Conheça os tipos de criptografia mais utilizados no mercado de tecnologia!

cadeado-computador

Já pensou em quantos dados e informações você troca todos os dias? Imagine se eles fossem vazados ou, então, caíssem nas mãos de criminosos? É por isso que, entre os cuidados necessários nos tempos atuais, os protocolos de cibersegurança estão entre os mais importantes.

Um dos mais utilizados no momento é a criptografia. Mas engana-se quem acha que só há um tipo dessa tecnologia no momento. Conhecer como funciona cada uma é uma etapa importante para quem está começando a estudar sobre essa área.

Veja a seguir os tipos de criptografia mais utilizados no mercado de tecnologia e descubra mais sobre esse assunto cada vez mais em alta!

O que é criptografia

Você sabe o que é a criptografia? Para entender os tipos, é preciso conhecer esse conceito primeiro. Esse é um mecanismo de segurança criado muito antes das tecnologias digitais, que tem por objetivo tornar uma comunicação indecifrável por quem não conhece o código.

Sobre a área de tecnologia, especificamente, estamos falando de um mecanismo de segurança que protege os dados das empresas por meio de uma chave e apenas quem possui ela terá acesso às informações. Ou seja, não está acessível para hackers que interceptam as informações.

Vamos supor que ele, por meio de uma interceptação de rede, pegue um documento criptografado. Ele não conseguirá ver o que está presente ali, evitando que possa ter contato com informações sigilosas.

notebook-cadeado
A criptografia é um mecanismo de segurança que protege os dados das empresas codificando as informações. Fonte: Shutterstock.

O sistema de chaves funciona da seguinte forma: apenas o emissor e receptor possuem a chave que codifica o arquivo. Por isso, toda pessoa que acessa e não teve acesso a isso, não consegue identificar o documento ou item de forma adequada. Com isso, a privacidade e integridade da informação ficam preservados.

Conheça os tipos de criptografia

Ok, agora você está entendendo melhor sobre o que é essa ferramenta em si, podemos trazer uma informação interessante: temos diferentes tipos de criptografia existentes hoje. Vamos conhecer as principais a seguir.

Chave simétrica

Lembra-se que falamos sobre o uso das duas chaves por parte do emissor e do receptor? Pois bem, entender esse conceito nos ajuda a entender o que é a chave simétrica. Nesse tipo de criptografia, é utilizada a mesma chave tanto para emissor e receptor.

Ou seja, se um cibercriminoso conseguir interceptar o envio do dado e ter uma das chaves, ele consegue ter acesso ao conteúdo, já que aquela que codifica é a mesma que descodifica. Mas ainda assim, é um importante mecanismo de proteção.

Seu uso é feito, normalmente, para envio de e-mails pessoais. Mas não é a mais recomendada em casos de dados mais sigilosos.

Chave assimétrica

A chave assimétrica é composta por duas chaves diferentes: uma privada e uma pública. Essa última é enviada para quem está recebendo a mensagem e torna ela legível. Já a privada é a que codifica e está em posse de quem está enviando a mensagem.

Elas são mais seguras do que a chave simétrica, justamente, por não serem compartilhadas. Assim, caso uma das partes falhe nos cuidados de segurança, a privacidade da informação continua preservada.

duas-chaves-criptografia
A chave assimétrica é composta por duas chaves diferentes: uma privada e uma pública. Fonte: Shutterstock.

Seu uso é feito, normalmente, para os casos de assinaturas digitais, transações com criptomoedas e é o modelo utilizado, por exemplo, para proteção das mensagens no Whatsapp.

DES

Sigla para Data Encryption Standard (DES), é um modelo que conta com a criptografia simétrica e gerava uma chave com uma combinação pequena de números. Isso torna ela mais fácil de ser quebrada por cibercriminosos e, portanto, está caindo cada vez mais em desuso.

IDEA

Sigla para International Encryption Algorithm (IDEA), é um formato de criptografia que conta com chaves de 128 bits, aumentando o número de combinações e tornando as chaves mais seguras. Nesse modelo, especificamente, é utilizada apenas uma chave, que tanto criptografa quanto descriptografa as informações.

Mas ainda assim ela permanece segura por contar com um mecanismo adicional: ele promove uma confusão e difusão do conteúdo ao criptografá-lo. Também conta com três grupos de números que, ao agirem de forma misturada, evita que os dados confundidos possam ser realinhados.

Esse tipo é utilizado, principalmente, para senhas em sistemas bancários e outras informações sensíveis.

SAFER

Sigla para Secure and Faster Encryption Routine (SAFER), precisou passar por atualizações devido a terem sido encontradas brechas que colocavam sua segurança em risco e hoje conta com versões mais completas.

Ele também funciona com um sistema de uma mesma chave, que é utilizada tanto para emissor quanto receptor. Também possui uma função que embaralha as informações originais.

Esse tipo é utilizado para e-mails e comunicações de média complexidade.

SSL

O Secure Socket Layer (SSL) é um dos tipos de criptografia mais utilizados no mundo. Ele garante que os dados estarão protegidos na transferência de dados e é baseado no modelo de chaves assimétricas.

Antes de enviar a chave pública, o sistema analisa se o receptor é confiável. Se sim, ele libera o acesso a ela e faz a validação. E o processo de decifrar o arquivo só acontece a partir da inserção da chave privada.

ssl
O SSL é baseado no modelo de chaves assimétricas. Fonte: Shutterstock.

Ela é o método mais utilizado para o comércio eletrônico, principalmente, por ser um tipo de criptografia extremamente seguro.

AES

O Advanced Encryption Standard (AES) é um padrão de criptografia avançado que está ganhando maior dimensão atualmente. Ele surgiu como uma forma de substituir o DES, trazendo maior segurança para o processo de criptografia.

Ele utiliza chaves simétricas e utiliza, também, um algoritmo que oferece uma camada extra de proteção: a Rede de Permutação de Substituição (SPN). Isso torna esse tipo de criptografia um dos modelos mais seguros existentes atualmente, por ser aplicado em rodadas. Com isso, a quebra exige que também seja feita em rodadas, o que torna o processo muito caro para um criminoso e não compensa.

Esse modelo, especificamente, é o utilizado por aplicativos de trocas de mensagem (como o Signal) e pelo WinZip.

A importância da criptografia

A criptografia é fundamental no cenário atual, principalmente, porque ela é responsável por uma série de benefícios para quem depende de maior privacidade. São eles:

  • garante adequação à LGPD, evitando problemas com proteção de dados e vazamento de informações;
  • proporciona proteção de informações estratégias de negócios;
  • evita vazamento de dados pessoais de clientes;
  • protege informações privadas (por exemplo, conversas privadas, e-mails, entre outros).

Atualize-se com todas as notícias e informações importantes sobre o mercado de tecnologia com a Academia Tech

Conhecer os principais tipos de criptografia é uma das questões que ajudam você, por exemplo, no aprendizado sobre cibersegurança, uma das áreas com maior demanda hoje de profissionais especializados.

E a Academia Tech ajuda você tanto a se tornar um expert em cybersecurity, quanto em outras áreas de TI. Aqui você encontra as recomendações para melhores cursos na área, tem acesso a trilhas de aprendizagem e testes que ajudarão você a identificar qual delas está mais alinhada com seu perfil.

Tem interesse sobre a área de segurança da informação? Conheça os cursos que a Anhanguera oferece nessa área, e de início a uma carreira profissional!

Perguntas Frequentes

Qual o tipo de criptografia mais segura do mundo?

Atualmente a criptografia AES (Advanced Encryption Standard) é considerada o tipo mais seguro do mundo. Ele é um padrão avançado, que pode utilizar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits.

Ele é utilizado, por exemplo, pelo Governo dos Estados Unidos em diversas ações internas e, portanto, mostra a robustez e estabilidade deste tipo de criptografia.

Qual a criptografia mais simples?

O uso apenas da chave simétrica é, hoje, o modelo mais simples utilizado no mercado digital e, ao mesmo tempo, mais utilizado. Ele ser mais simples não o torna menos inseguro e é uma boa opção para operações que não sejam críticas ou sensíveis.

Eles são utilizados, justamente, porque são de fácil utilização e rápida implementação, favorecendo as trocas de mensagens no dia a dia.

Qual foi a primeira criptografia criada?

Fato é que, não conseguimos saber qual foi a primeira mensagem criptografada, mas temos evidências de que ela já estava presente, por exemplo, nos povos hebreus. Um dos casos clássicos foi a escrita do livro de Jeremias.

A primeira criptografia moderna, contudo, foi utilizada na Segunda Guerra Mundial, com o uso de uma máquina chamada “Enigma”, que cifrava e decifrava mensagens. O esforço para quebrar essa criptografia de guerra foi enorme por parte de poloneses e ingleses na época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima