inovações tecnológicas para aprimorar processos, serviços e interações com clientes. Fonte: Shutterstock.

Quais as características da transformação digital?

A transformação digital, para que seja implementada, é amparada em 4 pilares fundamentais. Se você deseja ser um consultor que ajude nesse processo, é importante conhecer bem cada um deles.

Vamos ver mais a seguir:

1.       Potencial Humano: a transformação digital tem um objetivo importante – o de potencializar as habilidades dos envolvidos, garantindo que possam, em conjunto com a tecnologia e uma cultura digital, ter o máximo de expressão das suas capacidades. Por exemplo, uma pessoa que trabalhe com criação em um ambiente que tenha passado pela transformação digital terá ao seu lado as ferramentas que ajudarão a otimizar o trabalho, corrigindo falhas, com mais possibilidades de uso para criar um trabalho interessante, agilidade na realização da atividade, entre outros;

2.       Cultura Digital: esse é um ponto fundamental para conseguir, de fato, unir o ponto anterior e o próximo. A adoção das ferramentas não é o suficiente, se os profissionais continuarem realizando suas atividades nos moldes antigos. Por exemplo, o uso do Kanban, uma das metodologias ágeis mais difundidas, permite agilizar fluxos, dar maior transparência para os times e potencializar resultados. Adotá-lo e incentivar seu uso é uma forma de trazer uma lógica da cultura digital para uma empresa;

3.       Tecnologia: e não tem como ter a transformação digital sem ela, claro, a tecnologia. Afinal, é ela que possibilita a digitalização de um negócio. Aqui, o papel do profissional especialista no assunto é tanto de escolher as melhores soluções, quanto também desenvolvê-las quanto, também, acompanhar as questões de fluxo de atividades, para que a cultura digital esteja alinhada com a tecnologia escolhida.

ppessoas computador
A transformação digital envolve integração tecnológica, reimaginação de processos e foco na experiência do cliente. Fonte: Shutterstock.

Quais as fases da transformação digital?

A adoção da transformação digital não é feita toda de uma única vez: ela passa por fases no processo, para não gerar um grande baque de imediato.

A cada nova etapa, aumenta-se ainda mais a inserção da tecnologia não só de forma prática, mas, também, na cultura da empresa, auxiliando a potencializar ainda mais o resultado como um todo.

Vamos conhecer a seguir as fases da transformação digital.

Projeto Digital

Nesta fase, a empresa está aplicando pelo menos alguma tecnologia dentro do negócio e que esteja relacionado, em algum ponto, com o core business dela. Por exemplo, a adoção de QR Code no cardápio em um restaurante.

Neste ponto, é muito mais um uso da tecnologia no ambiente interno. Ainda não há uma mudança de mindset, nem nas formas como os processos são elaborados.

Negócio Digital

A segunda fase é quando a empresa, internamente, começa a mudar processos e cultura interna para uma lógica digital. As lideranças começam a integrar processos, unir times, metodologias ágeis (como o Kanban) passam a ser incorporadas, entre outros pontos.

Arena Digital

A última fase da transformação digital ocorre quando há um modelo consolidado de cultura digital, com adoção de ferramentas e potencialização das habilidades humanas, o que permite, até mesmo, replicar o modelo em outras unidades (por exemplo, passar da matriz para filiais).

Domine a área tech com a melhor faculdade

A transformação digital tem se tornado cada vez mais importante no cenário atual e quem dominar esse tema poderá ser contratado para projetos importantes em grandes empresas, que estão em busca de maior maturidade digital.

Mas, para isso, você deverá ser um expert na área de tecnologia, para saber reconhecer demandas e as melhores práticas do mercado e poder atuar nos melhores projetos sobre o assunto. Para isso, conte com a melhor formação: faça sua faculdade na Anhanguera!

Conte com o melhor corpo de professores, que são experientes no mercado de TI e chegue preparado para conquistar a vaga dos sonhos!

Faça sua inscrição e comece já sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima